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Prepare-se para o sucesso e tire o máximo partido da época festiva
As festas estão mesmo aí à porta. E para as empresas com atividade retalhista, a época natalícia é também a mais agitada do ano, representando uma grande oportunidade de aumentar as vendas.
Nesta altura do ano, os pequenos negócios tentam fazer tudo o que está ao seu alcance para atrair os clientes e levá-los a fazerem as compras de Natal nos seus estabelecimentos. No entanto, pode ser desafiante destacar-se da concorrência e criar uma ligação com os seus clientes ideais para captar a sua atenção. Mas, embora seja desafiante, não é impossível! Com um pouco de esforço, conseguirá organizar-se, preparar-se para a época festiva, dar os passos necessários para que o seu negócio se destaque e, no meio de todo o processo, aumentar as vendas.
De seguida, encontrará os 3 produtos de marketing de que precisa para preparar e destacar o seu negócio durante a época festiva.
1. Lonas publicitárias em vinil
As lonas publicitárias em vinil são uma das ferramentas de marketing mais versáteis para o pequeno comércio. Estão disponíveis numa variedade de tamanhos, permitindo fazer publicidade em espaços pequenos ou grandes; podem ser usadas dentro ou fora da sua loja ou estabelecimento; e permitem criar entusiasmo nas pessoas relativamente a uma promoção ou evento natalício próximo. Além disso, as lonas publicitárias são uma boa forma de dar visibilidade à sua marca e de a promover. Certifique-se de que as lonas publicitárias em vinil são preparadas com antecedência, têm um design apelativo e incluem o nome da marca, quer o seu objetivo seja publicitar a sua maior promoção de Natal ou captar a atenção dos transeuntes levando-os a entrar na sua loja.
Dica Vistaprint
A lona publicitária em vinil poderá ser decorada com motivos natalícios, mas não se esqueça de destacar o logótipo da sua marca. Garanta que o seu logótipo assume uma boa apresentação nos seus materiais de marketing festivos com a ajuda dos especialistas da 99designs by Vistaprint.
2. Flyers
Os clientes que habitualmente compram na sua loja *antes* do pico de movimento da época festiva são geralmente os mesmos clientes que irão comprar na sua loja *durante* esse período, por isso será boa ideia fornecer-lhes alguma informação sobre o que tem planeado para a quadra natalícia enquanto fazem as compras agora. Os flyers são uma ótima forma de partilhar informações sobre futuros eventos, ofertas e promoções durante a época festiva. Mantenha um conjunto de flyers junto à caixa registadora ou pendure alguns na montra e distribua-os um pouco por toda a loja. Ou, se quiser ter a certeza de que todos os clientes saem da loja com um flyer, coloque um em cada saco de compras.
3. Cartões de fidelização
Enquanto proprietário de um pequeno negócio, saberá com certeza que a quadra natalícia é a altura mais movimentada do ano em termos de compras. Então, porque não oferecer aos clientes o incentivo de que precisam para fazerem as compras de Natal no seu estabelecimento? Os cartões de fidelização são uma boa forma de impulsionar as vendas não só na época festiva, mas durante todo o ano! Crie um utilizando um cartão de visita standard como modelo para o design. Inclua o logótipo, o nome da marca ou outras informações relevantes num dos lados do cartão. Do outro, inclua vários espaços ou caixas para obliterar ou carimbar. Distribua-os e informe os clientes que ganharão um carimbo ou furo no cartão por cada compra. Uma vez alcançado um número determinado de furos ou carimbos, terão direito a um presente especial (por exemplo, merchandising da marca ou um desconto na próxima compra).
Mais algumas sugestões para tirar o máximo partido da época festiva:
Invista em embalagens com a marca.
A palavra-chave na frase “pico da época natalícia”? Época. Geralmente, as compras de Natal não são feitas apenas num dia… ou mesmo numa semana. Muitos clientes fazem as suas compras ao longo do período natalício. Por isso, se quiser manter o seu negócio em destaque e incentivar os seus clientes mais fiéis a voltarem para fazer mais compras de Natal, invista em embalagens com a sua marca. Quando os clientes virem a embalagem (um saco de papel com a marca ou uma caixa com um autocolante com o logótipo), irão lembrar-se da experiência que tiveram na sua loja e voltarão lá. O mesmo se aplica a encomendas enviadas por correio: Em vez de usar uma caixa genérica, uma embalagem com a marca irá lembrar os clientes do sítio onde compraram aquele extraordinário presente de Natal, mantendo o seu negócio na memória mesmo após a época festiva.
Pense fora da caixa quando planear as suas promoções de Natal.
As promoções estão um pouco por todo o lado durante a época festiva. Todos os comerciantes terão ofertas, eventos ou promoções para atrair clientes. Se se quiser destacar, *agora* é a altura certa para começar a pensar na sua própria estratégia de vendas durante a época natalícia. Não tenha medo de pensar fora da caixa e experimentar algo novo e diferente. Em vez de oferecer 15% de desconto em todos os produtos, misture vários tipos de ofertas e dê aos clientes a oportunidade de fazerem girar uma roleta que contém uma variedade de incentivos de compra: por exemplo, 20% de desconto no valor total das compras, um presente por cada compra ou uma promoção especial de Natal.
Use a montra do seu estabelecimento como um instrumento para se destacar.
Durante o pico da época festiva, as pessoas andam constantemente de um lado para o outro a fazer as suas compras de Natal, e a montra do seu estabelecimento oferece a oportunidade perfeita para se destacar e atrair a atenção dos clientes, levando-os a entrar na sua loja. Por isso, invista na sua montra! Dê visibilidade aos seus melhores produtos, adicione pósteres para publicitar as promoções de Natal, crie um espírito festivo com decorações natalícias… não há limites para a imaginação! Quanto mais a sua montra se destacar, mais a sua loja irá destacar-se também, e a probabilidade de as pessoas entrarem e comprarem será maior.
Dica Vistaprint
Quando os clientes entram na sua loja, quer que identifiquem a sua marca. Colocar um decalque para janela na sua montra é uma excelente forma de apresentar a sua marca aos clientes que passam na rua e de partilhar informações sobre o horário de funcionamento.
Atualize a sua presença online.
A sua loja física é uma boa forma de chamar a atenção das pessoas durante a época festiva. Mas não se esqueça da sua montra digital! Para preparar totalmente o seu web site para as festas, altere o design do site de forma a refletir esta época e informe os clientes sobre todas as iniciativas que irão decorrer na loja durante a mesma. Se optar por um tema com flocos de neve nas montras da sua loja, porque não acrescentar um banner digital inspirado nesse mesmo tema na página inicial do seu site? Além de estar em sintonia com o espírito da época festiva, este tipo de coerência e harmonização cria credibilidade em relação ao seu pequeno negócio.
Tudo aquilo de que precisa para se preparar para uma época festiva bem-sucedida:
- Lonas publicitárias em vinil
- Flyers
- Cartões de fidelização
- Embalagens com a marca
- Promoções de Natal criativas
- Uma montra à qual ninguém ficará indiferente