Tempo de leitura estimado: 4 minutos
Estamos na altura de passar tempo com aqueles de que mais gostamos e de lhes mostrar o nosso amor e gratidão com presentes de natal atenciosos. Por isso, este ano, ao fazer compras para as festas, faça das lojas locais o seu destino prioritário. Comprar em lojas pequenas e apoiar negócios locais é vantajoso para todos: cria um sentido de comunidade, recompensa a lealdade e é uma forma de inspirar sorrisos. Explicamos-lhe porquê.
Ao comprar em lojas pequenas ou locais, estará a ajudar a manter o dinheiro e os empregos na sua zona. Isto significa que uma maior parte dos fundos ficam na sua comunidade para serem utilizados em melhorias e encorajar o desenvolvimento. Nos casos em que uma zona tem uma área comercial em crescimento, tal pode resultar em vantagens para toda a comunidade, como mais passagem de peões, uma valorização dos imóveis e um maior envolvimento do grande público (todos sinais de uma comunidade em desenvolvimento).
Quer pretenda mimar-se com um presente de Natal ou tenha uma longa lista de pessoas para quem comprar presentes, dê prioridade às compras em lojas pequenas, nesta época festiva. Aqui estão 8 formas simples de fazer compras conscienciosamente, apoiar a sua comunidade e promover pequenos negócios, nesta época festiva.
- Dê prioridade às compras locais.
- Compre um cartão-presente.
- Comprometa-se a fazer compras em lojas pequenas durante 24 horas.
- Partilhe a sua experiência numa publicação nas redes sociais.
- Subscreva a newsletter da loja.
- Deixe um testemunho.
- Pratique a generosidade.
- Ofereça-se para ajudar.
1. Dê prioridade às compras locais.
Supomos que tenha uma longa lista de presentes que precisa de comprar para aqueles de quem mais gosta. Em vez de optar por uma grande superfície ou um centro comercial, comece por comprar em pequenas lojas. É provável que um negócio local consiga ajudar com toda a sua lista de compras. Além disso, ao fazer compras em lojas locais, não tem de se preocupar com os demorados prazos de entrega. Além dos presentes, compre localmente tudo de que precisa para as festas: por exemplo, compre os ingredientes para a ceia num mercado biológico.
2. Compre um cartão-presente.
Precisa de um presente para alguém que tem tudo? Ofereça-lhes um cartão-presente do seu pequeno negócio favorito. Quer seja um novo restaurante na cidade ou um novo pronto-a-vestir, estará a apresentar aqueles de quem mais gosta a um excelente pequeno negócio e AINDA lhes dá um presente que vão certamente adorar. E temos a sensação de que os proprietários dos pequenos negócios vão apreciar que os novos clientes utilizem os cartões-presente depois da agitação das festas.
3. Comprometa-se a fazer compras em lojas pequenas durante 24 horas.
Dedique um dia da época festiva a fazer compras em lojas pequenas. Comece o dia com uma chávena de café num café local, mime-se num spa das redondezas, faça algumas compras para as festas nas lojas da vizinhança e termine o dia no seu restaurante favorito ou faça uma encomenda de comida para levar para casa.
Dica VistaPrint
Prefere fazer compras online? As plataformas digitais como o Instagram, o TikTok e o Etsy são excelentes locais para encontrar na sua área criadores de presentes únicos online.
4. Partilhe a sua experiência numa publicação nas redes sociais.
Se comprou algo para si, exiba a sua compra com uma publicação no Instagram ou no Facebook: identifique o pequeno negócio e utilize a hashtag #LoveMyLocal para incentivar os seus contactos a fazerem compras em lojas locais também. Se fez compras para a sua família e amigos, tire uma foto dos presentes embrulhados ou uma selfie em frente da montra da loja. Pode também tirar uma foto da sua compra agora e partilhá-la só depois de oferecer… assim, não estraga a surpresa! E não se esqueça de seguir os perfis de redes sociais da loja, bem como comentar ou fazer “Gosto” nas suas publicações para os ajudar a ter visibilidade.
5. Subscreva a newsletter da loja.
Uma lista de contactos ativa e participativa é uma ferramenta valiosa para qualquer pequeno negócio. Seja por e-mail ou correio tradicional, manter uma lista de contactos permite aos proprietários de pequenos negócios estarem ligados aos clientes, criar relações e responder às necessidades de públicos específicos. Se visitar uma loja e não fizer nenhuma compra, deixar o seu endereço de e-mail permite-lhe demonstrar o seu apoio sem gastar um tostão. E, quem sabe se o lançamento de um novo produto ou um evento especial não faz com que se torne cliente, mais tarde.
6. Deixe um testemunho.
Pedir um testemunho pode ser complicado para os prioritários de pequenos negócios, mas estes precisam deles (e querem recebê-los!). Enquanto cliente, deixar um bom testemunho é uma das melhores – e mais simples – formas de apoiar um pequeno negócio. Mesmo que já tenha passado algum tempo desde que usou a sua florista local ou foi tratar do seu cabelo, mostre o seu apreço pelos seus negócios favoritos nesta época festiva, com um testemunho renovado.
Dica VistaPrint
Teve uma má experiência com um pequeno negócio? Em vez de publicar um comentário negativo nas suas páginas de Facebook ou do Yelp, contacte-os diretamente para resolver o problema. Não há necessidade de menosprezar um pequeno negócio por causa de um erro ocasional ou de um mal-entendido.
7. Pratique a generosidade.
A época festiva é o maior evento de compras do ano: toda a gente está ocupada e muitas empresas não têm pessoal suficiente. E esta é a época da generosidade, principalmente, no que toca a gorjetas. Se pedir para embrulharem os seus presentes de última hora na véspera de Natal, for tomar café na manhã do dia de Natal ou arranjar as unhas na véspera de Ano Novo, mostre a sua gratidão às pessoas que, de alguma forma, ajudam a tornar as suas festas mais memoráveis.
8. Ofereça-se para ajudar.
Apoiar negócios locais não precisa de custar dinheiro: em vez disso, ofereça o seu tempo e habilidades. A sua especialidade é o planeamento de eventos? Ofereça-se para ajudar um negócio local a planear e promover um evento festivo. É artista ou trabalha em design gráfico? Talvez possa criar uma pintura temporária para decorar a montra da sua cafetaria favorita. Tem mais jeito para finanças e contabilidade? Pondere oferecer uma sessão de planeamento de final de ano a um proprietário de um negócio: talvez possa obter um desconto especial em troca.