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Conversámos com três especialistas do VistaCreate, uma ferramenta gratuita que permite criar de forma fácil e rápida conteúdos de destaque nas redes sociais, sem precisar de competências em design. Com o VistaCreate, poderá escolher entre milhares de modelos para utilizar em qualquer plataforma social e, de seguida, adicionar fotografias, vídeos e gráficos a partir de uma biblioteca multimédia abrangente, de forma a tornar cada publicação única para o seu negócio. Neste artigo, Sandra Iakovleva (Head of Content Marketing), Maria Petrova (Social Media Team Lead) e Oksana Tunikova (Brand Manager) partilham dicas internas para tirar o melhor partido possível das redes sociais.
Quer tenha um negócio há várias décadas ou criado recentemente a sua pequena empresa, as redes sociais são um dos meios mais eficazes e de baixo custo para promover a sua marca. E, apesar de poder ter contas pessoais no Instagram ou no Facebook há vários anos, o cenário muda quando estes canais sociais são utilizados para publicitar o seu negócio.
As redes sociais podem ser utilizadas para atingir diferentes objetivos, como consolidar a sua marca, estabelecer credibilidade, gerar boas recomendações de boca em boca ou criar uma ligação mais forte com os clientes. Ou podem simplesmente ser utilizadas para direcionar pessoas para o seu web site, onde poderão converter-se em potenciais clientes.
«Além de usar as redes sociais para publicar, lembre-se de interagir com o seu público-alvo. Esteja presente e interaja com qualquer pessoa que demonstre interesse na sua marca», refere Sandra. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas sobre redes sociais para proprietários de pequenas empresas e exemplos reais. Esperamos que sejam inspiradoras e que ajudem a gerar ideias interessantes para que as suas publicações e atualizações sejam verdadeiramente apelativas.
- Escolha a rede mais adequada para a sua pequena empresa.
- Aumente o seu público-alvo.
- Interaja com os seus seguidores.
- Mantenha-se fiel à sua marca.
- Opte por um modelo, se necessário.
- Tenha em atenção a hora a que publica.
- Crie ligações com a restante comunidade de pequenas empresas do seu setor.
1. Escolha a rede mais adequada para a sua pequena empresa.
Cada uma das principais redes sociais tem vantagens diferentes, pelo que é importante promover o seu negócio nas plataformas mais adequadas. «Deverá centrar-se numa ou duas redes sociais para dedicar mais tempo aos canais mais eficazes para o seu negócio», aconselha Sandra. Segundo ela, poderá escolher esses canais de acordo com o canal em que o seu público-alvo passa mais tempo.
Abaixo encontra uma visão geral das principais redes sociais para que possa decidir quais são as mais adequadas para o seu negócio.
- Twitter é mais utilizado para mensagens curtas escritas, incluindo para a partilha de hiperligações, para iniciar conversas e responder a threads. Ajuda as pessoas a manterem-se em contacto com o seu negócio e a obterem atualizações sobre novas ofertas, produtos especiais ou alterações ao serviço normal.
- Instagram é uma rede mais centrada em conteúdos visuais inspiradores e pode também ser uma plataforma para a realização de compras. Sempre que publica uma foto ou vídeo de um produto, pode adicionar uma hiperligação para a página desse produto no seu web site. Tudo o que os clientes precisam de fazer é clicar para comprar! Sempre que publicar no Instagram, escolha conteúdos visuais que reforcem a sua marca ou produto e relacione-se com os clientes através dos comentários. Pode também usar as Stories do Instagram para proporcionar aos seguidores uma visão sem filtros do seu negócio, para apresentar um conjunto de perguntas e respostas, fazer uma visita guiada ao seu estúdio ou republicar testemunhos de clientes.
- Facebook permite fazer muitas das coisas que outras redes também permitem, mas num único lugar. Pode publicar fotos e vídeos, conversar, fornecer atualizações sobre o seu negócio e partilhar promoções. O Facebook é um sítio ótimo para gerar entusiasmo em torno do seu negócio: peça aos clientes para deixarem opiniões e «gostos» na sua página. Isto irá permitir divulgar a sua marca junto dos amigos dos seus clientes e, potencialmente, trazer novos clientes. Está a planear um evento na loja ou online? Crie um evento no Facebook para o divulgar e recolher confirmação de presenças. Poderá ainda adicionar a secção «Loja» à sua página, com ligação aos produtos no seu web site através de publicações no Facebook.
- Pinterest é uma plataforma altamente visual. De acordo com o Shopify, mais de 90% dois utilizadores do Pinterest planeiam compras através desta plataforma. Muitas pessoas recorrem ao Pinterest à procura de inspiração quando precisam de redecorar a casa, encontrar novas receitas, procurar tendências de cabelo e de beleza, ou planear um casamento, por isso, se o seu negócio for relevante para qualquer uma destas categorias (serviços de catering, floristas, decoradores de interiores, cabeleireiros), deve começar a marcar presença nesta rede social.
- TikTok é uma rede social que permite aos utilizadores dar asas à criatividade através de vídeos, música e efeitos sonoros. Se pretender oferecer aos clientes uma visão dos bastidores do seu negócio ou filmar um tutorial, o TikTok poderá ser a plataforma perfeita para si.
Dica VistaPrint
Se pensa que o seu negócio pode beneficiar da presença em mais de duas redes sociais, tire o máximo partido de cada publicação que criar. Poderá redimensionar e redefinir a finalidade dos seus conteúdos visuais para diferentes canais com apenas alguns cliques através da ferramenta VistaCreate.
2. Aumente o seu público-alvo.
Ao criar uma nova conta numa rede social, comece por seguir a sua família e amigos e peça-lhes para partilharem as suas publicações ou contas com os respetivos círculos sociais. Maria recomenda também que peça aos clientes para seguirem a conta da sua empresa ou marca, divulgando-a nas suas próprias redes sociais. «Peça sempre aos clientes fidelizados para escreverem um comentário sobre a sua marca, mencionando-a numa publicação. Nem todos o farão, mas alguns sim. Poderá ficar surpreendido, mas as pessoas muitas vezes fazem um favor apenas por gostarem realmente de uma marca. É desta forma que se constrói uma comunidade.» Pode também incentivar as pessoas a falarem sobre a sua marca através da realização de um sorteio ou de uma oferta especial. Por exemplo, se partilharem a sua mais recente publicação no Instagram nas respetivas Stories e identificarem dois amigos, poderão participar no sorteio.
Não se esqueça de incluir hiperligações para as suas contas sociais no seu web site ou blogue e em quaisquer comunicações enviadas aos clientes, por exemplo, newsletters por e-mail, postais, menus para o cliente levar, entre outros. Maria sugere ainda o recurso ao e-mail marketing para aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais. «Caso tenha uma lista de e-mails de clientes, envie-lhes um convite para seguirem as páginas da sua marca das redes sociais. Mas lembre-se: as pessoas valorizam o tempo de que dispõem e precisam de uma boa razão para seguirem uma marca.» Por isso, quer se trate do acesso antecipado à sua próxima promoção ou um código para o envio gratuito de encomendas, certifique-se de que refere aquilo que ganharão ao seguirem a sua marca.
Dito isto, deve dar prioridade a conteúdos de qualidade em detrimento do número de seguidores. «Longe vão os tempos em que o número de seguidores era o principal fator de sucesso nas redes sociais», afirma Maria. Embora seja importante ter seguidores nas suas redes sociais, Maria refere que é mais importante criar conteúdos relevantes e que envolvam os seguidores. «De qualquer forma, isto levará geralmente a um aumento dos números.»
Outra forma de fazer crescer o seu número de seguidores consiste em estabelecer parcerias com outras marcas, influencers ou líderes de opinião. Oksana recomenda que preste atenção à qualidade do público-alvo de um potencial parceiro e que escolha as parcerias com base na partilha de valores. «Faça a sua própria pesquisa sobre a marca antes da colaboração.» Além de criar parcerias, poderá ser útil procurar contas relevantes para seguir. Interaja com influencers que sejam proeminentes no seu setor, com empresas da sua região ou bloggers que admire. Se estes tipos de contas seguirem também a sua marca, o seu público poderá crescer ainda mais.
3. Interaja com os seus seguidores.
Depois de decidir a rede social que funciona melhor para o seu negócio, é importante manter um diálogo e interagir com os seus seguidores. Afinal de contas, a forma mais simples de continuar a aumentar o número de seguidores é manter-se ativo. Crie atualizações atrativas, realize sorteios e ofereça acesso ou descontos exclusivos aos seus seguidores. Em princípio, os seguidores irão gostar, partilhar, retweetar ou republicar conteúdo da sua conta, aumentando o seu alcance. Experimente também fazer perguntas e solicitar feedback do seu público, pois as pessoas adoram participar em concursos ou sondagens e partilhar a sua opinião.
Veja o exemplo da Sally”s Cottages. Esta empresa de aluguer de casas de campo para férias organiza um sorteio mensal no Facebook, em que oferece uma estadia grátis numa das suas casas. Para participarem no sorteio, os seguidores devem responder a uma pergunta na secção de comentários, e o vencedor é selecionado aleatoriamente. Uma promoção como esta mantém o interesse na página do Facebook da empresa e atrai novos seguidores todos os meses.
Sandra sublinha ainda a importância de se manter a par das tendências para atrair novos seguidores e interagir com os existentes. «Não tem de ser sempre trendy, mas estar familiarizado com as tendências atuais nas redes sociais pode ajudar a criar publicações apelativas.»
4. Mantenha-se fiel à sua marca.
A sua marca é única e as suas publicações nas redes sociais devem refletir isso mesmo. Para garantir que todas as suas publicações estão alinhadas com a marca, Sandra recomenda que utilize sempre o mesmo estilo visual. «É tentador experimentar novos elementos visuais para se destacar, e pode de facto tentar coisas novas, mas certifique-se de que existe alguma coerência em termos de estilo e tom de voz. Encontre essa voz e uma estética que assente como uma luva à sua marca.»
Uma forma de garantir que os seus ativos sociais estão alinhados com a sua marca consiste em criar um guia de estilo para o seu pequeno negócio. Caso já tenha um para a sua marca (o que é excelente!), pense de que forma o poderá aplicar nas redes sociais. Poderá, por exemplo, utilizar o mesmo tipo de letra nas Stories do Instagram e nos e-mails de marketing, ou escolher um estilo de ilustração que possa ser utilizado em todos os canais, desde animações nas redes sociais a conteúdos do web site.
Dica VistaPrint
Se utilizar o VistaCreate, a ferramenta Brand Kit facilita a uniformização de todos os elementos da marca. «Isto ajuda muito a manter a coerência dos logótipos, dos tipos de letra e das cores da marca à medida que for criando diferentes elementos visuais», refere Sandra.
5. Opte por um modelo, se necessário.
Um dos conselhos mais importantes de Sandra em termos de redes sociais tem que ver com a importância dos elementos visuais. «A probabilidade de captar a atenção de alguém ao fazer o scroll nos feeds de qualquer rede social é maior quando se utilizam elementos visuais impactantes. Os conteúdos que levam o utilizador a parar durante a leitura dos feeds são os mais apelativos, pelo que os elementos visuais são extremamente importantes.»
Claro que nem todos os pequenos empresários têm experiência em design gráfico, e Sandra reconhece que pode ser assoberbante aprender a tirar o máximo partido de todas as ferramentas e funcionalidades de cada rede social. Felizmente, os modelos são uma excelente opção para os detentores de pequenas empresas. Com uma plataforma como o VistaCreate, pode escolher um modelo para a rede social que quiser e personalizá-lo.
«Os modelos são criados por designers profissionais, por isso basta personalizá-los. É muito mais fácil trabalhar com conteúdos previamente preparados», afirma Sandra. Além disso, o VistaCreate possui um vasto conjunto de fotografias que pode escolher e utilizar no seu design. «Não tem de se preocupar, mesmo que não seja um designer ou fotógrafo profissional.»
6. Tenha em atenção a hora a que publica.
As redes sociais só são eficazes se as horas a que publica estiverem alinhadas com a atividade do seu público na rede em questão. (Já ouviu a famosa citação «Se uma árvore cair numa floresta e ninguém estiver por perto para ouvir, emite algum som?» Aplique esta lógica às suas publicações nas redes sociais!) Se não estiver ninguém online para ver as suas publicações, terão algum impacto? Poderão ter, mas certamente estará a perder muitas oportunidades de interação.
Não é suficiente publicar apenas quando se lembra ou quando tem algum tempo livre. Deverá ter um calendário de redes sociais enquanto parte do seu plano de marketing, uma vez que a frequência com que publica é quase tão importante como a qualidade. Por isso, publique várias vezes por semana e varie em termos de conteúdo. Porque não misturar retweets com novidades sobre o seu negócio e conversas gerais por chat com os seus clientes?
Utilize os recursos de análise específicos de cada rede social para monitorizar os horários em que o seu público é mais ativo e personalizar a hora de publicação de acordo com os mesmos. Se publicar novos conteúdos quando os seus seguidores estiverem na rede, a probabilidade de estes interagirem, comentarem, gostarem ou partilharem é maior do que se os virem horas ou dias após a data de publicação original. Integre esses horários específicos no seu calendário editorial de redes sociais e no marketing de redes sociais para desenvolver a consistência de publicação.
As atualizações em tempo real são mais interessantes para os seguidores, pois querem ser os primeiros a gostar ou comentar, ou a partilhar uma atualização na sua rede de contactos. O timing é crucial nas redes sociais e ter atenção aos horários de atividade irá contribuir para melhorar o envolvimento dos clientes.
7. Crie ligações com a restante comunidade de pequenas empresas do seu setor.
Outra das grandes vantagens das redes sociais consiste no facto de facilitarem as ligações em rede, especialmente o LinkedIn. O LinkedIn destina-se sobretudo a profissionais e pode ser usado para criar contactos com outros empresários. Também é particularmente útil em termos de liderança de pensamento, uma abordagem que posiciona a empresa como uma voz relevante na respetiva área. Poderá publicar em blogues, criar grupos de discussão e publicar atualizações que o ajudam a estabelecer-se como especialista.
Como em qualquer rede social, pense no público-alvo com quem deseja conectar-se no LinkedIn e ofereça-lhe informação que seja relevante e útil, pois isto contribuirá também reforçar a sua marca, posicionando-o como especialista. Uma das grandes vantagens do LindkedIn consiste em deixá-lo ver o local as pessoas trabalham e o cargo que ocupam, por isso ao ver quem responde ao conteúdo que partilha, obtém uma ideia mais clara de quem está a interagir consigo. Essas pessoas podem tornar-se potenciais parceiros de negócio ou clientes.
Agora que tem uma ideia melhor sobre como usar as redes sociais para interagir com os clientes e reforçar a sua marca, está pronto para começar! Lembre-se que o envolvimento dos clientes depende da comunicação e do facto de demonstrar que se preocupa com eles, com o seu tempo e os seus interesses. Use o tom de voz da sua marca para atrair e reter a atenção dos clientes, recorrendo também a elementos visuais apelativos para promover o seu negócio e construir uma relação de fidelidade a longo prazo.