
Delicie e entusiasme os clientes com as embalagens da época festiva
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Por vezes, o que conta é mesmo o exterior… principalmente no que respeita aos embrulhos festivos ou embalagens de Natal. Se tem um pequeno negócio, a época das festas é a oportunidade perfeita para embrulhar presentes em mais do que apenas papel bonito. Em 2021, superar as expectativas com as embalagens pode ajudar a solidificar a lealdade do cliente e a reforçar a sua marca, especialmente, se esta for a primeira época festiva do seu negócio.
Aqui, podemos ver como a Maya Creations usou embalagens que refletem a sua marca e têm um aspeto festivo perfeito para esta época. Quer venda os seus produtos exclusivamente online, tenha uma loja física ou esteja a planear marcar presença nos mercados locais, este ano, inspire-se nas ideias para embalagens festivas e crie uma excelente impressão nos atuais e possíveis novos clientes.
5 formas de dar um toque festivo às suas embalagens:
- Ofereça os embrulhos como presente.
- Utilize materiais de embalagem que refletem a sua marca.
- Conte a história do seu pequeno negócio.
- Ofereça algo para mostrar o seu apreço.
- Adicione algo especial.
1. Ofereça os embrulhos como presente.
Estamos na época dos presentes… Por isso, ajude os seus clientes a enviarem um presente devidamente embrulhado para as pessoas de quem mais gostam. Estará a disponibilizar um serviço muito apreciado aos clientes leais e a causar uma boa impressão nos potenciais novos clientes. Facilite a opção de acrescentar o embrulho de presentes nas suas encomendas em loja por um pequeno custo (ou ofereça gratuitamente sem que isso signifique uma grande despesa), e apareça no mercado festivo perfeitamente abastecido e pronto para começar a embrulhar.
Dica Vistaprint
Um presente nunca está completo sem um cartão: ofereça-se para incluir um cartão para notas em branco que os seus clientes podem personalizar antes de colocarem o presente por baixo da árvore.
2. Utilize materiais de embalagem que refletem a sua marca.
Do papel de tecido à fita adesiva para embalagens, garanta que tudo o que utiliza para embalar encomendas inclui um elemento do visual do seu negócio. Ofereça o embrulho com o estilo e cores da sua marca e certifique-se de que este é adequado a todos os destinatários, independentemente das festas que celebram. Aqui, a Maya Creations usa um padrão festivo em vermelho, verde e rosa velho para complementar o design do seu logótipo padrão em verde. Este design com o tratamento festivo transforma imediatamente etiquetas, autocolantes e sacos de papel em materiais de marketing.

3. Conte a história do seu pequeno negócio.
Se vai interagir com os seus clientes na sua loja ou num mercado local, poderá ter a oportunidade de conversar com eles ou partilhar um pouco sobre a história da sua marca. Ao embrulhar uma encomenda, ofereça-se para incluir um folheto informativo ou um postal para que possam descobrir ainda mais informações sobre o seu pequeno negócio ou transmiti-las ao feliz destinatário do presente.
4. Ofereça algo para mostrar o seu apreço.
Garanta que os clientes sabem o quanto os valoriza com uma oferta de agradecimento, que os incentivará a fazerem outra compra e assegura que voltam à sua loja. Algo tão pequeno como um desconto de 10% ou um envio grátis pode ser uma grande ajuda para fazer os seus clientes sentirem-se especiais. Imprima a oferta num cartão de visita e acrescente este elemento à sua rotina de embrulho de presentes: agrafe-o a um saco de papel ou anexe-o ao recibo quando finalizarem a compra.

5. Adicione algo especial.
Supere as expetativas de quem faz compras na sua banca do mercado ou loja física. Depois de comprarem um artigo, surpreenda-os e adicione algo especial ao seu saco de compras. Por exemplo, uma amostra de um novo produto, informações privilegiada sobre futuros artigos ou promoções, alguns autocolantes individuais divertidos ou um presente bónus para encomendas de valores elevados. O seu cliente comprou um retrato do animal de estimação? Inclua uma guloseima para cão ou um acessório para a coleira. Alguém comprou um sabonete de alfazema? Ofereça um bálsamo para lábios com o mesmo aroma. Este nível de atenção ao detalhe vai ser uma grande ajuda para criar uma impressão duradoura.
Dicas extra para embrulhos festivos de encomendas online
Comece de fora para dentro.
Demonstre que dedica tanta atenção e cuidado às suas embalagens como aos seus produtos. Desta forma, irá criar uma experiência que entusiasma os clientes assim que a encomenda chega às suas casas. Se vai enviar uma encomenda, garanta que tudo o que utiliza para a embrulhar reflete a sua marca: incluindo o papel de enchimento e a fita adesiva para embalagens.
Dica Vistaprint
Uma embalagem com um aspeto apelativo tem grandes probabilidades de figurar num “unboxing” no Instagram. Incentive os clientes a partilhar a sua experiência ao desembrulharem o presente (e a seguirem a sua loja!) nas redes sociais: adicione este apelo à ação num folheto informativo ou postal que inclui em cada encomenda.
Dê ao destinatário do presente algumas informações sobre o seu contexto.
Inclua um postal com a história da sua marca em todas as encomendas enviadas: é um toque inspirador em qualquer altura do ano, mas principalmente durante as festas. Uma vez que não teve a oportunidade de conversar presencialmente com os clientes, consegue dar-lhes alguma perspetiva acerca da pessoa e da paixão por trás do produto. Além disso, um postal informativo permite-lhe criar uma boa impressão no destinatário. (Lembre-se: eles são potenciais clientes!) Se gostarem do produto e da mensagem da sua marca, vão querer fazer compras diretamente na sua loja da próxima vez.
Inclua uma nota personalizada.
Uma vez que não pode agradecer pessoalmente aos compradores online, encomende um conjunto de postais ou cartões de notas de agradecimento e personalize-os com uma mensagem escrita à mão. Este pequeno gesto pode significar muito… e um postal com o seu logótipo ajuda a reforçar a identidade da sua marca. Se um artigo estiver a ser enviado como presente para outra pessoa, disponibilize-se para incluir um cartão escrito à mão com uma mensagem personalizada do remetente. Esta é uma ótima forma de a pessoa que oferece o presente ficar bem vista, mesmo que não possa ser ela a enviá-lo.
O visual completo

Veja o resultado final do conjunto de embrulhos da Maya Creations.
- Fita adesiva para embalagens. Dê o tratamento festivo às suas embalagens, de fora para dentro, com fita adesiva para embalagens.
- Sacos de papel. Um design inspirado nas festas torna este saco de papel com a marca perfeito para presentes.
- Etiquetas para correspondência. Crie uma versão natalícia da sua etiqueta para correspondência habitual para dar um toque festivo.
- Etiquetas de pendurar. Dê um toque da sua marca a um saco de papel comum com uma etiqueta de pendurar.
- Rolos de etiquetas. Adicione a sua marca em caixas de presentes básicas com um rolo de etiquetas.
- Cartões de visita. Um cartão de visita é o meio perfeito para incentivar as compras pós-festas.
- Autocolantes individuais. Os autocolantes cortados individualmente dão um toque extra a qualquer embalagem embrulhada.
- Postais. Agradeça com um postal.