Como divulgar novamente o seu spa, salão ou ginásio

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A COVID-19 foi dura para todos os pequenos negócios, incluindo negócios de bem-estar e de serviços pessoais, como estúdios de fitness, salões e spas.

É provável que, no pico da pandemia, tenha sido criativo no que diz respeito ao marketing, para que o seu negócio seguisse em frente. Contudo, à medida que as restrições são levantadas, mais pessoas são vacinadas e os consumidores sentem-se mais seguros e confortáveis para fazerem negócios em pessoa. Por isso, é altura de mudar os seus métodos de marketing, voltar a estar em contacto com os clientes e preparar o seu negócio para o sucesso nesta fase.

Mas como fazer isto ao certo? Vamos abordar quatro ideias de marketing que pode utilizar para atualizar a estratégia de marketing e fazer com que os clientes regressem ao seu spa, salão ou ginásio.

Mantenha os clientes a par do que muda — e do que não muda.

Conforme mencionámos, a maioria dos spas, salões e ginásios tiveram de adaptar o funcionamento durante o pico da pandemia. E à medida que avança para esta nova fase do seu negócio, é importante manter os seus clientes a par das alterações que vão correr (outra vez!) e que mudanças relacionadas com a COVID vieram para ficar.

Por exemplo, imaginemos que o seu estúdio de yoga interrompeu as aulas presenciais em março passado e, como alternativa, começou a oferecer aulas com streaming em direto. Quer tenha desistido do espaço do seu estúdio para se tornar 100% digital, esteja a abandonar as aulas em streaming direto para poder receber de novo os alunos ou pretenda utilizar uma mistura de ambos os formatos, é importante partilhar estas informações com todos os clientes. Consoante a sua estratégia de marketing, pode manter os clientes informados ao enviar uma atualização por e-mail ou publicar um vídeo no web site e no canal do YouTube da sua empresa. Desta forma, todos os clientes saberão que alterações vão ocorrer (ou não) nos horários e nas ofertas de aulas daqui em diante, o que pode ajudar a gerar negócio e a manter as inscrições em alta.

Dica Vistaprint

O e-mail e as redes sociais são uma excelente forma de manter os clientes a par das alterações no seu negócio. Mas nem todos os clientes verificam as comunicações digitais. Por isso, crie também um flyer ou um folheto que descreva as eventuais alterações e disponibilize-o aos clientes no salão, spa ou ginásio.

Adapte a mensagem conforme necessário.

A forma como falou com os clientes no pico da pandemia de COVID não fará o mesmo sentido hoje. As coisas mudaram e precisa de uma mensagem de marketing renovada que se adeque a essas mudanças.

Por exemplo, quando o seu spa não podia receber os clientes presencialmente ou tinha de funcionar com capacidade limitada, o seu marketing poderá ter-se baseado sobretudo em cartões-presente. Contudo, agora que o seu negócio está aberto e a funcionar em pleno, pode ajustar a mensagem e dizer aos clientes que podem trocar esses cartões-presente.

Ou talvez tenha dedicado o marketing do seu estúdio de fitness a novos protocolos de segurança (como distanciamento social e medição da temperatura) para que os clientes se sintam mais à vontade. No entanto, uma vez que o distanciamento social já não é uma das principais preocupações, poderá ser útil adaptar o seu marketing para se fixar noutras coisas que o estúdio tenha para oferecer, como um horário para uma turma nova, equipamento atualizado ou outras instalações reabertas.

O melhor marketing dirige-se aos clientes onde eles estão num dado momento. Assim, se quiser que os clientes se identifiquem com o seu marketing, tem de garantir que a mensagem é relevante.

Organize um evento presencial.

Há muitas pessoas que já estão preparadas para regressar ao ginásio, reservar uma massagem ou tratar-se com um mimo. E se tiver as condições para organizar (em segurança!) um evento, deve sem dúvida fazê-lo como parte da estratégia de marketing do seu ginásio.

Se for proprietário de um salão de cabeleireiro, pode organizar um evento de “glow up” e oferecer um desconto em serviços de lavar e secar e de maquilhagem para as clientes desfrutarem de uma noite divertida. E se tiver um ginásio, pode organizar um evento “conhece os orientadores” durante todo o dia, em que os potenciais clientes podem experimentar aulas de fitness com cada orientador e, ainda, receber um desconto na adesão, caso optem por se inscrever.

Incentive os clientes.

Apesar de a maioria dos clientes se estar a sentir mais confortável e seguro em regressar aos treinos presenciais ou em ir à pedicure, haverá certamente aqueles que ainda estão na dúvida. Para além de os informar das medidas de segurança permanentes que tem em vigor para os deixar à vontade, ofereça uma oferta especial para os incentivar a regressar.

Tem clientes que ainda não retomaram a adesão ao ginásio? Envie-lhes um postal de marketing e diga-lhes que tem saudades de os ver no estúdio, oferecendo um desconto no primeiro mês de retoma. O seu spa está com dificuldades em receber reservas para tratamentos faciais e massagens? Crie um pacote promocional que ofereça serviços combinados com desconto e envie um e-mail de marketing aos clientes para os informar. Agora que está a avançar rumo a um novo e mais promissor período, dê aos clientes um incentivo claro para regressarem.

5 principais pontos a reter

  • 1
    Informe os seus clientes sobre quaisquer alterações no seu negócio.
  • 2
    Comunique essas alterações em formato digital e impresso.
  • 3
    Confirme que a mensagem do seu marketing se dirige aos clientes onde eles estão hoje.
  • 4
    Organize eventos presenciais para fazer com que os clientes regressem ao seu espaço.
  • 5
    Ofereça um incentivo.