Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Conversámos com Tristan LeBreton, Diretor Criativo da 99designs por Vista, sobre a forma como os proprietários de pequenos negócios podem trabalhar melhor com designers. Leias os conselhos de Tristan sobre como colaborar mais eficazmente e conseguir um design incrível para o seu pequeno negócio.
Para quem tem um pequeno negócio, existem vários elementos visuais associados à marca que terão de ser criados. Quer se trate do seu logótipo ou web site, poderá ser útil contratar um designer. Para muitos pequenos empresários, a ideia de entregar a direção visual da sua marca a outra pessoa, até mesmo a um designer profissional, pode ser avassaladora. Felizmente, não tem de ser assim.
«Ver a nossa marca a ganhar vida em termos visuais é extremamente gratificante e divertido, mas também pode ser assustador colocar essa tarefa nas mãos de outra pessoa», refere Tristan. «Especialmente porque, enquanto pequena empresa, pretende que cada cêntimo investido valha a pena.»
Se decidir contratar um designer, há algumas coisas que pode fazer para tornar a experiência o mais positiva possível. De seguida encontra alguns conselhos de Tristan sobre como colaborar eficazmente com um designer profissional.
- Crie um resumo do design que pretende.
- Exponha claramente as suas expetativas.
- Seja comunicativo em excesso.
- Invista no processo de revisão e mantenha uma mente aberta.
Dica VistaPrint
Antes de começar a colaborar com um designer, terá de encontrar um. Com a 99designs por Vista, pode pesquisar centenas de designers altamente qualificados e encontrar o designer perfeito para o seu projeto, ou organizar um concurso de design e analise as propostas apresentadas antes de tomar uma decisão.
1. Crie um resumo do design que pretende.
Os designers não conseguem ler a sua mente. Mesmo que sejam muito talentosos e qualificados, se não tiverem uma ideia clara da sua visão, não conseguirão dar vida à mesma. «Antes de começar a colaborar com um designer, é importante definir aquilo de que precisa no seu design», aconselha Tristan. E a melhor forma de o fazer é criar um resumo do design pretendido.
Os resumos são documentos detalhados que definem os principais aspetos do seu projeto de design e são essenciais quando trabalha com designers. «Um resumo aprofundado e bem pensado dá ao designer um bom ponto de partida para começar a criar», afirma Tristan.
O resumo de design deve incluir tudo aquilo de que o seu designer precisa para concluir o projeto com êxito. «Isto inclui elementos criativos como as cores da marca e o estilo visual, e elementos comerciais como o público-alvo, o setor em causa e o objetivo do design», acrescenta Tristan.
Alguns elementos que deve incluir no resumo do design são:
- O slogan ou lema da empresa
- Uma descrição da sua empresa e setor de atividade
- Uma explicação do seu produto e/ou serviço
- Uma descrição do seu público-alvo
- As cores da sua marca
- Exemplos de designs que apresentam a estética e o espírito que deseja para o seu design
Quanto mais informações e indicações der ao seu designer, melhor este fará o seu trabalho e maior a probabilidade de gostar do resultado final.

2. Exponha claramente as suas expetativas.
Até poderá ter uma ideia clara de como gostaria de trabalhar com o seu designer e de como gostaria que o seu projeto evoluísse, mas se não partilhar essa informação com o designer, poderá ter problemas ao longo do processo. «Mesmo que queira dar ao designer liberdade criativa total, se houver algum aspeto de que não está disposto a abdicar e que seja importante incluir, tem de informar o designer», refere Tristan. «Para evitar qualquer mal-entendido ou preocupação desnecessária, seja claro quanto às suas expetativas antes de o projeto começar e cinja-se a elas.»
Uma das expetativas mais importantes tem que ver com a forma de trabalhar. «Antes de começar um projeto, será boa ideia fazer algumas perguntas como, por exemplo, ‘Qual é a melhor hora do dia para o contactar?,’ ‘Através de que meio prefere receber feedback?’ ou ‘Quando posso esperar ver um primeiro esboço do design?’», continua Tristan. Também deverá definir o meio de comunicação preferencial com o designer. Por exemplo, a melhor forma de o contactar no dia a dia será através de e-mail ou mensagem de texto? Sempre que precisar de solicitar uma revisão, deve enviar um documento via e-mail ou será mais eficaz uma chamada de vídeo? Definir todos estes detalhes antes de começarem a trabalhar em conjunto permitir-lhe-á poupar muito tempo e frustração ao longo de todo o processo de design.
«Dada a importância da comunicação no trabalho em conjunto e uma visão partilhada do projeto de design, compreender a forma de trabalhar de cada um pode fazer uma grande diferença», refere Tristan.
Além disso, deve estabelecer expetativas claras quanto ao trabalho em si. Discuta com o designer o prazo de entrega dos diferentes elementos do projeto, como será o processo de revisão e a regularidade de verificação do progresso. «Normalmente, os designers trabalham com vários clientes ou projetos em simultâneo, pelo que é importante ter expetativas realistas quanto aos pedidos de revisão, prazos de entrega, frequência da verificação do progresso, entrega dos elementos a produzir e pagamento», afirma Tristan.
Quanto mais claras forem as expetativas entre si e o seu designer, menor a probabilidade de mal-entendidos ao longo do projeto, por isso estabeleça expetativas claras desde o início.
3. Seja comunicativo em excesso.
Uma vez que um designer é um profissional, poderá partir do princípio de que ele saberá o que pretende do seu design, mas essa é uma suposição que não deve fazer. Segundo Tristan, «uma das coisas que os pequenos empresários não devem fazer quando trabalham com designers é assumir que conseguem ler o que lhes vai na mente». «Dizer que pretende um design que se destaque não é suficiente.»
Os designers não adivinham o que pensa; se quer que compreendam o que pretende do processo de design, tem de lhes dizer. E é por esse motivo que a comunicação é tão importante. No início do projeto, não guarde qualquer informação para si. «Quanto mais detalhes der ao designer desde o início, melhor, uma vez que permitirá evitar avanços e recuos mais à frente», afirma Tristan. Ser extracomunicativo também é importante sempre que tiver de tecer comentários e opiniões sobre os diferentes elementos do design. «Ao dar a sua opinião, seja tão claro e específico quanto possível relativamente aos aspetos de que gosta e não gosta e, mais importante ainda, justifique para que o designer tenha uma melhor ideia das suas preferências», refere Tristan.

4. Invista no processo de revisão e mantenha uma mente aberta.
A maioria dos projetos de design terão pelo menos duas rondas de revisão e, se quiser que o design final corresponda à sua visão, é importante investir no processo de revisão com o seu designer. «O design é um processo colaborativo e nem mesmo o melhor designer irá produzir algo absolutamente perfeito à primeira», afirma Tristan. «Por isso, se o seu designer apresentar um design de que não gosta, não entre em pânico.»
Quando solicitar uma revisão, Tristan sugere que analise cuidadosamente cada elemento do seu design para poder fornecer um feedback específico sobre aquilo de que não gosta e porquê. Por exemplo, imagine que é proprietário de um restaurante e que contratou um designer para criar um novo menu. Em vez de dar a sua opinião dizendo «não gosto deste design», seja mais específico. Se disser antes «Gosto da forma como integrou o logótipo em cada página. Contudo, penso que o tamanho da letra é demasiado pequeno para o texto do menu, e a cor muito clara, o que poderá dificultar a leitura pelos utilizadores. Podemos usar um tipo de letra maior e mais escuro?», conseguirá uma versão mais aproximada do design que pretende.
Durante o processo de revisão também é importante lembrar-se de que contratou um designer por não ser especialista em design. Por isso, apesar de dever partilhar a sua visão sobre aquilo de que gosta e não gosta (e o que gostaria de alterar), deve estar recetivo a ouvir as explicações do seu designer sobre as respetivas escolhas.
«O design é subjetivo», afirma Tristan. «Enquanto proprietário de um pequeno negócio, poderá não gostar de um determinado elemento do design, como um tipo de letra ou cor específicos, mas é provável que o seu designer tenha escolhido esse tipo de letra ou cor para servir um determinado objetivo relacionado com a sua visão. Assim, o melhor será dialogar com ele para compreender melhor a sua linha de raciocínio.»