Tempo de leitura estimado: 6 minutos
Se tem o seu próprio negócio, é provável que já tenha ouvido falar do termo “branding”. No entanto, há uma panóplia de termos adicionais associados a branding e se quer que o seu próprio branding tenha sucesso, terá de ter uma boa compreensão da terminologia.
Este glossário de termos de branding contém as palavras e frases de que precisa para criar uma identidade de marca de sucesso para o seu pequeno negócio. Por isso, da próxima vez que se deparar com um termo de branding, cujo significado não seja claro para si, pode consultar este glossário para ajudar a esclarecer. Este pode ser também um guia para o seu processo de branding na criação de uma marca mais eficiente e coesa.
Marca, branding e identidade de marca
OS termos “marca”, “branding” e “identidade de marca” são, frequentemente, usados alternadamente. No entanto, a verdade é que são três conceitos muito distintos e para avançar com um processo de branding eficaz, é importante compreender a diferença entre os três.
A sua marca é a forma como a sua empresa é percecionada aos olhos do público. Branding é qualquer ação que tomar para moldar a perceção que os clientes têm do seu negócio. A sua identidade de marca consiste nos ativos que criar durante o processo de branding, como o seu logótipo, o tom de voz da sua marca ou a paleta de cores da sua marca (falaremos mais disso abaixo).
Por exemplo, imaginemos que vai lançar uma nova linha de vestuário e que pretende projetar uma imagem arrojada, atual e em linha com as tendências. Isso é a sua marca. Para mostrar aos clientes que a sua marca é, de facto, arrojada, atual e em linha com as tendências, precisar de dar passos que deem forma a essa perceção. Pode começar por pesquisar tendências de moda atuais, criar mood boards e escolher que peças vai incluir na sua primeira coleção. Isso é branding. Qualquer coisa que crie para promover a sua marca e influenciar a forma como os potenciais clientes percecionam a sua marca — como o seu logótipo, o seu Web site e as lonas publicitárias da sua loja — seriam considerados parte da sua identidade de marca.
Ativo de marca
Um ativo de marca faz parte da sua identidade de marca; é tudo aquilo que criar para ajuda a identificar a sua empresa junto de potenciais clientes. O seu logótipo é aquilo que, provavelmente, terá maior visibilidade, mas os componentes de design, como os tipos de letra da marca, as cores ou slogans são também considerados ativos de marca.

Auditoria de marca
Uma auditoria de marca é uma análise em profundidade à sua marca para identificar o que está a funcionar e o que não está e, a partir daí, desenvolver um plano para efetuar melhorias. Durante uma auditoria, irá recolher o máximo de informação possível sobre o desempenho da sua marca (por exemplo, os dados de vendas e do Web site e os comentários de clientes) para compreender melhor em que ponto se encontra a sua marca atualmente. A partir daí, pode planear atualizações e melhorias de forma mais eficaz.
Reconhecimento de marca
O reconhecimento de marca visa gerar familiaridade e reconhecimento no mercado. Quanto mais o seu público-alvo conhecer e reconhecer a sua marca, maior é a probabilidade de se tornarem clientes. Por exemplo, pode criar reconhecimento de marca ao organizar eventos na sua comunidade ou ao criar uma campanha de anúncios direcionada aos seus clientes ideais.
Consistência de marca
Para que a sua marca seja eficaz, precisa de ser consistente, independentemente de onde os seus clientes a encontrem. Este princípio é conhecido como consistência de marca. A consistência de marca inclui a criação de uma experiência de marca consistente em todos os canais, seja no Web site da sua empresa, nos perfis de redes sociais ou nos materiais impressos. Por exemplo, o logótipo nas suas embalagens deve ser também utilizado nas suas redes sociais e no seu Web site. Este tipo de consistência cria credibilidade para o seu pequeno negócio.
Património de marca
O património de marca é o valor que a sua marca detém, tanto de uma perspetiva financeira (por exemplo, no que respeita às vendas) como não financeira (por exemplo, associações positivas à sua marca).
Diretrizes de marca
As suas diretrizes de marca delineiam todos as normas associadas à sua marca num único documento. Isto inclui coisas como a paleta de cores da marca, o tom de voz da marca, os tipos de letra, o design do logótipo e as normas da marca.
Dica VistaPrint
As suas diretrizes de marca definem tudo o que deve ser conhecido sobre a sua marca, por isso, certifique-se de que as próprias diretrizes são concebidas de forma consistente com o seu branding. Use a paleta de cores e os tipos de letra da sua marca – e não se esqueça de incluir o seu logótipo e outros ativos no documento.
Mapa de marca
Um mapa de marca é uma descrição visual de tudo o que se associa à sua marca. Este dá-lhe uma perspetiva geral de como a sua marca funciona, incluindo os seus objetivos e a sua visão, os seus ativos criativos e o papel que cada colaborador desempenha para dar vida à marca.
Missão e valores da marca
A missão e valores da sua marca definem, em grande escala, quem é, enquanto pessoa, o que pode criar uma ligação mais sólida com o seu cliente. O que é importante para a sua empresa? O que estão a tentar conquistar? Que valores lidam a forma como conduzem a vossa atividade? As respostas a estas perguntas dão forma à vossa missão e valores.

Personalidade de marca
Tal como as pessoas, as marcas têm personalidades e a personalidade da sua marca pode influenciar tudo, desde as cores que escolhe incorporar nos ativos da sua marca ao tom de voz que utiliza para comunicar com os seus clientes. Por exemplo, uma marca com uma personalidade sarcástica e jocosa teria uma estratégia e identidade completamente diferentes de uma empresa que pretenda uma personalidade de marca mais acessível, prestável e educativa.
Posicionamento de marca
O posicionamento de marca é a forma como a sua empresa opta por se projetar face aos seus clientes, de modo a distinguir-se dos concorrentes. Em geral, irá determinar o seu posicionamento com base em três fatores:
- Quem é o seu público-alvo?
- Que benefício é que a sua empresa proporciona ao público-alvo?
- O que distingue a sua empresa dos seus concorrentes? Porque devem as pessoas escolher a sua empresa em vez das suas concorrentes?
Tom de voz da marca
O tom de voz da sua marca é a forma como comunica com o público, seja escrita ou verbal. A voz da sua marca pode ter um estilo específico (por exemplo, “profissional e direto” ou “descontraído e amistoso”) bem como vocabulário específico que a sua marca usa ou prefere não usar nas suas comunicações.
Paleta de cores
A paleta de cores da sua marca são as cores distintas que a sua empresa usa em todos os seus ativos e designs. De modo a assegurar consistência, cada cor na paleta deve ser claramente definida, inclusivamente em diferentes meios. Por exemplo, em vez de usar “vermelho” na sua paleta, o procedimento correto seria definir o tom exato que pretende incluir e que tonalidade será utilizada em diferentes circunstâncias (por exemplo, o código HEX para uso na web e CMYK para impressão).
Avatar de cliente
Um avatar de cliente é um perfil que representa o cliente ideal da sua empresa e que pode ser usado para ajudar a orientar decisões de branding. O avatar de cliente inclui informações detalhadas, como a idade, o patamar económico, as principais dificuldades e desejos/necessidades. Irá obter uma personificação tangível para ter em mente ao desenvolver a sua marca. Isto pode ajudar a sua marca a encontrar mais eficazmente o seu cliente ideal.
Logótipo
Um logótipo é um cunho que assume a representação visual da sua empresa. Consoante o seu design, o seu logótipo pode incluir uma variedade de elementos, incluindo texto, formas e imagens. Algumas marcas optam por ter várias opções incluídas nos seus ativos. A Pepsi é um excelente exemplo: uma versão tem “Pepsi” escrita em texto e a outra é estritamente gráfica.

Dica VistaPrint
Uma vez que o seu logótipo é uma parte tão importante – e visível – do seu branding, é importante que tenha uma imagem profissional e bem concebida. Com a 99designs por Vista, pode criar um briefing que descreva exatamente o que procura num logótipo e, depois, fazer um concurso de design, em que um grupo de designers trabalha para dar forma à sua visão.
Ponto de diferenciação
O ponto de diferenciação da sua marca é como um “molho especial”: é aquilo que distingue a sua empresa e a torna diferente e única. O seu ponto de diferenciação é, muitas vezes, aquilo que mais liga a sua empresa ao seu público-alvo, por isso, deve ser claramente definido e um ponto de concentração na estratégia da sua marca.