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A época natalícia é provavelmente uma das mais agitadas para os proprietários de pequenos negócios. E por muito desafiante que se possa tornar, esta altura do ano é uma oportunidade única para construir relações com os clientes que se prolongarão muito tempo depois de toda a gente se cansar (finalmente) dos pijamas com renas.
Então, como fazer as delícias dos seus clientes nestas festas e transformá-los em seguidores leais? Crie embalagens com um design tão bonito que irão apreciá-las tanto quanto a própria compra.
Felizmente, existem várias formas de vencer o jogo da desembalagem sem ter de gastar muito dinheiro ou investir em embalagens novas para as festas. De plantas sazonais a cores criativas, não existem limites para aquilo que pode fazer para distribuir um pouco de alegria nesta época.
Vamos por partes: opte por um visual geral para as suas embalagens festivas.
Antes de partilharmos ideias para embalar as suas compras festivas, deixamos um conselho prático que o ajudará a poupar dinheiro e a conseguir um visual profissional mas ainda assim festivo: decida qual será a estética geral e siga-a. É fácil deixarmo-nos levar pelas fitas de seda e pelos embrulhos natalícios cintilantes e acabarmos por querer usar tudo. Mas uma vez escolhido o visual que condiga com a personalidade do seu negócio, seja ele mais rústico ou glamoroso, é muito mais simples criar embalagens criativas e bonitas.
Analisemos então ideias de embalagens simples e acessíveis que irão conquistar clientes leais (e também as desejadas partilhas no Instagram).
- Modifique o seu papel de embrulho.
- Complemente-o com fita e fio.
- Adorne as embalagens com desenhos feitos à mão.
- Dê-lhes um toque de elegância com ramos, flores e plantas.
- Em caso de dúvida, use autocolantes!
- Promova a sua marca com etiquetas festivas e etiquetas de pendurar.
- Acrescente um toque de estilo às suas embalagens com fita adesiva e etiquetas de devolução personalizadas.
- Destaque-se com bolsas e caixas de envio postal personalizadas.
- Mantenha a simplicidade e funcionalidade com sacos de papel personalizados.
- Acrescente um postal como forma de agradecimento.

1. Modifique o seu papel de embrulho.
A forma mais simples e económica de destacar as suas embalagens consiste em utilizar papel de embrulho. Escolha um padrão ou cor que normalmente não utiliza e as suas embalagens terão de imediato um toque muito especial. Nem sequer precisa de optar pelos verdes e vermelhos que caracterizam a época festiva se essas cores não se identificarem com a sua marca. Outras alternativas igualmente festivas são os tons metalizados ou o branco total, para um visual elegante, o padrão de bolinhas, para um toque divertido, ou o papel kraft habilmente decorado. Ao escolher um tom ou padrão mais neutro, poderá usar o papel que sobrar noutra altura do ano.
2. Complemente-o com fita e fio.
A não ser que os seus dotes na dobragem de papel sejam dignos do Pinterest, poderá complementar o embrulho com alguns detalhes decorativos. Ou seja: fita e fio. Estes elementos são acessíveis, clássicos, bonitos *e* versáteis.
Eis algumas combinações de cor particularmente festivas:
- Fita de cetim larga e colorida sobre papel kraft liso. – Qualquer cor combina bem com papel kraft. Os vermelhos intensos são particularmente festivos, ao passo que a elegância do preto dará um toque luxuoso às embalagens.
- Fio vermelho e branco sobre papel kraft ou papel branco liso. Cria um visual minimalista mas clássico e composto.
- Fita preta ou prateada sobre papel branco liso. Não há como enganar com esta combinação de cores intemporal.

3. Adorne as suas embalagens com desenhos feitos à mão.
Sim, sim, já sabemos o que vai dizer: quem tem tempo para isso? Mas vá por nós. Caso tenha um orçamento limitado e queira dar asas à criatividade, opte por acrescentar um desenho único em cada embalagem que embrulhar. Só precisa de papel kraft e de um marcador… e estes desenhos não têm de ser rebuscados nem de ser demorados. Os clientes que gostam de comprar no pequeno comércio apreciam este elemento “faça-você-mesmo” da experiência.
Eis algumas ideias simples e que causarão boa impressão:
- Flocos de neve. Pode adicionar tantos detalhes quantos quiser, mas mesmo os círculos simples e irregulares com diferentes tamanhos irão criar um visual apelativo. Os “uaus” estão garantidos se os desenhar em papel kraft preto para um contraste extra.
- Laços, grinaldas ou ornamentos. Desenhe-os como se estivessem “pendurados” a partir da parte superior da embalagem!
- Árvores de inverno. Pode parecer elaborado, mas se souber desenhar linhas retas, conseguirá dar vida a este cenário.
- Um simples boneco de neve. O nariz de cenoura é opcional, mas incentivado.
- Uma mensagem curta escrita à mão. Seja criativo com uma anedota ou adivinha festiva.
- Bengalas doces. Pegue num marcador vermelho para um toque de cor particularmente natalício.
4. Dê-lhes um toque de elegância com ramos, flores e plantas.
Esta é outra forma económica de criar embalagens festivas bonitas com um toque sazonal forte. Vá até ao quintal ou ao parque ou floresta mais próxima e recolha alguns pedaços de vegetação de inverno, como zimbro, cipreste, abeto, buxo, árvore-da-cera ou o que encontrar. Mesmo um raminho de alecrim é uma excelente opção: tem uma aroma intenso e mantém-se fresco durante mais tempo do que a maioria das plantas.
Pode optar por uma decoração simples e colocar um raminho por baixo de uma fita ou fio, ou combiná-lo com outros elementos decorativos adicionais, como bolas de Natal, sininhos ou pinhas. Se se sentir especialmente criativo, pode fazer uma árvore de Natal a partir de paus (cipreste ou zimbro são os ideais) e colocar uma estrela desenhada à mão no topo.

5. Em caso de dúvida, use autocolantes!
Os autocolantes são alguns dos elementos mais versáteis em qualquer kit de marketing, pois podem ser adicionados praticamente em todo o lado para um visual atualizado imediato. E os autocolantes festivos não são diferentes. Use-os para fechar sacos de papel pequenos, papel crepe ou envelopes; para colar azevinho às caixas de presente; ou como elemento surpresa no interior da embalagem. (Autocolantes individuais, alguém?)
Os autocolantes de Natal ou Ano Novo são ideais por serem uma forma económica de proporcionar uma decoração festiva aos seus produtos mantendo a visibilidade da marca. Se pretende usar os autocolantes para além da época festiva, poderá atualizar o design dos seus autocolantes habituais com um acabamento brilhante especial em tom dourado ou prateado. Além de acrescentarem um toque de glamour festivo às suas embalagens, não parecerão desfasados noutras ocasiões especiais.
6. Promova a sua marca com etiquetas festivas e etiquetas de pendurar.
Se está à procura de ideias de etiquetas para produtos, os autocolantes são sempre uma boa opção. Mas para dar um toque de estilo adicional, opte por etiquetas de pendurar alusivas às festas. Caso tenha uma loja física, poderá utilizá-las como etiquetas de produtos no interior da loja e como elemento decorativo nas suas embalagens. Poderá também criá-las sob a forma de etiquetas para presentes de Natal e deixar espaço aos clientes para adicionarem os nomes “para” e “de”.
7. Acrescente mais estilo às suas embalagens com fita adesiva e etiquetas de devolução personalizadas.
Caso faça envio de encomendas, a utilização de materiais de envio personalizados com a marca é quase obrigatória. O exterior da embalagem é a primeira coisa que os clientes verão, por isso aproveite esta oportunidade para os impressionar desde o início. Não precisa de comprar uma quantidade enorme de caixas de embalagem natalícias se isso estiver fora do seu orçamento. Poderá utilizar etiquetas de endereço festivas desenhadas de forma cuidadosa, e fita adesiva da marca para as suas embalagens do dia a dia. Afinal de contas, o segredo está nos detalhes.

Dica VistaPrint
Para uma opção mais ecológica, experimente fita adesiva de papel ativada por água. É impressa em papel kraft reciclável e reforçada para manter a sua embalagem protegida contra roubo ou adulteração.
8. Destaque-se com bolsas e caixas de envio postal personalizadas.
Se quiser criar uma experiência de desembalagem única, as caixas de envio postal personalizadas são a opção ideal. Seja criativo e esteja atento a cada detalhe: o texto colocado estrategicamente e outros elementos de design irão orientar os seus clientes na experiência de desembalagem. Por exemplo, mantenha a simplicidade no exterior da embalagem e surpreenda-os com um padrão colorido de inspiração festiva ao abrirem a caixa. Somará pontos se acrescentar papel crepe, lã de madeira, alguns autocolantes divertidos ou uma nota de agradecimento personalizada.
Caso os seus envios contenham artigos mais pequenos, as bolsas de envio postal personalizadas são uma alternativa económica, mas ainda assim elegante e festiva. Utilize um design apelativo no exterior e coloque um cupão de agradecimento ou brinde divertido no interior como elemento surpresa.
9. Mantenha a simplicidade e funcionalidade com sacos de papel personalizados.
Nem todas as ideias de embalagens para o Natal têm de ser grandes e arrojadas (e envolver competências de desenho). Poderá manter a simplicidade e ainda assim impressionar. Basta atualizar os seus sacos de papel habituais com um design festivo. O papel kraft branco ou castanho liso combina bem com qualquer esquema de cores, podendo acrescentar um autocolante, fita ou fio, etiquetas de pendurar ou um pequeno ornamento.

Dica VistaPrint
Uma alternativa mais ecológica são os sacos de pano reutilizáveis. Utilize-os como um brinde especial para os clientes mais leais ou para compras excecionalmente grandes. Desenhe-os de forma a que os seus clientes os queiram transportar consigo para todo o lado, dando visibilidade ao seu logótipo.
10. Acrescente um postal como forma de agradecimento.
Os cartões de agradecimento atenciosos tornaram-se essenciais no pequeno comércio, mesmo fora da época festiva. Os proprietários de pequenas empresas apreciam verdadeiramente cada compra, e os clientes gostam de saber que são apreciados.
Por isso, nas festas, faça algo muito especial. Uma nota escrita à mão é sempre um trunfo, mas se não tiver muito tempo, pode adicionar uma mensagem impressa a um postal e escrever simplesmente o nome do destinatário no topo. O toque personalizado será muito apreciado pelos clientes.
Outras formas de a sua nota de agradecimento ser lembrada consiste em escrever uma mensagem divertida ou com que os clientes se identifiquem, incluir uma oferta especial que os leve fazer outras compras ou criar um postal tão bonito que vão querer exibi-lo (mantendo o seu negócio na memória dos clientes!).