4 minutos
Índice
Deixe uma impressão marcante com artigos pós-contacto, quer esteja a substituir um cano com fuga, a pintar uma casa ou a escavar uma calçada. Os materiais de marketing pós-venda são uma estratégia simples e económica para todos os tipos de proprietários de pequenos negócios, especialmente para prestadores de serviços em casa. E são exatamente o que parecem: um artigo que é deixado após o contacto com um cliente assim que o serviço estiver concluído.
Na sua essência, os materiais de marketing pós-venda têm a funcionalidade de lembretes do seu negócio e deixam os clientes com toda a informação de que precisam para entrarem em contacto consigo. Além disso, os seus materiais de marketing pós-venda devem ter algum tipo de valor para os clientes e é por isso que os artigos práticos como canetas, ímanes e sacos de pano funcionam tão bem. Se deixar um artigo mais comum, como um cartão de visita ou um folheto, pense em incluir um cupão ou uma oferta para encorajar os clientes a guardarem o artigo. Além de encorajarem os clientes a contactá-lo novamente para um serviço, os materiais de marketing pós-venda podem ser utilizados como ferramentas para recolher feedback, recompensar clientes e divulgar o seu negócio.
8 ARTIGOS PÓS-CONTACTO:
Materiais de marketing tradicionais: Folhetos, Cartões de visita, Avisos para portas, Ímanes, Autocolantes
Artigos promocionais: Canetas, Sacos de pano, Desinfetante para as mãos
Eis como os proprietários de pequenas empresas na indústria da remodelação de habitações podem usar os materiais de marketing pós-venda para encorajarem os clientes a contactá-los novamente para um serviço, para divulgarem a sua marca e causarem uma impressão profissional. Comece em 4 passos:
1. Escolha os materiais de marketing pós-venda que melhor se adequam ao seu objetivo.
2. Personalize os seus materiais de marketing pós-venda.
3. Acrescente um toque pessoal.
4. Decida como distribuir.
1
Escolha os materiais de marketing pós-venda que melhor se adequam ao seu objetivo.
Pense na quantidade de informação que pretende comunicar e no tipo de meio que será ideal para si. Faz pinturas em casas e quer deixar os clientes com informações detalhadas sobre os seus orçamentos e serviços? Escolha um material de marketing pós-venda como um folheto, onde terá muito espaço para imprimir esta informação.
Além disso, pondere se existe um certo tipo de material de marketing pós-venda que combine com o seu pequeno negócio. Se for um canalizador, pode deixar um aviso para porta na maçaneta da casa de banho do seu cliente. É o proprietário de um serviço de limpeza de domicílios? Deixe aos seus clientes um frasco de desinfetante para as mãos com a sua marca.
DICA VISTAPRINT
Si tienes dudas, habla con un diseñador. Intercambia servicios con un amigo especializado en diseño gráfico para que el diseño de tu tarjeta de visita concuerde con tu imagen de marca o recurre a los Servicios de diseño gráfico de Vistaprint.
Deixe um folheto que especifique os seus produtos e serviços com imagens e cores em linha
com a sua marca.
2
Deixe que os seus clientes divulguem o seu negócio por si (enquanto fazem compras e não
só!) com um saco de pano que exibe a sua marca.
Personalize os seus materiais de marketing pós-venda.
Este pode parecer um passo óbvio, mas garanta que os seus materiais de marketing pós-venda (quer sejam um folheto ou um saco de pano) comunicam perfeitamente a sua marca. Embora alguns materiais tenham mais espaço para adicionar a sua mensagem, até mesmo os materiais de marketing pós-venda mais pequenos, como canetas, devem exibir o logótipo e o nome do seu negócio. Certifique-se de que o design do seu material de marketing pós-venda reflete a identidade da sua marca nas cores, nos tipos de letra e no modelo que escolher.
CONSEJO DE VISTAPRINT
Disponibiliza um serviço de manutenção de habitações, como paisagismo? Deixe um íman para que se lembrem do seu pequeno negócio da próxima vez que precisarem de aparar as sebes ou aponte a data recomendada para o próximo serviço no verso de um cartão de visita.
3
Escolha os materiais de marketing pós-venda que melhor se adequam ao seu objetivo.
Os materiais de marketing pós-venda podem ajudar a criar relacionamentos duradouros com clientes, por isso, assegure-se de que os seus materiais de marketing não parecem “mais do mesmo” ou despersonalizados. Existem algumas soluções fáceis para proprietários de pequenos negócios no que toca a adicionar um toque pessoal.
Uma forma é criar materiais de marketing pós-venda que se refletem em várias fases da jornada do cliente. Se visitar a casa de um cliente para uma consulta ou apresentação, deixe-lhe um kit completo de informação. Pode pensar num cartão de visita com uma oferta especial ou até mesmo num saco de pano promocional com materiais de leitura sobre o seu negócio.
Se está a utilizar um material de marketing pós-venda como ferramenta de acompanhamento, inclua uma nota escrita à mão: talvez uma breve mensagem no verso de um cartão de visita ou um lembrete promocional para encorajar os novos clientes a darem o próximo passo.
Vai fazer uma visita de rotina a um cliente regular? Claramente, este cliente já tem a sua informação de contacto, por isso, não há necessidade de o saturar com folhetos, avisos para portas ou cartões de visita. Em vez disso, deixe-lhe algo mais “divertido”, como um íman ou uma pilha de autocolantes com o seu logótipo.
DICA VISTAPRINT
Si tienes dudas, habla con un diseñador. Intercambia servicios con un amigo especializado en diseño gráfico para que el diseño de tu tarjeta de visita concuerde con tu imagen de marca o recurre a los Servicios de diseño gráfico de Vistaprint.
Deixe estes lembretes apelativos por toda a vizinhança, assim, conseguirá atrair e encorajar
novos clientes.
4
Deixe algo que os seus clientes vão usar várias vezes, como uma caneta personalizada.
Dê asas à imaginação na distribuição.
Os materiais de marketing pós-venda são normalmente deixados para trás após o serviço numa casa. No entanto, agora que tem estes materiais de marketing prontos para distribuir, comece a pensar fora dos padrões normais.
Quando os clientes assinam um recibo ou uma fatura pelo seu serviço, ofereça-lhes uma caneta com a sua marca e deixe-os ficar com ela. Quer a usem para rabiscar uma lista de compras ou para fazer as palavras-cruzadas, a caneta vai com certeza manter-se perto do seu cliente e o seu pequeno negócio também. Precisa de anunciar um novo serviço ou oferta? Informe os seus clientes com um material de marketing pós-venda mesmo que o serviço ainda não esteja feito. Com um aviso para portas na porta da frente ou com um folheto atualizado na caixa do correio: promova as novidades do seu negócio com um lembrete físico.