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O mundo está em constante evolução… e os pequenos negócios também. Se começou por abrir uma cafetaria, é possível que a sua pastelaria caseira se tenha tornado verdadeiramente famosa. Ou talvez o seu estúdio de ioga se tenha expandido para oferecer mais que apenas ioga. Se o seu negócio tiver passado por mudanças desde que começou, pode atualizar a sua marca e mostrar aos clientes a sua capacidade de adaptação, a sua perseverança e, claro, os novos produtos ou serviços que disponibiliza.
Se a sua linha de produtos e serviços tiver mudado drasticamente, pode estar na altura de renovar totalmente a sua marca. Mas, se pretender apenas modernizar o aspeto da sua marca, uma simples atualização pode ser a solução mais fácil. Descubra, neste artigo, 6 razões para renovar ou atualizar a sua marca e, depois, use a árvore de decisão no fundo da página para avaliar o seu negócio e decidir qual é o passo seguinte mais adequado para si.
6 principais motivos para dar uma nova vida ou atualizar a sua marca:
- A sua oferta mudou.
- Quer que o seu negócio seja intemporal.
- O seu logótipo está desatualizado.
- A sua marca não se destaca.
- Tem dificuldades em atrair novos clientes.
- Tem clientes de uma área geográfica diferente.
1. A sua oferta mudou.
Imagine que começou com um negócio de catering e agora disponibiliza também refeições semanais para entrega ou em regime de take-away. Talvez tenha criado o seu negócio para vender vestuário e acessórios e tenha acabado por incluir também uma linha de calçado moderno na sua oferta. Ou o seu negócio começou por ser sazonal, mas agora esteja aberto todo o ano. Se a imagem atual da sua marca o insere numa categoria específica, talvez esteja na altura de atualizar o seu logótipo para que espelhe a sua nova oferta.
2. Quer que o seu negócio seja intemporal.
Se teve uma ideia de negócio que foi bem-sucedida numa determinada altura, como pode expandi-la para que seja continuamente relevante? Use a sua marca para criar uma imagem duradoura do seu pequeno negócio.
Talvez tenha usado os seus dotes de culinária para lançar um negócio de bolachas personalizadas durante a época festiva… mas este teve pernas para andar e agora quer mantê-lo em funcionamento. Que mais pode criar e vender e como pode a imagem da sua marca refletir isto? Seja com uma mudança de nome (passe de Bolachinhas de Natal da Cátia para Bolachinhas da Cátia) ou um novo logótipo, uma renovação da marca pode transformar a sua iniciativa temporária em algo que pode durar para sempre.
3. O seu logótipo está desatualizado.
O seu logótipo deve ser uma representação visual daquilo que o seu negócio faz. Se os seus produtos e serviços tiverem mudado, pode ser necessário apresentar esta mudança numa nova identidade empresarial. As ofertas disponíveis no seu negócio mudam, mas os estilos mudam também. Se abriu as suas portas já há uma década, o seu logótipo era provavelmente moderno e refletia o seu estilo pessoal (e o seu negócio) na altura. Agora, a paleta de cores, o tipo de letra ou o design podem estar um pouco ultrapassados. Pondere uma modernização da imagem da sua marca com um logótipo atualizado que retrata as tendências de design atuais.
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4. A sua marca não se destaca.
Os elementos da sua marca são, muitas vezes, o primeiro contacto visual que o cliente tem com o seu pequeno negócio, por isso, tem mesmo de destacar-se. Talvez se tenha inspirado numa das suas marcas favoritas quando desenhou o seu logótipo e criou, a partir daí, a sua própria identidade de marca. É sempre uma ótima ideia inspirarmo-nos no design de empresas de que gostamos e respeitamos. No entanto, temos de garantir que somos suficientemente diferentes para nos destacarmos. Se o corpo tipográfico ou a cor do seu logótipo forem parecidos com os de outra marca (especialmente uma que esteja no mesmo setor), deve ponderar fazer alterações ao design.
5. Tem dificuldades a atrair novos clientes.
Se tem vindo a fornecer os mesmos produtos e serviços às mesmas pessoas, a sua marca pode parecer estagnada e desatualizada. Mesmo que se tenha adaptado às necessidades dos seus novos clientes, a sua imagem pode não refletir isso.
Pode ser tentador manter-se como está e reter a sua clientela atual. No entanto, se evitar fazer atualizações, nunca atrairá novos clientes, especialmente se a sua oferta tiver mudado e tiver a oportunidade de criar ligações com novos clientes. Ao atualizar o seu logótipo, procure equilibrar a integridade da sua marca existente com elementos de design mais modernos. No fundo, pretende que os seus clientes atuais continuem a reconhecer a sua marca e saibam onde encontrar o seu negócio.
6. Atraiu clientes de uma área geográfica diferente.
Uma publicação viral no Instagram criou uma procura pelos seus produtos noutros locais que não o mercado biológico da sua cidade? Desde que o seu restaurante começou a servir refeições para fora que tem abrangido cada vez mais zonas de entrega? Uma experiência de comércio online recentemente lançada facilitou as compras a clientes de todo o mundo?
Se o seu público tiver crescido (parabéns, já agora!), deve dar um passo atrás e ver a sua imagem de marca de uma perspetiva mais ampla. Pense em como a sua marca é vista, seja numa região vizinha ou noutro país.
Descubra se precisa de ATUALIZAR ou de RENOVAR a sua marca: siga esta árvore de decisão para saber qual é o seu próximo passo.
Está na altura de atualizar?
Em alguns casos, pode não ser necessário criar uma marca totalmente nova. Uma atualização da sua marca permite-lhe mudar os elementos visuais e melhorar a sua mensagem sem reformular completamente a sua marca. Pense em atualizar o tipo de letra e as cores do seu logótipo ou em adaptar o seu slogan para algo mais moderno e atual. Ao modernizar a sua marca, irá torná-la mais apelativa para um público mais vasto. Além disso, se não tem de alterar nenhuma mensagem crucial, uma atualização de marca pode ser um processo simples e económico.
Tristan LeBreton, Diretor criativo da 99designs por Vista, tem alguns conselhos no que respeita à atualização da sua marca. “Vale a pena dar um passo atrás e colocar-se as mesmas questões que fez quando lançou o negócio. Deve avaliar se o seu logótipo e a sua marca ainda comunicam quem é enquanto negócio às pessoas que quer alcançar de uma forma autêntica e bem sucedida. Isto irá ajudar a determinar até que ponto pretende ir neste processo de rebranding. Atualizar uma marca requer tempo e esforço, mas vale sempre a pena olhar para a o quadro geral para assegurar que o seu logótipo atualizado comunica quem é, enquanto marca, hoje e no futuro.”
Está na altura de renovar a marca?
Tristan denota que, para os pequenos empresários “pode parecer que uma renovação da marca é algo destinado às grandes empresas mais estabelecidas. No entanto, ao longo dos tempos, todos crescemos e mudamos e os pequenos negócios não são exceção. Atualizar a sua marca e o seu logótipo é uma excelente forma de renovar e alinhar a sua identidade visual de modo a que esta continue a refletir quem é, à medida que o seu negócio evolui e cresce.”
Se decidir que o seu negócio precisa mesmo de uma nova vida, precisará de mais do que um novo logótipo ou até de um novo nome. Considere criar um novo slogan ou escolher novos tipos de letra e cores para em todos os materiais de marketing que tenham a sua marca (o seu Web site, as publicações em redes sociais, a sinalética na loja, entre outras coisas).
Seja qual for a sua decisão, não se esqueça de a divulgar.
Quer decida criar uma estratégia de renovação da marca ou fazer uma atualização à sua identidade de marca atual, é essencial que divulgue esta alteração. Envie postais aos seus clientes para estrear o seu novo visual, crie uma publicação apelativa no Instagram a anunciar a atualização da sua marca ou envie uma newsletter para os seus subscritores a anunciar a nova imagem da sua marca.
Certifique-se de que atualiza também os restantes materiais de marketing (por exemplo, os cartões de visita, flyers, lonas publicitárias e folhetos). Mantenha a sua imagem consistente em todos os materiais para uma renovação bem-sucedida e profissional.