Tempo de leitura estimado: 5 minutos
Graças ao distanciamento social, às máscaras e a uma taxa de vacinação acelerada, estamos cada vez mais próximos da normalidade.
Apesar de serem ótimas notícias para todos (especialmente para os proprietários de pequenos negócios), há muito a ter em conta no que toca à sua estratégia de marca. Se mudou a sua estratégia em resposta à pandemia, no ano passado, a divulgação da sua marca pode não ser tão eficaz ou relevante quando voltarmos ao “normal”.
Por isso, se quiser que o seu negócio tenha sucesso no futuro, é melhor começar a repensar a estratégia da sua marca para criar uma melhor ligação com os clientes hoje. Eis como pode fazê-lo.
Garanta que a sua marca é consistente.
A confiança sempre foi um elemento importante da relação entre empresas e clientes… e, após um ano de incerteza, a confiança é agora mais importante que nunca. Se pretende que as pessoas se envolvam com o seu negócio e se tornam clientes fiéis, tem de criar uma ligação de confiança com elas. Uma forma de o conseguir é através da consistência na divulgação e mensagem da sua marca.
Se fez quaisquer alterações à sua marca (ou se está a planear fazer alterações em breve), certifique-se de que são consistentes em qualquer local em que os seus clientes possam encontrar a mesma. Imaginemos que atualizou recentemente o seu logótipo. Certifique-se de que o seu novo logótipo está atualizado em todos os pontos de contacto com a sua marca, físicos ou digitais (como a sua sinalética, web site e redes sociais). Alterou a voz da sua marca — a forma como fala com os seus clientes? Garanta que atualiza os textos do seu web site para refletirem a sua nova voz.
Se a sua marca for consistente, os seus clientes saberão o que esperar do seu negócio e essa consistência na sua marca ajudará a construir confiança e a fortalecer a relação com o seu público.
Dica Vistaprint
Sente que a sua marca precisa de um novo ar, mas não sabe onde começar? Os especialistas na 99designs por Vistaprint podem ajudar a criar um novo visual para o seu pequeno negócio.
Informe os seus clientes sobre quaisquer alterações no seu negócio.
A maioria dos proprietários de pequenos negócios teve de fazer alterações para manterem os seus negócios durante a pandemia. Se manteve os clientes informados sobre as mudanças que foram acontecendo, como irá continuar a atualizá-los à medida que as restrições forem sendo levantadas? Esta é uma ótima oportunidade para os relembrar acerca destas mudanças e de fortalecer a sua marca, ao mesmo tempo.
Fechou a sua loja física para se concentrar nas vendas online? Envie um e-mail à sua lista de clientes para apresentar a sua loja online e ofereça-lhes algo especial (envio grátis, por exemplo) na sua próxima compra. Imaginemos agora que tem um restaurante. Se tiver implementado um serviço de take-away e entregas no último ano, mas estiver pronto para voltar a acolher clientes no restaurante, envie um postal ou flyer com a sua marca para anunciar a grande reabertura.
Os negócios adaptaram-se ao longo do último ano e vão provavelmente continuar a evoluir enquanto o mundo reabre gradualmente. Entretanto, garanta que os seus clientes têm toda a informação de que precisam para terem uma experiência positiva com o seu negócio.
Os postais
Espalham a mensagem da sua grande reabertura: pondere incluir uma oferta especial.
Informe os seus clientes sobre eventuais alterações, consoante o levantamento das restrições.
Neste momento, as medidas de segurança relacionadas com a COVID estão a ser eliminadas, nomeadamente, no que respeita ao uso de máscaras, ao distanciamento social e às limitações de capacidade. Muitos consumidores podem achar que estas diretrizes significam que todos os negócios vão regressar ao “normal”, mas isso pode não acontecer. Independentemente do que decide fazer pelo seu negócio, assegure-se de que informa os clientes daquilo que vai ou não mudar.
Por exemplo, se for o proprietário de um salão de beleza, que teve de reduzir a sua capacidade para 50% durante a COVID. Com o levantamento das restrições, pode decidir retomar o funcionamento com a ocupação máxima ou pode ter percebido que os seus colaboradores (e o seu negócio) funcionam melhor com menos clientes. De qualquer forma, deverá dizer aos clientes aquilo que podem esperar no seu salão nos meses que se aproximam. Por um lado, se retomar o funcionamento com a capacidade máxima, corre o risco de aborrecer os clientes que continuam renitentes a expor-se a um grupo maior de pessoas. Se, por outro lado, decidir restringir as visitas dos clientes, corre o risco de deixar alguns clientes frustrados quando não conseguirem fazer uma marcação tão facilmente como antes da pandemia.
Quanto mais transparente for com os seus clientes sobre como o seu negócio está (ou não está) a mudar, melhor será a sua capacidade para manter as suas relações com eles — e mais forte ficará a sua marca, como resultado.
Explore oportunidades de parceria com outros negócios.
A COVID-19 foi dura para os pequenos negócios. No entanto, estes desafios representam uma oportunidade de união para as comunidades e de criação de parcerias com outros proprietários de negócios locais, fortalecendo assim a sua marca.
Pesquise empresas que tenham uma base de clientes semelhante, mas que não sejam concorrentes diretos e procure formas de se unirem para acrescentarem valor ao seu negócio e aos seus clientes. Por exemplo, se for proprietário de uma empresa de mobiliário, pode fazer parceria com um designer de interiores para oferecerem serviços de design de interiores “chave-na-mão” ao cliente. Se tiver um negócio de sumos orgânicos, pode fazer parceira com um estúdio de ioga local para promoverem um evento pop-up. Se vende óculos de sol online, poderá ser conveniente fazer parceria com uma loja online especializada em roupa de banho. Assim, as marcas podem promover-se mutuamente junto dos seus contactos.
Estes tipos de parceria são uma ótima forma de se ligar a novos clientes, reforçar a sua marca e promover o negócio. Por isso, garanta que está a explorar ativamente e a tirar proveito de oportunidades de parcerias que façam sentido para a sua marca.
Dica Vistaprint
Se pretende realmente aproveitar ao máximo as suas parcerias de negócios, pense em formas de incentivar os clientes. Por exemplo, quando um parceiro promove a sua marca junto dos subscritores da sua newsletter, ofereça-lhe um código de desconto exclusivo.
Procure novas oportunidades para fortalecer a sua marca.
A COVID mudou a forma como fazemos negócios, de várias formas. Por isso, deve planear mudar a forma como promove a sua marca, inclusivamente pesquisando novas e inesperadas oportunidades para ligar-se a clientes e promover o seu negócio.
Costuma promover o seu negócio artesanal online e com vendas no Etsy? À medida que as coisas começam a melhorar, poderá considerar fazer algum marketing local para criar uma relação com os clientes na sua área, por exemplo, em feiras de artesanato. Ou imaginemos que tem um negócio de vinhos e vende principalmente a clientes através de distribuidores, como mercearias. Pode pensar em ligar-se aos clientes diretamente, por exemplo, através de uma caixa de subscrição mensal ou de eventos de degustação locais.
A questão é que existem muitas formas de reforçar a sua marca e de se ligar aos clientes. Se quiser que o seu negócio prospere à medida que as restrições relacionadas com a COVID são levantadas, deve planear explorar novas e diferentes maneiras de construir (e reforçar) essa ligação.
Lista de tarefas
1. Torne a sua marca consistente.
2. Partilhe as novidades.
3. Atualize os seus clientes sobre as restrições.
4. Explore parcerias.
5. Divulgue o seu negócio de novas formas.