Nos bastidores: Tendências de postais de boas festas para 2022

Tempo de leitura estimado: 6 minutos

O que envolve a criação da coleção anual de postais de boas festas da VistaPrint? Mais de nove meses de trabalho, 50 pessoas (incluindo investigadores, estrategistas, especialistas de tendência, designers, diretores artísticos e ilustradores), milhares de amostras de clientes, criatividade sem limites e muita ajuda dos duendes da casa.

Estivemos à conversa com alguns dos membros da equipa Vista que dedicam o ano inteiro a transformar a época festiva em realidade. Saiba mais sobre o processo criativo em 4 passos e venha descobrir os respetivos designs favoritos de postais de boas festas para 2022.

  1. Primeiro, entramos na personagem para descobrir o que os clientes estão a adorar.
  2. Depois, fazemos alguma pesquisa de tendências para criar a base para a coleção de postais de boas festas para este ano.
  3. É, então, altura de os designers meterem as mãos na massa.
  4. Finalmente, os clientes tornam-se criativos e adicionam os seus toques pessoais.

Passo 1: Entrar na personagem e descobrir o que os clientes adoram

Compreender as personagens principais é essencial para qualquer boa história. Para a coleção de postais de Natal da VistaPrint, isto significa pôr-se na pele do cliente. Quando a época festiva abranda, a nossa equipa de estratégia analisa a forma como os clientes reagiram à coleção do ano passado, o que procuraram e o que utilizaram para desenhar os seus postais. Procuramos tendências nas fotos que as pessoas carregam, como casamentos, nascimentos de bebés ou viagens empolgantes: compreender os eventos importantes que os clientes querem partilhar ajuda-nos a criar postais que adoram.

Como sabemos o que procuram os nossos clientes num postal de Natal?

Katie Raabe (Manager, Criação de produtos e experiência): Para decidirmos que postais novos vamos criar, analisamos aqueles que foram mais populares na última estação e as novas tendências que estão a aparecer, este ano. Inspiramo-nos em material de escritório, design floral, design tipográfico e muito mais.

Jen Movitz (Creative Manager, Design de produtos): Pesquisamos tendências na cultura popular, em coisas como a decoração de interiores e o vestuário. Depois, trabalhamos com a equipa de estratégia para analisarmos os dados dos clientes. Este processo ajuda-nos a determinar o que será popular nesta época festiva.

Como é que a VistaPrint acerta nas tendências para clientes de todo o mundo?

Joanna Alves (Associate Creative Director): Ao analisar as tendências de design e das épocas festivas em todo o mundo, conseguimos ter uma boa ideia do que é popular. Temos um estrategista especificamente localizado na Europa para analisar o que os nossos clientes compram e para obter feedback destes.  Também contamos com designers de produto em todo o mundo que nos fornecem feedback e a sua perícia em design.

A consciência cultural é uma parte importante do processo de design: envolve ouvir o feedback, observar a forma como os clientes utilizam os nossos postais e conhecer as diferentes tradições festivas (como o envio de postais de Ano Novo em França). Dispomos de tradutores de todos os cantos do mundo que nos ajudam a compreender as nuances culturais e a satisfazer as necessidades de todos os nossos clientes.

FAVORITO DA EQUIPA

Um dos meus postais de boas festas favoritos deste ano é este design em xadrez simples criado por Katie Upton. É subtilmente festivo, com tons vermelho e verde suaves e um texto divertido e engraçado. Este design é clássico e minimalista e faz realmente sobressair uma foto bonita.

Joanna Alves

Associate Creative Director

Passo 2: Criar a base depois de determinar as tendências

Todos somos influenciados pelas coisas que nos rodeiam. Por isso, para criar designs de postais que encantam, é importante estarmos conscientes das tendências atuais. Na VistaPrint, tentamos romper os limites do design, dando, ainda assim, aos clientes exatamente aquilo que pretendem. Por isso, todos os anos disponibilizamos postais tradicionais juntamente com opções mais experimentais e inovadoras.

O que é a investigação de tendências e o que envolve?

Jen: A investigação de tendências consiste em aprofundar a estética da cultura popular. Abordamos uma série de recursos tais como moda, design de interiores, design de superfície e impressão, prestando atenção às cores e aos padrões. Consigo muita inspiração ao olhar para complementos de decoração de interiores como tapetes, almofadas e arte de parede.

Joanna: A equipa de Criação de produtos e experiência obtém as tendências de postais de boas festas com a ajuda de um serviço de previsão. Criamos temas que remetem para ideias estratégicas que fazem parte intrínseca do nosso quotidiano em 2022. Complementamos estas considerações com a análise das tendências em matéria de design de interiores, belas-artes e design gráfico. Também estudamos a pesquisa dos nossos clientes e as lacunas competitivas. A combinação de todos estes elementos oferece-nos um panorama bastante claro daquilo que podemos esperar nesta época festiva.

Que tendências iremos ver na coleção de postais de boas festas deste ano?

Joanna: As tendências que identificámos este ano incluem a modernização de padrões axadrezados clássicos em cores vivas e arrojadas, blocos de cores simples e formas reduzidas, e uma interpretação sofisticada da temática da nostalgia com referências e influências rústicas. Também identificámos novas abordagens aos temas clássicos centrados em flores e folhagens que instilam uma lufada de ar fresco nestes motivos intemporais (por exemplo, a técnica de estampagem é bastante popular).

A VistaPrint introduz novas tendências? Ou pensa mais em criar aquilo de que os clientes estão à procura?

Katie: A nossa grande prioridade é fornecer o que os clientes procuram.  Estamos constantemente a explorar novas formas de concretizar estes favoritos dos clientes. Também sentimos que é importante mostrar algumas novas tendências que podem ainda não ser tão populares: os clientes podem encontrar estas tendências espalhadas pela nossa galeria. Sentimos que é importante ter uma vasta gama de estilos e tendências que se adequa às necessidades da nossa diversificada base de clientes.

FAVORITO DA EQUIPA

O meu postal favorito da nossa coleção para a época festiva deste ano é este postal arrojado com flores de grandes dimensões. Este design integra notas festivas sem ser demasiado tradicional/literal. A designer, Irina Shapeton, utilizou uma técnica de papel recortado para criar as formas das pétalas de flores e da folhagem, o que confere ao postal uma estética orgânica e artesanal. O fundo preto é uma escolha arrojada para um postal de boas festas e oferece um belo contraste com o elemento gráfico em formato de papel recortado.

Skylar Ryan

Art Director

Passo 3: os designers metem as mãos na massa!

A equipa já passou por meses de investigação e planeamento, mas a história ainda agora começou. Está na altura de dar vida à coleção de postais.

Como é que a inspiração chega aos designers?

Skylar Ridabock (Art Director): Muitos dos designers da equipa conseguem inspiração ao olhar para o trabalho de outros excelentes artistas, calígrafos, designers e até mesmo ilustradores de livros infantis. Inspiro-me muito nas tendências do design de interiores, acabamentos, padrões, texturas e ao passear pelo mundo inteiro. Se vejo um padrão de que gosto num bloco de notas enquanto faço compras, tiro-lhe uma fotografia. Também sigo muitos designers e calígrafos no Instagram, que me inspiram todos os dias. Além disso, gosto de pedir a opinião dos meus amigos e familiares acerca dos meus designs. Os meus pais são ambos proprietários de pequenas empresas e também clientes da VistaPrint, por isso, é útil tê-los como conselheiros.

Jon Decelles (Art Director, Design de produtos): Por vezes, procuro inspiração específica para o projeto em que me pedem para trabalhar, mas na minha própria vida, tenho tendência a ser atraído por coisas de que gostava em pequeno. Adoro coisas da cultura pop dos anos 80 e rodeio-me de coisas relacionadas com isso, mas por vezes, gosto de me sentir inspirado por artistas locais e coisas como o vintage ou embalagens e sinalética vintage moderna.

Como é que os designers trabalham?

Skylar: Cada designer tem o seu processo, mas muitos dos designers da nossa equipa começam pela inspiração, seguida de esboços em miniatura para terem uma ideia de como irão abordar o layout do seu trabalho. Em seguida, dão vida à sua ideia no computador. A revisão e a crítica internas são parte integrante do nosso processo de design. Os designers são incentivados a mostrarem o seu trabalho a outros membros da nossa equipa para receberem feedback em cada etapa do processo.

Jon: Isto depende do designer, mas geralmente procuro inspiração em artistas e designers no Pinterest e no Instagram. Por vezes, se estou numa loja ou em qualquer lado com a minha família e vejo algo que me interessa, tiro uma foto com o telemóvel e guardo-a num documento para inspiração. A partir daí, faço uma espécie de mistura das coisas na minha mente até que elas comecem a tornar-se ideias que posso trabalhar. Também desenho coisas num pequeno bloco de notas que tenho na minha secretária ou junto várias peças de inspiração no Adobe Photoshop ou Illustrator para ver se uma ideia funciona fora do meu cérebro. Depois disso, apresento conceitos à minha equipa e passo (geralmente) por várias rondas de feedback e edições ate chegarmos a algo que funcione bem com o cliente a que se destina.

O processo de design é muito pessoal?

Skylar: O processo de design é extremamente pessoal para cada designer. Embora existam certos aspetos do processo pelos quais todos têm de passar, cada membro da equipa tem a sua própria abordagem única. Alguns designers desenham à mão em papel e digitalizam o seu trabalho, outros fazem tudo no seu iPad ou computador, alguns escrevem à mão a maior parte da sua tipografia, enquanto outros usam principalmente tipos de letra. É a diversificação dentro do processo de cada designer que faz com que a coleção de postais de boas festas seja tão variada.

Jen: Acho que o processo criativo é sempre muito pessoal. Os nossos designers têm uma grande paixão pelo que fazem, o que faz deles artistas maravilhosos. Mas também sabem como equilibrar isso com as necessidades dos clientes.

Jennifer Nguyen (Art Director, Design de produtos): O processo de design pode tornar-se muito pessoal, principalmente devido ao facto de parte de este processo se basear nos nossos sentimentos e naquilo que o postal invoca. É difícil não ser subjetivo porque podemos ser também o cliente para quem estamos a desenhar. Como designer, sinto que a minha especialidade é saber o que os nossos clientes querem e parte disso está relacionado com aquilo de que gosto e que gostaria de receber. Geralmente, pergunto-me: “Compraria este design se fosse o cliente?”

FAVORITO DA EQUIPA

Adoro a simplicidade e serenidade deste postal de boas festas criado por Mary Ellen Campisi. O aspeto discreto e o contorno dourado fino elevam o postal, ao mesmo tempo que as formas únicas do marcador de posição dão-lhe um toque de personalidade. Neste postal, o foco principal são as fotos, pelo que será acarinhado por todos aqueles que o receberem.

Jen Movitz

Creative Manager, Design de produtos

Passo 4: os clientes tornam-se criativos

Os melhores finais são aqueles de que não estamos à espera. E uma parte essencial do processo de design para os postais de boas festas da VistaPrint é assegurar que os clientes podem terminar a história à sua maneira, para que possam oferecer postais verdadeiramente únicos e pessoais.

Todos os postais requerem muita reflexão e criatividade. Como permitem ao cliente dar o seu toque pessoal?

Skylar: Garantir que os nossos postais de boas festas refletem traços pessoais do nosso cliente é extremamente importante. Criamos sempre o design com o cliente em mente.

Jen: Os clientes podem carregar fotos, alterar as cores e mover muitos dos elementos nos nossos postais. Estas funcionalidades garantem que os clientes podem dar o seu toque pessoal.

Joanna: Aprendemos, ao longo dos anos, que os clientes compram na VistaPrint para tornarem os postais de boas festas verdadeiramente seus. Configuramos os nossos modelos com a maior flexibilidade possível para que possam personalizá-los totalmente. E, claro, poder adicionar a sua própria foto é a parte mais importante!

FAVORITO DA EQUIPA

O meu postal de boas festas favorito deste ano vai para este design em xadrez revivalista, moderno e divertido. É um design nada convencional para um postal de boas festas, mas funciona por causa dos quadrados imperfeitos, desenhados à mão para produzir uma imagem acolhedora e apelativa. Por sua vez, as cores ajudam a completar e evocar o espírito da época festiva. Skylar, a designer, tornou-o ainda mais interessante ao usar uma foto em forma de arco/semicírculo que lhe dá uma tónica moderna e muito atual.

Jennifer Nguyen

Art Director, Design de produtos

Qual é a reação ao ver o que os clientes fazem com os designs?

Katie: É sempre divertido ver quais são as opções de cores que atraem os clientes e quais são as felicitações que escolhem adicionar para tornarem os postais verdadeiramente seus. Também é incrível ver caras sorridentes e crianças engraçadas!

Skylar: Adoro ver os nossos cartões pelo mundo! Ver as fotos de família de um cliente num dos postais que criei é sempre recompensador.

Joanna: É tão gratificante ver os clientes acrescentarem os seus toques pessoais aos nossos postais. Ao utilizarem a sua foto de família e saudação para tornarem o postal em algo seu, sinto que contribuí para tornar a sua época festiva um pouco mais especial.

Jennifer: É divertido ver o que os clientes fazem com os nossos designs. Ajuda-nos a ver de um ponto de vista diferente e ajuda-nos a melhorar. No entanto, é muito satisfatório ver que o cliente utilizou o postal com sucesso.

FAVORITO DA EQUIPA

O meu postal de boas festas favorito deste ano tem um design “xadrez abstrato”. Adoro a forma como a designer, Jennifer Nguyen, conseguiu modernizar um padrão natalício muito tradicional ao usar linhas desenhadas à mão e cores em voga. A imagem do postal é atual e contemporânea e, ao mesmo tempo, incorpora um estilo muito clássico da época festiva.

Madison Dueck

Specialist, Criação de produtos e experiência

Qual é a melhor parte de criar a coleção de postais?

Katie: Eu tenho duas partes favoritas! A primeira é fazer a pesquisa de tendências para ver como a decoração de interiores ou tendências florais podem traduzir-se para um postal de papel. A segunda é ver como a nossa equipa de talentosos designers interpreta determinadas tendências e ideias e as transforma em peças de arte únicas e maravilhosas.

Skylar: O que mais gosto na nossa coleção da época festiva é a possibilidade de criar postais para uma gama tão abrangente de estilos de design, tendências e tipos de clientes. Não existem dois postais iguais na nossa coleção e é muito interessante ver como cada designer interpreta um briefing criativo de forma diferente… e incorpora o seu próprio estilo.

Jen: Adoro o processo criativo. Conseguir inspiração para as festas durante os meses quentes de verão é desafiante, mas muito divertido. Explorar famílias tipográficas, cores e padrões que irão trazer alegria aos nossos clientes é muito satisfatório.

Jon: Tenho oportunidade de pensar no Natal, literalmente, todo o ano. Gosto de criar postais de boas festas porque há um pouco mais de flexibilidade criativa… é-nos dado um pouco mais de tempo para criar um bonita ilustração ou alguns elementos gráficos porque, com postais de boas festas, o trabalho artístico é o cerne do produto.

Jennifer: Adoro a parte da pesquisa e de descobrir inspiração e ideias quando começo a criar um novo postal. No entanto, a melhor parte é quando tudo forma uma imagem final: os textos, as cores e o layout. E a sensação de felicidade que o postal nos dá.

FAVORITO DA EQUIPA

Adoro o aspeto minimalista deste postal centrado na folhagem criado por Irina Shapeton. É uma abordagem em perfeita sintonia com as tendências da atualidade, ao combinar um estilo de desenho de linhas com uma textura subtil e um tom esverdeado que lhe confere uma estética orgânica. É facilmente reconhecido como um postal de boas festas, mas sem ser demasiado tradicional.

Katie Raabe

Manager, Criação de produtos e experiência