7 formas de usar códigos QR na restauração

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Os códigos QR tiveram um regresso nos últimos ano: demonstraram ser ferramentas úteis para todos os tipos de pequenos negócios e a restauração não ficou de fora. Se foi jantar fora recentemente, provavelmente encontrou um menu QR… mas que mais é possível fazer com estes? Venha inspirar-se por todas as formas como o seu restaurante, café ou bar pode usar estes códigos QR.

  1. Aceite reservas.
  2. Acelere transações ( e torná-las sem contacto).
  3. Aumente a sua lista de contactos e membros do programa de fidelidade.
  4. Permita que os clientes acedam facilmente ao seu menu.
  5. Obtenha feedback dos clientes.
  6. Promova os seus perfis nas redes sociais.
  7. Mantenha as informações sempre disponíveis.

1. Aceite reservas.

Facilite a realização de reservas ou a inscrição na sua lista de espera a quem passar em frente ao seu restaurante com um código QR: divulgue-o num decalque para janela ou num póster na sua montra. Quando um potencial cliente ler o código, deverá encaminhar-se para a sua página de reservas ou de lista de espera para que possam inscrever-se rapidamente. Se não aceitar reservas por meio de um sistema online, encaminhe os clientes à sua página de contactos para que possam entrar em contacto consigo por telefone ou email.

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Se o seu restaurante estiver com lotação total ou a lista de espera for demasiado longa, inclua uma opção para encomendar comida para levar, utilizando o mesmo código QR.

2. Acelere transações ( e torne-as sem contacto).

O mundo está a tornar-se cada vez mais isento de contacto. Então, porque não aceitar pagamentos sem contacto no seu estabelecimento de restauração? Além de ser uma opção mais segura do que a troca de dinheiro ou a utilização de cartões de crédito, as transações sem contacto são também mais rápidas. Se gere um restaurante, só precisa de criar um código QR que aceite pagamentos. Imprima o código e divulgue-o no balcão da caixa registadora ou no final dos recibos.

3. Aumente a sua lista de contactos e membros do programa de fidelidade.

Incentive os clientes a registarem-se na sua lista de e-mail ou programa de fidelidade enquanto esperam que a comida lhes seja servida. Em vez de delegar a recolha destes dados a um colaborador ou usar caneta e papel, crie um código QR e permita que os clientes introduzam estas informações de forma digital… e rapidamente. Quer recompensar os clientes mais fieis? Em vez de imprimir cupões individuais, crie códigos de cupão com códigos QR que podem ser aplicados em postais, menus de encomendas para levar, e-mails, entre outros.

4. Permita que os clientes acedam facilmente ao seu menu.

Os menus QR tiveram um ponto alto na reabertura de restaurantes e cafés. É uma opção de custo extremamente baixo para os proprietários de restaurantes e disponibiliza uma opção simples e sem contacto para os clientes. Além disso, em vez de imprimir novos menus sempre que mudar a sua ementa ou atualizar os preços, os proprietários podem atualizar o PDF ou página web associada ao código QR. Isto facilita ainda mais a promoção de ofertas especiais, novos itens no menu e produtos de edição limitada. Pode imprimir o seu código QR numa lona publicitária retrátil ou mesmo num autocolante para ser fácil de digitalizar.

Como fazer um menu com código QR:

  1. Adicione o seu menu ao seu Web site ou carregue-o como um PDF.
  2. Copie o link ou o ficheiro e insira-o num gerador de códigos QR.
  3. Imprima e divulga o seu código QR num local fácil de digitalizar.

5. Obtenha feedback dos clientes.

Pedir avaliações nunca é fácil… mas uma forma de tornar isto mais simples é utilizar um código QR. Pode usar o mesmo procedimento aplicável ao seu código QR para as redes sociais e adicioná-lo no final dos recibos ou imprimi-lo em postais de agradecimento. Este código pode encaminhar para a página do seu restaurante no Yelp, o seu perfil no Facebook ou página Google for Business… ou para qualquer outro local em que esteja a tentar obter avaliações online. Tal como incentiva os seus seguidores nas redes sociais, podes também encorajar os clientes a deixarem uma avaliação, oferecendo-lhes um desconto ou algo grátis para usarem na próxima visita.

6. Promova os seus perfis nas redes sociais.

Faça com que seja fácil os seus clientes seguirem as suas páginas nas redes sociais com um código QR. Divulgue o código na mesa para que os clientes possam espreitar os seus perfis enquanto esperam pela comida ou bebidas que pediram. Incentive-os a seguirem os seus perfis com uma oferta especial (como 10% de desconto na sua conta) e lembre-lhes que devem identificar os seus perfis se partilharem uma foto com as suas próprias contas. Pode também divulgar este código QR nas montas do seu restaurante, para que os transeuntes curiosos possam espreitar as suas redes sociais enquanto caminham.

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7. Mantenha as informações sempre disponíveis.

É provável que as pessoas passem pelo seu restaurante quando este estiver fechado. Assim, dê.lhes uma forma fácil de acederem às informações sobre o seu horário de funcionamento, dados de contacto, menu, entre outras coisas, utilizando um código QR informativo na montra do seu estabelecimento.