Como combinar estratégias de marketing online e offline para construir a comunidade de clientes do seu pequeno negócio

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Os clientes são o pilar de qualquer pequena empresa bem-sucedida. Se quiser que o seu pequeno negócio continue a crescer e a prosperar, tem de encontrar uma forma de interagir com os seus clientes e construir uma comunidade que lhe permita promover essa ligação e, em última análise, impulsionar o negócio.

Uma estratégia de marketing eficaz é uma das melhores formas de construir essa comunidade, tanto online como offline. O marketing online inclui quaisquer estratégias de marketing utilizadas para chegar aos clientes digitalmente, como o marketing nas redes sociais ou o marketing para motores de pesquisa. Por outro lado, quaisquer táticas de marketing que utilizar para atrair clientes no «mundo real» (como sinalética, anúncios impressos ou folhetos de marketing) são consideradas marketing offline. E precisa de ambos para criar eficazmente uma comunidade de clientes.

Vejamos então tudo o que precisa de saber sobre a utilização do marketing online e offline para criar a comunidade de clientes do seu pequeno negócio, promover o crescimento deste e incentivar o envolvimento dos clientes.

  1. Mantenha a coerência desde o início.
  2. Utilize o marketing offline para atrair clientes online.
  3. Utilize estratégias online para atrair clientes para o seu espaço físico.
  4. Monitorize os canais através dos quais os clientes chegam e de que forma interagem com a marca.

1. Mantenha a coerência desde o início.

Parte do segredo de construir a comunidade de clientes de um pequeno negócio reside na confiança e esta resulta da coerência. Criar uma experiência coerente em todas as campanhas de marketing online e offline permitir-lhe-á alcançar mais facilmente os seus objetivos de marketing e estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes.

Imagine que pretende lançar uma campanha de marketing para promover um novo produto. Os seus anúncios online e offline devem ser coerentes na forma como promovem a marca, por exemplo, utilizando sempre o mesmo tipo de letra e conjunto de cores em todos os materiais de marketing, desde anúncios nas redes sociais à sinalética de grande escala. Estes materiais de marketing devem ter também o mesmo foco e objetivo, por exemplo, ao direcionarem os clientes para uma página de destino específica ou código promocional exclusivo. Desta forma, independentemente do local, da forma ou do momento em que os clientes se deparam com os seus materiais de marketing, todos serão coerentes e apontarão para o mesmo sítio.

2. Utilize o marketing offline para atrair clientes online.

As estratégias de marketing offline podem ser uma forma eficaz de alcançar os clientes. Mas se quiser que as suas campanhas de marketing offline sejam ainda mais eficazes, deverá usá-las também para atrair clientes online.

Existem várias formas de utilizar o marketing offline para atrair clientes online. Por exemplo, se decidir organizar um evento presencial, incentive os visitantes a subscreverem a sua lista de endereços de e-mail. Uma vez terminado o evento, envie um e-mail de seguimento aos seus novos subscritores com uma oferta especial ou nota de agradecimento personalizada.

Poderá também promover a sua marca presencialmente junto dos clientes para os incentivar a interagirem com o seu negócio online. Crie um pano de fundo divertido na sua loja física ou restaurante e incentive os clientes a tirarem uma fotografia, a publicarem a foto no Instagram e a identificarem o seu negócio para se habilitarem a ganhar um prémio.

Dica VistaPrint

Os códigos QR são uma das formas mais eficazes de tirar partido do marketing offline para captar clientes online. Se decidir lançar uma campanha de marketing com materiais impressos, não se esqueça de incluir um código QR nesses materiais. Desta forma, tudo o que os clientes têm de fazer é digitalizar o código no telemóvel para serem direcionados para o seu web site, página nas redes sociais ou loja online.

3. Utilize estratégias online para atrair clientes para o seu espaço físico.

A regra de ouro do marketing consiste em captar clientes nos sítios onde eles já estão presentes, e é provável que a maioria dos seus clientes já estejam online. Por isso, promova o seu negócio junto dos clientes online e incentive-os a interagirem também com o seu negócio offline.

Imagine que está a planear lançar um novo conjunto de bebidas personalizadas no seu café e quer reunir o máximo número de clientes possível nesse espaço para experimentarem o novo menu. Poderá usar as redes sociais para criar entusiasmo em relação às novas bebidas, por exemplo partilhando um vídeo de apresentação com uma nova bebida todos os dias. Depois, no dia anterior ao lançamento do novo menu, partilhe um código de cupão exclusivo «compre uma e receba duas», que poderá ser utilizado pelos seguidores no dia do lançamento.

Ou talvez queira levar os clientes online a visitarem o seu espaço comercial físico. Poderá adicionar anúncios em forma de banner aos seus e-mails ou pop-ups ao seu web site para promover ofertas ou produtos apenas disponíveis na loja física.

4. Monitorize os canais através dos quais os clientes chegam e de que forma interagem com a marca.

Tal como em qualquer campanha de marketing, sempre que combinar estratégias online e offline, deve medir os resultados e isso significa monitorizar de onde vêm os clientes.

Existem diversas formas de verificar esta informação. Por exemplo, adicione um código QR ou um URL personalizado a todos os seus materiais impressos, como correspondência postal, flyers e pósteres. Sempre que um cliente digitalizar o código ou visitar o URL, isso permitir-lhe-á monitorizar quais os materiais que estão a atrair mais clientes online. Ou, caso queira utilizar as redes sociais para trazer clientes para a sua loja, crie diferentes códigos de cupão para cada rede social ou anúncio de e-mail, e depois veja quais as plataformas que estão a gerar mais tráfego no espaço físico.

Monitorizar os seus esforços de marketing online e offline dar-lhe-á informações valiosas sobre as estratégias que estão a funcionar, as que não estão e de que forma podem ser integradas para construir a comunidade de clientes do seu pequeno negócio.