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As feiras podem parecer avassaladoras para quem tem uma pequena empresa. Em geral, exigem muito trabalho adicional além da gestão do dia-a-dia da sua empresa, já para não falar das complicações extra com deslocações e outras despesas imprevistas. Por este motivo, a participação em feiras, mercados e eventos pode parecer difícil de justificar. No entanto, com o devido planeamento, a atitude certa e um plano eficiente de acompanhamento, estes podem abrir as portas à sua empresa para inúmeras oportunidades desconhecidas.
Os benefícios de participar numa feira ou evento são vastos, incluindo muitas oportunidades para fazer o seguinte:
- Conhecer novos clientes
- Contactar com as novas tendências da indústria
- Descobrir ideias novas para a sua empresa
- Ver o que a concorrência anda a fazer
Quer seja um evento nacional, num recinto com centenas de metros quadrados ou um evento local com uma dúzia de expositores, qualquer oportunidade de ser visto por potenciais clientes é uma oportunidade para causar uma forte impressão.
Instalação do seu expositor de feira
A primeira coisa que deve fazer ao preparar-se para qualquer evento é determinar quais são os seus objetivos e, em seguida, criar o seu expositor para a feira e os materiais de marketing associados. Pense naquilo que é mais importante para a sua pequena empresa, no contexto do evento.
De que tipo de evento se trata? É um evento business-to-business, como uma feira de um setor específico, ou business-to-consumer, como uma feira de artesanato local? Está à procura de novos contactos, apenas a tentar divulgar a empresa ou a tentar realizar vendas diretamente no recinto do evento? Assim que determinar exatamente o que pretende obter do evento, certifique-se de que adequa o seu stand e materiais em conformidade.
Alguém que procure novos contactos para a sua empresa de contabilidade num evento business-to-business pode optar por um stand mais aberto com uma mesa e cadeiras no canto para ter conversas mais sossegadas com os potenciais clientes. Por outro lado, um jardineiro que participe num evento da localidade pode optar por um stand mais tradicional com uma mesa na frente onde possa colocar os seus materiais de marketing e ofertas.
Do mesmo modo, o contabilista vai provavelmente querer ter materiais de marketing com um bom design numa pasta de apresentação, conseguindo assim um aspeto cuidado, que funciona como um indicador do profissionalismo da sua empresa. Além disso, a empresa de jardinagem pode querer distribuir cartões de visita, panfletos com dobra e produtos promocionais ou brindes como porta-chaves, que possam caber num bolso, numa carteira ou numa sacola de algodão.
Fazer estas escolhas numa fase inicial ajuda-o a preparar-se devidamente. É importante encomendar os seus materiais de marketing e produtos promocionais com bastante antecedência, principalmente, se precisar que sejam entregues diretamente no evento.
É também essencial pensar no tipo de pessoas que pretende ver, sejam potenciais clientes, parceiros ou fornecedores. Acontece frequentemente aos proprietários de pequenas empresas dizerem a outros participantes que se “veem lá”, mas depois nunca chegam a encontrar-se. Se possível, marque uma reunião com eles antes do evento.
Atualizar a sua página da web e redes sociais com informações sobre a sua presença no evento é uma boa ideia, tal como enviar um e-mail para a sua lista de contactos. Enviar um postal antes do evento informa os seus clientes sobre a sua presença. Se está à procura de novos contactos para enviar postais, as feiras de maiores dimensões têm, geralmente, uma lista de e-mails a que pode aceder.
Considere utilizar estes envios de e-mails como uma oportunidade de conseguir condições especiais ou um brinde exclusivo para quem vier até ao seu stand com um postal. Certifique-se de que inclui as datas, o local, as horas e o número do seu stand em todos os exemplares.
Antes de partir para o evento, coloque numa sacola de algodão tudo de que vai precisar, como água, petiscos e carregadores para dispositivos, que podem ajudá-lo durante o dia.
Otimização da sua presença na feira
Lembre-se de que está a representar o seu negócio, por isso, tem de estar sempre no seu melhor. Chegue à feira ou ao evento com bastante tempo de antecedência para que possa instalar-se e aperceber-se do que o rodeia.
As pessoas que ocupam o seu stand são tão importantes como a sua sinalética e os seus materiais de marketing. Se precisa de mais pessoas no seu stand, certifique-se de que tem objetivos claros e tarefas para todos. Dedique algum tempo a atribuir tarefas individualmente, sejam recolher endereços, organizar os materiais impressos ou manter o stand organizado.
Outras dicas para ter uma boa experiência numa feira ou num evento:
- Não passe o tempo todo a olhar para o seu telemóvel. Ao fazê-lo, estará a dar a impressão de que está aborrecido e desinteressado em potenciais clientes.
- Se for fazer demonstrações de um produto, afixe um horário a informar os visitantes a que horas podem regressar.
- Tome medidas para que potenciais clientes possam fornecer-lhe os seus dados de forma simples. Uma taça para recolher cartões de visita (com oferta de uma t-shirt ou garrafa de água ou outro produto promocional) pode ajudar a recolher novos contactos para o seu negócio, sem muito esforço.
- Dedique algum tempo a visitar outras pequenas empresas no evento. Muitas empresas encontram potenciais parceiros de negócio e clientes, com uma simples visita para cumprimentar.
- Se se tratar de um evento com apresentações e palestras, reserve tempo para assistir a, pelo menos, uma. Estas podem ser uma oportunidade fantástica para escutar líderes da indústria falarem sobre coisas que podem afetar o seu negócio.
- Sempre que fizer uma pausa, aproveite-a a seu favor. Espreite as mesas da concorrência. O que estão eles a fazer que não esteja a ser feito no seu stand? Está a resultar bem para eles?
- Tome notas sempre que falar com alguém e não tenha medo de fazer perguntas. Pode ser difícil manter um registo de tudo o que é dito num evento e um bloco de notas pode ser o seu melhor amigo, no final do dia. Se prometer voltar a contactar um cliente mais tarde, faça-o.
Acompanhamento após a feira.
É importante manter a dinâmica criada, depois do evento. Se estabelecer contactos, certifique-se de que faz um acompanhamento imediatamente a seguir ao evento. Se estiver a criar uma lista de contactos, adicione-os após o contacto inicial e não se esqueça de incluir uma nota sobre como se conheceram.
Outras formas de acompanhar contactos obtidos numa feira:
- Envie um postal específico do evento com uma nota pessoal a agradecer-lhes pelo tempo que lhe dedicaram.
- Envie uma carta personalizada, assinada à mão com materiais de marketing adicionais.
- Siga os seus novos contactos nas redes sociais, como o Twitter e o LinkedIn.
Este tipo de acompanhamento personalizado requer certamente algum tempo, mas quando é bem feito, vale a pena.
Finalmente, dedique algum tempo a refletir sobre todo o evento, desde o início até ao fim, para identificar oportunidades de melhoria a implementar no próximo.
É comum as pequenas empresas fazerem as mesmas coisas em todos os eventos. Ao pegar no que já aprendeu e aplicá-lo ao seu próximo evento, feira ou mercado pode fazer com que estes sejam mais do que lucrativos: podem até mesmo ser divertidos.
Quer mais ajuda para garantir que está pronto para a sua feira? Transfira a nossa checklist essencial para feiras.