Linhas de assunto para e-mail marketing: 6 diretrizes e boas práticas

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O e-mail é uma das táticas de marketing mais eficazes a que os pequenos negócios têm acesso. No entanto, este é apenas eficaz quando os seus clientes efetivamente o abrem para ler. 35% dos destinatários de e-mails dizem que são influenciados pelas linhas de assunto dos e-mails. Então, por que não se concentra em tornar essas linhas de assunto o mais apelativas possível?

A linha de assunto do seu e-mail é a sua primeira impressão sobre os destinatários. A importância desta linha é semelhante à das primeiras palavras de uma legenda no Facebook ou da contracapa de um romance. Pense nela como o equivalente virtual de bater à porta do seu cliente ou como uma apresentação extra resumida do seu negócio (uma espécie de elevator pitch). Quando são bem feitas, as linhas de assunto de e-mail podem fazer com que o seu público pare o que está a fazer e abra a sua mensagem.

Neste artigo, vamos analisar tudo o que precisa de saber sobre linhas de assunto e estratégia para e-mails.

Comece por pensar em como vai medir o sucesso.

Se envia vários e-mail e utiliza diferentes variações de linhas de assunto, como sabe quais as que estão a ter sucesso… e as que não estão? O segredo é saber que indicadores-chave de desempenho (KPI) deve utilizar para determinar o retorno sobre o investimento (ROI) do seu e-mail marketing. Dependendo do objetivos do seu negócio, alguns KPI podem servir melhor como medida de sucesso do que outros.

Os KPI seguintes refletem habitualmente o envolvimento dos destinatários e o desempenho geral de uma campanha de e-mail.

  • Taxa de abertura: A taxa de abertura calcula-se dividindo o número de e-mails abertos pelo número de e-mails enviados, multiplicando em seguida a resposta por 100. Assim, se enviar 10 e-mails, e apenas dois forem abertos, a sua taxa de abertura é de 20%. De acordo com o relatório de benchmarking do HubSpot, a taxa média de abertura de e-mails em todas as indústrias foi de 20%. Por isso, uma taxa de abertura inferior a esta indica que as linhas de assunto dos seus e-mails não estão a ter um bom desempenho. Experimente variações e veja quais as que suscitam maior reação do público.
  • Taxa de clique (click-through rate ou CTR): A taxa de clique calcula-se dividindo o número de cliques em e-mails abertos pelo número de e-mails enviados, multiplicando em seguida a resposta por 100. De acordo com o Hubspot, a CTR média em todas as indústrias é de 7,8%. Os pequenos negócios com uma CTR baixa devem experimentar diferentes linhas de assunto e apelos à ação para verem que variação gera mais cliques.
  • Taxa de denúncias por spam: Este número obtém-se dividindo o numero total de denúncias por spam pelo numero total de e-mails enviados, multiplicando em seguida a resposta por 100. Esta taxa deve ser sempre inferior a 0,1%: o equivalente a 1 denúncia por spam por cada 1000 e-mails enviados. Se está a verificar uma taxa de denúncia por spam elevada, isto poderá significar que as linhas de assunto dos seus e-mails estão a dar aos seus destinatários a impressão de que se trata de lixo eletrónico. A solução é torná-las pessoais e apelativas.

Reveja as boas práticas para linhas de assunto de e-mails.

Dedicar um pouco mais de tempo a criar as linhas de assunto dos seus e-mails pode ajudar a aumentar as suas taxas de abertura, obter mais cliques e evitar ir parar à pasta de spam. Use estas 5 estratégias para dar alguma originalidade aos seus e-mails.

1. Acrescente um toque pessoal.

Personalizar as suas linhas de assunto é uma excelente forma de conseguir que os seus e-mails sejam abertos e pode ser tão simples como usar o primeiro e último nome do destinatário. Pode também incluir subtilmente datas de aniversário, localizações e outras preferências para ter mais impacto. Os pequenos negócios que optem por esta via podem poupar tempo, criando uma cadeia de e-mails (várias mensagens de e-mail que são enviadas às pessoas segundo um agendamento automático) com linhas de assunto personalizadas pela ferramenta de envio de e-mails que utilizam. Assim, quando alguém fizer anos, recebe automaticamente um e-mail personalizado com uma linha de assunto como “Feliz aniversário, Júlia! Este e-mail traz um presente para si.”

Dica VistaPrint

Além de conseguir fazer com que as pessoas abram o seu e-mail, a personalização é uma excelente forma de mostrar algum apreço aos seus clientes e incentivá-los a fazer uma compra. Inclua uma promoção num e-mail de aniversário ou avise o cliente que o seu sabor favorito já se encontra novamente disponível.

2. Demonstre valor.

Antes de avançar para o conteúdo orientado para a venda, saliente o aspeto útil. Realçar claramente o valor contido no e-mail é uma forma poderosa de se destacar numa caixa de correio a abarrotar. Por exemplo, a linha de assunto “As combinações de menus preferidas dos clientes do Carlo’s Cafe” dá a impressão de que o e-mail contém recursos, e tem maior probabilidade de cativar os fãs de gastronomia.

3. Use verbos de ação.

Capte as atenções com verbos orientados para a ação e defina claramente o passo seguinte. Por exemplo, uma linha de assunto de e-mail que diga “Subscreva para receber convites para o nosso calendário de eventos” será provavelmente mais eficaz do que “O nosso calendário de eventos vai ser fantástico”. Principalmente, se o objetivo for gerar subscrições para o seu evento. Os verbos de ação como “subscreva”, “inscreva-se” e “transfira” criam uma sensação de urgência e curiosidade, incentivando os destinatários a espreitar a sua oferta.

4. Experimente incluir um (ou dois) emoji.

Decorar a linha de assunto do seu e-mail com emoji é uma forma única de captar a atenção das pessoas. Um emoji relevante no contexto pode adicionar valor à sua linha de assunto, o que vai melhorar a sua taxa de abertura. No entanto, os emoji devem ser usados com moderação. Se a sua linha de assunto é sobre um desconto ou novidades entusiasmantes, inclua uma carinha sorridente com óculos de sol ou corações. Se a linha de assunto for mais séria (algo relacionado com perda de dados de clientes, por exemplo), opte por não usar os emoji.

5. Faça uma pergunta.

Haverá melhor forma de interagir com alguém do que fazendo-lhe uma pergunta? Pode usar esta abordagem na sua estratégia de linhas de assunto de e-mail e fazer uma pergunta aos destinatários. Algo como “Que estilos vai usar esta estação?” ou “Que sabor vai escolher?” são uma excelente forma de captar a atenção dos leitores e fazer com que abram o seu e-mail.

6. Seja breve.

Os seus subscritores vão ler o seu e-mail nos telemóveis e nos computadores. Por isso, tenha em mente os dispositivos móveis ao escrever as linhas de assunto. É importante que toda a linha fique visível no ecrã. Para isso, tente manter a sua mensagem abaixo dos 40 carateres. Se tiver dificuldades em manter a linha de assunto resumida, dê prioridade às palavras mais importantes ou à mensagem principal. Por exemplo, em vez de dizer “Temos algumas novidades entusiasmantes para partilhar sobre a nossa nova localização na baixa!”, experimente “Novidades para os clientes da baixa!”

7. Evite os filtros de spam

Há algo que é essencial: antes de conseguir ter algum efeito, o seu e-mail tem primeiro de conseguir chegar à caixa de correio do destinatário. Embora seja compreensível que alguns e-mails sejam imediatamente assinalados como spam, existem algumas práticas (nem sempre evidentes) que podem também causar a tão indesejada aterragem na pasta de spam. Siga estas dicas para garantir que os seus e-mails não dão considerados spam.

  • Evite usar MAIÚSCULAS, uma vez que estas causam a impressão de estar a gritar com o leitor.
  • Evite o uso excessivo de asteriscos e pontuação: estes podem dar um aspeto pouco profissional à sua linha de assunto.
  • Evite palavras que são associadas a e-mails fraudulentos como “oferta grátis”, “vencedor da lotaria” e “poupe dinheiro”. Deixamos-lhe uma lista detalhada de palavras frequentemente associadas a spam.
  • Não envie e-mails com apenas uma palavra na linha de assunto. Estes não conferem nenhum valor.
  • Não iluda os destinatários, utilizando “Fwd:” ou “Re:” no início da linha de assunto do seu e-mail para sugerir que se trata de uma troca de mensagens em curso.

Crie uma linha de assunto que resuma o conteúdo do e-mail.

As linhas de assunto de e-mails promocionais serão diferentes das de newsletters e anúncios, tanto no que respeita ao tom como ao conteúdo.

Se a sua empresa envia regularmente uma newsletter por e-mail, os subscritores vão habituar-se a contar com o envio. Assim, indique claramente na linha de assunto que estes e-mails fazem parte de uma série. Por exemplo, “Novidades na Sara’s Styles: os visuais de março”. Ou “Dica semanal da Clarendon Consultores”.

Está a redigir um e-mail para anunciar algumas novidades entusiasmantes? Atraia as pessoas com a linha de assunto: está é a sua oportunidade de usar uma palavra em maiúsculas ou um emoji divertido. Se tem novidades importantes para partilhar, mantenha a sua linha de assunto simples. Algo como “A nossa nova loja está aberta!” ou “Estamos abertos até mais tarde!” é mais que suficiente.

Se está a criar um e-mail promocional, a linha de assunto deve indicar isso claramente. Os destinatários devem perceber os benefícios do e-mail sem sequer o abrirem… no entanto, vão ficar tão entusiasmados com a oferta que vão acabar por clicar para abrir. Pense em linhas de assunto como “envio grátis na sua próxima compra” ou “Volte e poupe 15%” ou “Faça compras e receba um presente” para intrigar e entusiasmar os seus clientes.