Guia Vistaprint para uma feira bem-sucedida

Dicas para atrair novos clientes e divulgar o seu negócio

Quer esteja a participar num evento internacional da indústria ou num mais pequeno, a nível local, as feiras podem desempenhar um enorme papel no crescimento do seu negócio.

Para lá de serem o local ideal para conhecer novos clientes, as feiras são também o recinto perfeito para descobrir novas tendência na sua área, estabelecer parcerias e ver o que a concorrência anda a fazer!

Antes da feira

Certifique-se de que os seus materiais de marketing e sinalética estão alinhados com o tipo de evento em que está a participar. Por exemplo, os eventos business-to-business exigem geralmente um pouco mais de cuidado do que as feiras comunitárias. Uma empresa de consultoria de software que participe numa feira internacional irá provavelmente ter os seus materiais, como brochuras e flyers, organizados numa pasta de apresentação, enquanto um serviço de cuidados para animais num evento no parque da cidade conseguirá resultados ao distribuir cartões de visita, ímanes, postais, etc.

  • Se possível, agende reuniões e marque encontros com potenciais cliente e parceiros de negócio antes do evento.
  • Atualize a sua página da web e redes sociais com informações sobre a sua presença no evento. Não se esqueça de incluir o número do seu stand.
  • Considere fazer uma oferta especial para os participantes no evento, tal como um desconto único ou um cupão semelhante para produtos ou serviços.

Certifique-se de que tem uma “mala pronta” com tudo aquilo que ajudar no evento.

Durante a feira

Reserve tempo para cuidar de si próprio e do seu stand. Deitar-se cedo e conseguir uma boa noite de descanso faz mais do que preparar o seu corpo e mente para o evento. Dá-lhe tempo para chegar cedo ao recinto todos os dias e colocar o seu stand em ordem.

  • Está a expor com um grupo? Certifique-se de que toda a gente se baseia numa checklist e têm tarefas atribuídas todos os dias.
  • Utilize um aquário para recolher cartões de visita em troca de um brinde e faça o acompanhamento desses contactos após o evento.
  • Saiba onde está tudo, antes do evento. Ser capaz de indicar onde ficam os pontos de carregamento para telemóveis e as casas de banho cria uma excelente impressão nos potenciais clientes.
  • Pouse o seu telemóvel. Utilizá-lo constantemente pode levar os visitantes a pensarem que está aborrecido ou ocupado e inacessível.
  • Reserve tempo para ver o que os outros estão a fazer para terem um evento bem-sucedido, especialmente a concorrência.

Para criar uma relação duradoura, ofereça aos novos potenciais clientes algo para se lembrarem de si. Os brindes personalizados, como sacolas de algodão ou canetas são algo que as pessoas podem usar, enquanto o têm sempre em mente.

Finalmente, certifique-se de o seu stand está bem abastecido com materiais de marketing e produtos promocionais, que ajudem os potenciais clientes a perceberem claramente o que a sua empresa oferece.

Depois da feira

Certifique-se de que faz o acompanhamento de quaisquer contactos recolhidos no evento o mais rapidamente possível. Faça os possíveis para os contactar dentro de 48 horas por e-mail ou, ainda melhor, envie uma nota personalizada num postal com o tema do evento.

E, acima de tudo, pense sobre o que aprendeu e sobre o que poderia ter feito melhor e aplique essa aprendizagem no próximo evento. Os mais bem-sucedidos veteranos de feitas aperfeiçoam as suas técnicas em cada evento e experimentam coisas novas para tirarem o máximo proveito dos seus stands de feira.