Ideias de ofertas promocionais e sorteios de Natal para a sua pequena empresa

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As festas estão mesmo aí à porta. E, se quiser promover o seu negócio, criar uma ligação com os clientes e aumentar as vendas durante o período natalício, uma das melhores coisas que poderá fazer é realizar um sorteio ou oferta promocional. As ofertas promocionais e sorteios de Natal são uma excelente forma de os clientes entrarem no espírito da época, incentivando-os a comprar os produtos de que precisam para o período natalício no seu pequeno negócio. Além disso, uma boa oferta promocional ou sorteio pode contribuir para que o seu pequeno negócio não fique esquecido depois das festas.

Mas qual o tipo de oferta ou sorteio mais adequado para o seu negócio nesta época natalícia? Analisemos 6 ideias de ofertas promocionais de Natal que o ajudarão a espalhar alegria e a aumentar as vendas neste período:

  1. Ofereça um presente por cada compra de Natal efetuada pelos clientes.
  2. Realize uma promoção “compre 2 e pague 1” alusiva à época natalícia.
  3. Realize uma promoção que abranja todo o período do Advento.
  4. Organize um sorteio nas redes sociais.
  5. Organize um concurso de Natal com direito a prémio.
  6. Crie uma parceria com outro negócio local para organizar uma oferta promocional ou sorteio natalício.

1. Ofereça um presente por cada compra de Natal efetuada pelos clientes.

Durante a época natalícia, os clientes andam à procura do presente perfeito para cada uma das pessoas da sua lista (afinal de contas, é a época do ano em que oferecemos mais presentes!).

Mas por estarem tão concentradas em comprar os presentes de Natal, a maioria das pessoas não compra nada para si própria no mês de dezembro. Então, porque não demonstrar aos clientes que estão na *sua* lista de Natal? Ofereça-lhes um presente por cada compra. Desta forma, estará a mimar os seus clientes numa altura em que é improvável que comprem algo para eles.

Um presente por cada compra não é apenas uma excelente forma de agradecer aos clientes por comprarem no seu negócio durante a época natalícia, mas dá-lhes também um incentivo para continuarem a comprar no seu espaço. E caso não queiram o presente para si próprios, poderão oferecê-lo no Natal a outra pessoa!

2. Realize uma promoção “compre 2 e pague 1” alusiva à época natalícia.

Uma promoção “compre 2 e pague 1” (geralmente designada “BOGO”) alusiva à época natalícia é outra forma de incentivar os clientes a fazerem as compras de Natal no seu negócio. Além disso, uma promoção como esta pode ser uma boa forma de se livrar de inventário em excesso. Por exemplo, caso tenha um produto que não esteja a vender tão bem como esperado e queira escoá-lo antes do fim do ano, poderá oferecê-lo como parte da promoção de Natal.

3. Realize uma promoção que abranja todo o período do Advento.

Um promoção deste género é vantajosa para si e para os seus clientes. Permite-lhe prolongar toda a diversão e divulgação do seu negócio associadas à promoção durante as quatro semanas que antecedem o Natal. Além disso, em vez de terem apenas uma oportunidade de receber um presente de Natal ou de ganhar um prémio, os clientes acabam por ter várias oportunidades ao longo dessas semanas.

Há várias ideias de ofertas promocionais para cada dia do Advento. Poderá oferecer aos clientes um tipo diferente de produto publicitário com a sua marca em cada dia da promoção, por exemplo, um saco de compras no dia 1, um chapéu no dia 2, uma garrafa de água no dia 3, etc. Em alternativa, poderá sortear um prémio maior ou um cartão-oferta em cada dia da promoção.

Manter em segredo o presente a oferecer em cada dia é outra forma de criar entusiasmo em relação à promoção. Revelar os pormenores da promoção em tempo real irá criar a sensação de antecipação junto dos seus clientes. Na verdade, vão querer consultar as redes sociais da sua empresa, visitar o seu web site, ou passar pela sua loja física em cada dia para saber que presente ou promoção está a decorrer, e este aumento do envolvimento do cliente pode traduzir-se num aumento das vendas.

4. Organize um sorteio nas redes sociais.

As redes sociais são um excelente meio para publicitar as suas ofertas promocionais de Natal. No entanto, um sorteio pode também ser uma boa estratégia para ganhar seguidores nas redes sociais e aumentar o seu público antes do final do ano.

Escolha um produto de elevado valor para o seu sorteio de Natal, como um cabaz com os seus produtos mais vendidos ou uma sessão de compras no seu espaço comercial. Divulgue o sorteio nas plataformas sociais da sua empresa e use-o para incentivar a partilha nas redes. Por exemplo, imaginemos que decide divulgar o sorteio de Natal no Instagram. Poderá informar os seus seguidores que, por cada pessoa que identificarem nos comentários, terão a possibilidade de ganhar o grande prémio. Isto pode funcionar como incentivo para identificarem amigos, e quantos mais identificarem, mais seguidores terá nas redes sociais.

5. Organize um concurso de Natal com direito a prémio.

Tal como o nome indica, poderá simplesmente oferecer algo quando pensar em organizar uma oferta promocional ou sorteio de Natal. Mas também pode fazer com que os clientes se esforcem por ganhar o prémio ao organizar um *concurso* de Natal.

Ao passo que muitos sorteios realizados em dezembro escolhem um vencedor aleatoriamente ou dão um pequeno prémio a cada cliente, o concurso acrescenta um elemento extra de diversão e criatividade, tanto para si como para os seus clientes.

O concurso pode assumir a forma que preferir. Poderá pedir aos clientes que reescrevam a canção de Natal favorita tendo como tema o seu negócio, ou organizar um concurso para ver quem consegue escrever a legenda mais original para uma das fotos de Natal no Facebook da sua empresa. O seu negócio tem como clientes principais famílias e crianças? Organize um concurso de desenhos de Natal para as crianças. Desde que o concurso seja divertido e adequado à época natalícia, irá gerar um maior envolvimento dos clientes ao longo desse período (e, com sorte, contribuir para aumentar as vendas).

6. Crie uma parceria com outro negócio local para organizar uma oferta promocional ou sorteio natalício.

Criar uma parceria com outra empresa local é uma excelente forma de levar a alegria natalícia tão longe quanto possível nesta época. Uma vez que tanto a sua empresa como a do seu parceiro local irão publicitar a oferta promocional ou sorteio natalício, ambas estarão expostas ao público uma da outra, o que pode levar novas pessoas a conhecerem o seu negócio, aumentando assim a sua base de clientes.

Procure outras empresas na sua comunidade com quem faria sentido formar uma parceria para a realização de um sorteio ou oferta promocional. É proprietário de uma cafetaria? Crie uma parceria com um produtor de chocolate local para compor um cabaz com artigos para a manhã do dia de Natal, recheado com uma seleção de cafés e chocolates. Ou, imaginemos que tem um estúdio de ioga. Poderá lançar um sorteio “Novo Ano, Novo Eu” e estabelecer uma parceria com outras empresas de bem-estar locais para criar um pacote de oferta inspirado em resoluções de Ano Novo.

Associar-se a outra empresa local poderá acrescentar mais valor à sua oferta promocional ou sorteio natalício e permite-lhe estar mais visível perante potenciais clientes. Trata-se de uma estratégia vantajosa para ambas as partes durante a época natalícia.