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As pesquisas demonstram que os consumidores estão a fazer as suas compras para a época festiva mais cedo do que nunca (já não esperam pela Black Friday). Em 2021, muitas pessoas começaram a fazê-lo no verão, naquela que viria a ser a maior época de compras festivas de sempre. Assim, se é proprietário de um pequeno negócio, é fundamental que comece a pensar nos preparativos da época festiva mais cedo do que alguma vez o fez. Desde abastecer o inventário a planear as vendas, seguem-se 7 medidas que pode colocar imediatamente em prática para preparar o seu negócio para a época festiva.
- Faça o inventário.
- Aumente o entusiasmo dos clientes em relação à época que se avizinha com embalagens festivas.
- Garanta que os clientes se lembram de si.
- Entre com o pé direito nesta época festiva.
- Crie sinalética própria da época.
- Prepare o seu Web site.
- Melhore a sua estratégia baseada no Pinterest.
1. Faça o inventário.
Os problemas relacionados com a cadeia de distribuição continuam a predominar… Assim, quanto mais cedo fizer o inventário, melhor. Dê uma vista de olhos às vendas dos anos anteriores para determinar as categorias de produtos mais vendidos e certifique-se de que o seu inventário está bem abastecido e preparado para satisfazer a procura. Além do inventário de produtos, faça também um balanço das suas necessidades em termos de pessoal. Talvez esteja a planear alargar o seu horário de funcionamento durante a época festiva ou manter as portas abertas 7 dias por semana. Seja como for, certifique-se de que dispõe de colaboradores suficientes para assegurar o seu sucesso.
2. Aumente o entusiasmo dos clientes em relação à época que se avizinha com embalagens festivas.
Mostre aos clientes que já entrou no espírito das festas e surpreenda-os com embalagens festivas. Quer seja através da colocação de um postal alusivo ao Natal no saco das compras ou uma folha de enchimento vermelha e verde nas caixas para envios, mostre aos clientes que está a preparar-se para a época de festas.
3. Garanta que os clientes se lembram de si.
Os clientes podem passar pela sua loja ou pesquisar as suas ofertas online, sem comprar nada… mas com o objetivo de perceber o que tem à venda. Marque presença junto dos clientes à medida que a época festiva estiver mais próxima, quem sabe com um e-mail personalizado ou um postal promocional.
4. Entre com o pé direito nesta época festiva.
Sinalize o seu pequeno negócio como um destino de compras festivas a não perder… quanto mais cedo, melhor. Pondere organizar guias de presentes na sua loja online, para que seja mais fácil para os clientes encontrar o presente perfeito, proporcionar um serviço de compras personalizado ou oferecer o embrulho gratuito de presentes. Estes gestos podem contribuir para elevar a experiência do cliente e incentivar o seu regresso durante toda a época festiva (e muito depois disso).
5. Crie sinalética própria da época.
Planeie toda a sinalética própria da época de que vai precisar este ano, incluindo promoções da época ou eventos que esteja a pensar realizar. Encontre um modelo do seu agrado, personalize-o com o seu logótipo e as cores da sua marca, e encomende-o agora… para que tenha tudo preparado quando chegar a altura de decorar a sua montra em novembro.
Dica VistaPrint
Se não tem uma loja física, opte pela via digital no que diz respeito à sinalética. Crie uma faixa publicitária alusiva à época festiva para a página inicial do seu web site ou atualize os ícones de perfil das suas redes sociais para algo com um toque festivo.
6. Prepare o seu Web site.
É cada vez maior o número de clientes que opta por fazer as suas compras online. Por isso, se tem uma loja online, confirme que está tudo a funcionar sem problemas antes de o período das compras festivas atingir o seu ponto alto. Peça a alguns amigos e membros da família para experimentarem a sua experiência de compras online para poder resolver eventuais problemas, se necessário, e peça-lhes uma opinião global sobre a experiência do ponto de vista do utilizador. Além do aspeto do comércio eletrónico, procure identificar outras áreas do site que possam ser melhoradas. Pondere otimizar a sua estratégia de SEO local, atualizar as informações de envio e o horário de funcionamento da loja, e atualizar a página de perguntas frequentes.
7. Melhore a sua estratégia baseada no Pinterest.
O Pinterest é a plataforma mais popular utilizada pelos consumidores em busca de inspiração e 1 em cada 5 clientes desta época afirma que o conteúdo do Pinterest influenciou, pelo menos, metade das respetivas compras da época festiva em 2021. Por isso, para a época de festas deste ano, certifique-se de que dedica mais tempo ao Pinterest. As pessoas começam a usar o Pinterest para se inspirarem para as compras festivas logo a partir de julho. Por isso, este é o ponto de partida perfeito se quiser começar a preparar-se para a época de festas. Crie quadros que servem de guias de presentes e mostre a gama variada dos seus produtos. Além disso, interaja com a comunidade afixando conteúdo que tem tudo a ver com a sua marca.