Como gerir o e-mail marketing da sua pequena empresa

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Milhares de milhões de pessoas usam o e-mail todos os dias. De acordo com dados da Statista, existem atualmente 4 mil milhões de utilizadores diários de e-mail (prevendo-se que este número atinja 4,6 mil milhões em 2025) e todos os dias são enviados e recebidos 306 mil milhões de e-mails, um número verdadeiramente impressionante.

Uma vez que metade da população mundial utiliza e-mail, o e-mail marketing oferece uma oportunidade extraordinária para interagir com os seus clientes, enviar mensagens importantes e promover o envolvimento do público-alvo, as vendas e os lucros da sua empresa. Mas com tantos e-mails enviados todos os dias, se quiser que as suas campanhas de e-mail marketing obtenham bons resultados, terá de se destacar no meio de todas as mensagens que os seus clientes recebem na caixa de entrada, captar a sua atenção e fazer com que abram a sua mensagem.

Neste guia, iremos analisar as melhores práticas de e-mail marketing que precisa de conhecer para tirar o máximo partido das suas campanhas de e-mail marketing e obter resultados reais para o seu negócio. Iremos abordar noções básicas e avançadas de e-mail marketing para o ajudar a otimizar as suas campanhas, incluindo:

  1. Como definir objetivos para as suas campanhas de e-mail marketing
  2. Noções básicas de criação de listas de endereços de e-mail
  3. Como escrever linhas de assunto que captem as atenções
  4. Estratégias para otimizar as suas campanhas de e-mail marketing

1. Como definir objetivos para as suas campanhas de e-mail marketing

Na criação de uma campanha de e-mail marketing deve definir sempre um objetivo claro. Isto permitirá medir o êxito da campanha e garantirá que o seu e-mail tem uma mensagem clara e coesa.

Antes de começar a criar as suas mensagens de e-mail, pense no que pretende alcançar e qual o benefício ou o valor que o e-mail irá trazer aos seus clientes. Por exemplo, terá uma promoção a decorrer em breve? Então, o objetivo do seu e-mail será divulgar essa promoção junto dos clientes, podendo oferecer valor ao enviar um cupão exclusivo que incentive a compra.

Também é importante definir quais as métricas a utilizar para medir o êxito das suas campanhas de e-mail. Algumas das métricas que deve ter em conta são:

  • Taxa de abertura. A taxa de abertura é o número de e-mails que os clientes abrem, dividido pelo número total de e-mails enviados e multiplicado por 100. Por exemplo, se enviar 100 e-mails e 20 pessoas abrirem esses emails, a sua taxa de abertura é de 20% (20/100 x 100). De acordo com dados do Campaign Monitor, a taxa de abertura média em todos os setores é de 21,5 por cento, por isso a sua taxa de abertura ideal deverá ser igual ou superior.
  • Taxa de cliques (click-through rate ou CTR). Sempre que envia um e-mail, pretende que haja algum tipo de ação sobre o mesmo e isso geralmente significa clicar numa ligação existente na mensagem de e-mail. Trata-se da taxa de cliques ou CTR. A CTR calcula-se dividindo o número total de cliques num e-mail pelo número total de e-mails enviados, e multiplicando esse número por 100. Assim, se enviar 100 e-mails e 3 pessoas clicarem nesses e-mails, a sua CTR será de 3%. De acordo com dados da Campaign Monitor, a CTR média é de 2,3%, pelo que este deverá ser o seu objetivo.
  • Taxa de cancelamento da subscrição. A taxa de cancelamento da subscrição é a percentagem de clientes que cancelam a subscrição da sua lista após receberem os seus e-mails. Calcula-se dividindo o número de cancelamentos pelo número total de e-mails enviados. Idealmente, deverá manter a sua taxa de cancelamento da subscrição tão baixa quanto possível.

Para que as suas campanhas de e-mail marketing sejam bem-sucedidas, precisa de definir a) o objetivo da campanha, b) o que os seus clientes irão obter com a campanha, e c) quais as métricas que irá utilizar para medir a eficácia dos seus e-mails. Ao definir esses objetivos, saberá como medir o êxito e de que forma irá oferecer aos clientes o tipo de valor de que precisam para interagirem com os seus e-mails, ajudando-o a alcançar as suas métricas de sucesso.

2. Noções básicas de criação de listas de endereços de e-mail

Independentemente dos objetivos que definir para as suas campanhas ou do tipo de valor que está disposto a oferecer, se não tiver uma lista de endereços de e-mail, não terá ninguém a quem enviar os seus e-mails de marketing. É por esse motivo que as estratégias de criação de listas de e-mails são tão importantes. Quanto maior for a lista (e quanto mais for criada com os clientes certos), maior o número de pessoas a quem poderá enviar e-mails de marketing.

Então, como fazer crescer essa lista e como garantir que está a criar uma lista de subscritores que irão interagir com o seu negócio? Tenha em conta as seguintes estratégias à medida que for aumentando a sua lista e planeando as campanhas de e-mail marketing.

  • Ofereça incentivos. As pessoas não gostam da ideia de dar sem receber nada em troca. Ao criar a sua lista, está a pedir algo aos clientes: o endereço de e-mail. Então, porque não oferecer algo em troca? Incentive os clientes a fazerem parte da sua lista de endereços de e-mail oferecendo um código de desconto, um cupão ou um recurso útil.
  • Recolha o máximo número de dados possível. Quanto mais informação recolher sobre os seus subscritores, mais eficazes os seus e-mails serão. Por isso, tente recolher mais do que apenas o endereço de e-mail deles. Se tiver acesso a informações adicionais (como a idade, a localização ou as preferências de compra), poderá utilizar essa informação para adaptar os seus e-mails e enviar mensagens personalizadas.
  • Facilite a subscrição pelos clientes. Se quiser que as pessoas subscrevam a sua lista de e-mails, terá de lhes dar várias oportunidades para o fazer, facilitando esse processo ao máximo. Adicione formulários de subscrição nas áreas mais visíveis do seu web site, como o cabeçalho, rodapé e barra lateral. Caso tenha um programa de fidelização, faça da subscrição da sua lista de e-mails uma parte do processo para que as pessoas possam subscrever ambos os programas de uma só vez. Quanto mais fácil for o processo de subscrição, mais subscritores terá.

Dica VistaPrint:

Os códigos QR são uma excelente forma de simplificar o processo de subscrição para os seus clientes. Crie um código QR que reencaminhe os clientes para um formulário de subscrição, e adicione-o também a cartões de visita, folhetos, menus, entre outros.

3. Como escrever linhas de assunto que captem as atenções

De acordo com dados recentes, 64% das pessoas decidem abrir—ou não abrir—um e-mail apenas com base no assunto. Por isso, se quiser que os clientes abram os seus e-mails, deve criar linhas de assunto de elevada qualidade e que captem as atenções.

Analisemos algumas dicas para escrever linhas de assunto para e-mail marketing que farão com que os clientes queiram abrir os seus e-mails.

  • Crie linhas de assunto claras e concisas. Segundo dados de 2019 da Marketo, idealmente a linha de assunto deve ter 41 carateres. Não é muito (41 carateres são cerca de sete palavras), por isso a linha de assunto deve ser clara e concisa.
  • Personalize a linha de assunto. A maioria das pessoas são inundadas por e-mails de marketing que facilmente se misturam na caixa de entrada. Se se quiser destacar, uma forma fácil de captar a atenção dos clientes passa por acrescentar um toque pessoal. Incluir o nome dos seus clientes na linha de assunto é uma excelente forma de se destacar imediatamente na caixa de entrada e de os incentivar a abrirem o seu e-mail.
  • Utilize a fórmula dos 4 U. Se não tiver a certeza de que a linha de assunto dos seus e-mails é a mais adequada, utilize a fórmula dos 4 «U». Ao pensar na linha de assunto, pergunte-se: «esta linha de assunto de e-mail marketing é urgente, única, útil e ultraespecífica?» As melhores linhas de assunto de uma mensagem de e-mail são as que cumprem estes quatro princípios, portanto, se estiver a faltar um dos «U», tente melhorar a linha de assunto. (Por exemplo, se a linha de assunto não respeitar o princípio da urgência, inclua mais palavras para criar essa urgência, como «por tempo limitado» ou «última oportunidade»).

4. Estratégias para otimizar as suas campanhas de e-mail marketing

Nem todas as campanhas de e-mail marketing são criadas da mesma forma. Se quiser ter resultados reais das suas campanhas, terá de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tirar o máximo partido de cada e-mail ao otimizar as suas campanhas.

Existem várias estratégias que pode utilizar para otimizar as suas campanhas. Abaixo indicamos algumas.

  • Segmente a sua lista. Se tem vários tipos de clientes, por que motivo haveria de enviar os mesmos e-mails para todos? Segmentar a sua lista de endereços de e-mail em diferentes grupos de clientes com base nos interesses, localização, hábitos de compra ou outros dados demográficos, permite-lhe enviar mensagens personalizadas que terão maior probabilidade de dizerem algo ao cliente.
  • Certifique-se de que os seus e-mails de marketing exibem a marca. Os seus clientes devem conseguir perceber quem enviou o e-mail imediatamente após a abertura do mesmo. Certifique-se de que todos os e-mails que enviar incluem o logótipo, as cores da marca e quaisquer outros elementos que a identifiquem.
  • Envie os seus e-mails no momento certo. O momento em que envia os seus e-mails pode ter um impacto tão grande como o conteúdo dos mesmos. Apesar de poder haver momentos específicos de acordo com o setor em causa e a base de clientes, segundo dados do Campaign Monitor, a probabilidade de os clientes abrirem os seus e-mails é maior às segundas e quintas do que aos sábados e domingos. Por isso, se quiser que os seus e-mails sejam vistos pelo máximo número de clientes possível, envie-os durante a semana e, mais especificamente, às segundas ou quintas.
  • Otimize os seus e-mails para dispositivos móveis. De acordo com dados da Statista, quase metade de todos os e-mails de marketing são abertos em dispositivos móveis, por isso, se não tiver otimizado os seus e-mails para smartphones e tablets, está a perder uma grande oportunidade de promover a interação com os clientes. Segundo dados do Mailchimp, a utilização de um design adaptado para dispositivos móveis nas suas campanhas de e-mail marketing pode aumentar os cliques em 15%, portanto certifique-se de que está a utilizar um modelo de e-mail marketing responsivo.