Boas práticas de e-mail marketing para a sua pequena empresa

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O e-mail marketing é uma excelente forma de interagir com os seus clientes e enviar mensagens adaptadas ao seu público-alvo, promovendo simultaneamente o envolvimento com a marca, as vendas e os lucros, mas apenas se for aplicado corretamente. Neste guia de e-mail marketing iremos analisar as boas práticas de e-mail marketing que deve conhecer para que as suas campanhas tenham êxito. Vamos então começar:

  1. Limpe regularmente a sua lista.
  2. Personalize o campo relativo ao remetente.
  3. Pense bem na linha de assunto e no cabeçalho para que se destaquem.
  4. Segmente a sua lista e utilize a segmentação para enviar e-mails personalizados e direcionados.
  5. Teste os seus e-mails para maximizar o desempenho.

1. Limpe regularmente a sua lista.

A criação de listas de endereços de e-mail é uma das componentes mais importantes do e-mail marketing. Mas por muito tempo e esforço que invista na criação da sua lista, em determinado momento terá subscritores que já não interagem com, nem estão interessados em receber os seus e-mails. E quando os subscritores deixam de abrir os seus e-mails ou de interagir com a sua marca, só estão a ocupar espaço e a diminuir as suas métricas de e-mail marketing.

É por esse motivo que se torna importante limpar regularmente a sua lista para um e-mail marketing eficaz. Analise as suas métricas de e-mail e identifique os subscritores que não abrem os seus e-mails há muito tempo (seis meses, por exemplo). De seguida, envie a todos esses clientes um último e-mail na tentativa de os recuperar (por exemplo, um desconto especial ou informações sobre um novo produto ou serviço) e se esse e-mail continuar por abrir ou sem resposta, remova esses clientes da sua lista. Deve tentar facilitar o processo de cancelamento da subscrição da sua lista de e-mails. Inclua um botão «Cancelar subscrição» no fundo de cada mensagem de e-mail que enviar, e mantenha-se a par dos pedidos de remoção.

Ver o número de subscritores a diminuir pode ser preocupante. Mas livrar-se de clientes que já não interagem com os seus esforços de e-mail marketing abrirá espaço para novos clientes que desejam ver os seus e-mails nas respetivas caixas de entrada, e permitir-lhe-á cimentar o caminho para campanhas de e-mail marketing futuras eficazes.

2. Personalize o campo relativo ao remetente.

Se ainda envia os seus e-mails a partir de um endereço genérico «não responda a este e-mail», está a perder uma grande oportunidade de criar uma ligação mais personalizada com os seus clientes. Em vez de enviar os seus e-mails de marketing a partir de um endereço desses, crie um endereço personalizado com a sua marca.

O facto de o leitor ver um nome personalizado no campo relativo ao remetente (quer seja um nome verdadeiro, como André Silva, ou o nome de um departamento, como Serviço de Apoio ao Cliente da Davidson Events) mostra que o e-mail recebido provém de um remetente de confiança e não de um robô informático sem nome a tentar entrar indevidamente na caixa de entrada. Esta pequena diferença pode operar maravilhas nas suas taxas de abertura.

Poderá utilizar o seu endereço profissional pessoal, mas saiba que assim estará a abrir a porta para os clientes lhe responderem diretamente. Outra opção passa por criar um endereço profissional específico para as suas campanhas de marketing. Desta forma, poderá monitorizar as respostas e responder a partir dessa conta sem receber centenas e-mails na sua caixa de entrada pessoal.

3. Pense bem na linha de assunto e no cabeçalho para que se destaquem.

A maioria das pessoas são bombardeadas com centenas (ou milhares!) de e-mails de marketing todas as semanas. Se quiser que os seus e-mails sejam abertos, tem de encontrar uma forma de se destacar no meio de uma caixa de entrada sobrelotada e captar a atenção dos clientes. Uma forma de o fazer consiste em criar uma linha de assunto de e-mail marketing que se destaque.

Pense de que forma pode diferenciar a sua marca e destacar os seus e-mails no meio de muitas outras mensagens de marketing. Qual é a oferta incluída na sua mensagem de e-mail que os clientes não poderão obter noutro sítio, e como pode comunicar isso na linha de assunto? Inclua informações que intriguem os leitores e os levem a abrir a sua mensagem. Por exemplo, se a sua mensagem de e-mail disser respeito a uma promoção que irá decorrer em breve e estiver a planear oferecer aos subscritores um desconto adicional de 10%, deve fazer logo referência a esse desconto exclusivo na linha de assunto.

O mesmo é válido para o texto do cabeçalho, ou seja, o resumo que surge a seguir à linha de assunto na caixa de entrada do leitor. O cabeçalho proporciona mais contexto ao conteúdo do e-mail e representa uma oportunidade adicional para persuadir o leitor a abrir o seu e-mail.

O segredo para escrever linhas de assunto e cabeçalhos eficazes? Ser sucinto. Lembre-se que tem um espaço limitado para passar a sua mensagem, por isso use-o de forma acertada.

Nos exemplos de e-mail marketing abaixo, as linhas de assunto (a negrito) captam a atenção e o interesse do leitor, ao passo que o texto do cabeçalho, a cinzento, oferece mais informação e explica qual o benefício para o leitor, incentivando-o a clicar em «abrir».

4. Segmente a sua lista e utilize a segmentação para enviar e-mails personalizados e direcionados.

Com certeza terá diferentes tipos de clientes. Se enviar o mesmo e-mail a todos, estará a perder uma oportunidade para maximizar a eficácia da sua campanha. Em vez disso, deverá enviar mensagens segmentadas e personalizadas aos diferentes tipos de clientes.

Ao segmentar a sua lista, estará a separar diferentes tipos de clientes com base nos dados disponíveis. Por exemplo, poderá segmentar a sua lista com base na localização, interesses, histórico de compras ou frequência de interação com a sua marca. A partir daí, poderá enviar mensagens de marketing altamente direcionadas e personalizadas para cada segmento da sua lista, o que aumentará a probabilidade de os clientes abrirem os seus e-mails e, mais importante ainda, de exercerem uma ação sobre os mesmos.

Por exemplo, imaginemos que tem uma pequena cadeia de cafés localizados em três cidades diferentes. Ao segmentar a sua lista por localização, poderá informar os seus clientes acerca de eventos futuros, ofertas e novos itens do menu aplicáveis à localização mais próxima deles. Isto irá aumentar a probabilidade de abrirem o e-mail para verem qual é o evento, a oferta ou item do menu.

Resumindo e concluindo… Mensagens de marketing genéricas raramente funcionam e isso é válido também para o e-mail marketing. Portanto, certifique-se de que os seus e-mails não são genéricos, segmentando a sua lista e personalizando as mensagens para cada segmento.

5. Teste os seus e-mails para maximizar o desempenho.

Poderá partir do princípio de que as campanhas de e-mail que criou terão sucesso junto do seu público-alvo. Mas não saberá realmente até as testar. Uma das formas de testar os seus e-mails e maximizar o desempenho dos mesmos consiste nos testes divididos, também denominados «testes A/B».

Os testes divididos permitem perceber de que forma a alteração de um único elemento do design do seu e-mail ou estratégia tem impacto no desempenho, a fim de poder usar essa informação para otimizar a sua campanha. Por exemplo, poderá criar dois e-mails idênticos, mas com linhas de assunto diferentes, e enviá-los para ver qual deles apresenta um melhor desempenho. Ou poderá ter dois e-mails idênticos, mas enviar um de manhã e outro à noite para ver qual deles tem uma taxa de abertura maior.

Depois de realizar o teste dividido, analise os dados para ver qual dos e-mails apresentou um desempenho melhor. De seguida, pegue nesse e-mail e faça novamente um teste dividido com um elemento diferente, repetindo o processo até obter a campanha de e-mail marketing com o melhor desempenho possível.

Este método dar-lhe-á informações valiosas sobre os elementos que apresentam ou não um bom desempenho junto do seu público-alvo. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar continuamente as suas campanhas e maximizar cada e-mail.