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Quer o seu negócio esteja localizado numa rua movimentada ou mais calma, os tipos certos de sinalética para a frente da sua loja podem fazer a diferença quando se trata de atrair clientes para dentro da mesma. Além de alertar as pessoas para a localização do seu pequeno negócio, pode utilizar a sinalética para captar a atenção com uma mensagem divertida, promover uma oferta temporária ou destacar uma promoção especial.
Quer o seu negócio esteja localizado numa rua movimentada ou mais calma, os tipos certos de sinalética para a frente da sua loja podem fazer a diferença quando se trata de atrair clientes para dentro da mesma. Além de alertar as pessoas para a localização do seu pequeno negócio, pode utilizar a sinalética para captar a atenção com uma mensagem divertida, promover uma oferta temporária ou destacar uma promoção especial.
A primeira impressão que um potencial cliente terá do seu negócio é frequentemente veiculada pela montra do seu espaço físico. Esta é a sua oportunidade de projetar a imagem que pretende que os potenciais clientes tenham do seu negócio. As pessoas irão avaliar o interior da loja em função do que virem no exterior da mesma. Por isso, o estilo e a mensagem globais transmitidos pela sinalética presente na montra ou frente da loja afetarão a decisão de entrar no espaço ou de simplesmente passar por ele.
Vejamos os diferentes tipos de sinalética que pode utilizar para atrair clientes para a sua loja. E uma vez que a sinalética só será eficaz se a mensagem for boa, iremos também abordar algumas dicas de escrita úteis.
- Defina o objetivo de cada artigo de sinalética.
- Atraia as pessoas para o interior da loja.
- Dê prioridade à legibilidade.
- Torne a sua mensagem visível.
- Tenha em atenção a forma como a mensagem é transmitida.
1. Defina o objetivo de cada artigo de sinalética.
Quando se trata de sinalética de exterior, dispõe de algumas opções, pelo que, antes de encomendar, deve pensar na função do artigo de sinalética. As lonas publicitárias e os pósteres são ideais para divulgar a marca ou promover eventos especiais, enquanto os decalques para janela são úteis para comunicar informação mais permanente (como o horário de funcionamento e informações de contacto). As placas de colocação no passeio são outra opção excelente para atrair a atenção de quem passa pelo seu espaço físico.
2. Atraia as pessoas para o interior da loja.
As pessoas que passam pelo seu espaço físico não são apenas peões, mas também potenciais clientes. Idealmente, ninguém deveria ficar indiferente à montra da sua loja ao passar pela mesma. Os cavaletes publicitários são uma escolha popular por terem dois lados visíveis e serem legíveis em ambas as direções, ao passo que uma placa de ardósia é ideal se quiser atualizar regularmente a sua mensagem e adicionar um toque personalizado. Os bares decoram-nos frequentemente com notas engraçadas escritas à mão para atrair as pessoas que passam na rua.
3. Dê prioridade à legibilidade.
Os potenciais clientes olharão para a sinalética presente na frente da sua loja quando passarem a pé, de carro ou de bicicleta. Portanto, certifique-se de que o tamanho e o estilo de letra são suficientemente grandes e fáceis de ler rapidamente ou à distância. O contraste é outro aspeto a ter em mente ao pensar na legibilidade. O contraste entre a cor do texto utilizada e o fundo, juntamente com o tipo de letra escolhido, irão afetar a legibilidade da sinalética. Em vez de imprimir um texto de cor clara numa lona publicitária branca, opte por um texto mais escuro sobre um fundo branco ou amarelo para garantir o contraste. Está pronto para começar a criar? Siga as regras da nossa Tabela de visibilidade de letras.


4. Torne a sua mensagem visível.
Os clientes podem passar pela sua loja até cerca de 30 vezes por mês, caso esteja localizada perto do local onde vivem ou no percurso de deslocação para o trabalho. Além disso, lembre-se que a sinalética está sempre visível, mesmo quando o seu espaço estiver fechado, dando-lhe a oportunidade perfeita para exibir a sua marca de forma permanente. Os decalques para janela são uma excelente forma de exibir informação útil após a hora de fecho da loja. Desta forma, os potenciais clientes podem verificar o horário de funcionamento, visitar o web site e regressar no dia seguinte (assim se espera).
5. Tenha em atenção a forma como a mensagem é transmitida.
Depois de decidir o tipo de sinalética de que precisa, sugerimos algumas dicas de escrita nos artigos de sinalética para que a sua mensagem seja transmitida de forma eficaz.
- Evite sobrecarregar os artigos de sinalética com texto. No que diz respeito à sinalética, menos é mais. Quando os clientes leem as mensagens de longe, a melhor solução passa por manter a simplicidade e escolher uma mensagem curta sobre um fundo simples.
- Utilize maiúsculas e minúsculas. A utilização de maiúsculas apenas equivale, na escrita, a levantar a voz. Se quiser transmitir uma mensagem de PERIGO, então faz sentido escrever tudo em maiúsculas. Mas se pretende convidar alguém a experimentar um novo produto ou a entrar no seu espaço, mantenha as maiúsculas e minúsculas. Cria um tom mais aberto à conversação.
- Opte por uma mensagem curta e agradável, mas incentive o leitor a agir, seja entrando na loja ou incentivando os clientes a pedirem ajuda. Mensagens como «Pergunte-nos sobre o serviço de embrulho de presentes» incentivam o diálogo e criam um ambiente amigável.
- Seja específico. Uma vez que o espaço de que dispõe é limitado, tente cingir-se ao essencial. Incluir um apelo à ação e um período de tempo ajuda a criar um sentido de urgência.