Branding de eventos: Dê aos seus eventos recorrentes uma imagem única
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Uma das melhores formas de aumentar a visibilidade do seu pequeno negócio é organizar um evento… e se puder aproveitar o bom tempo, porque não melhorar o seu evento especial com um elemento de ar livre?
Aqui, pode ver como o Café da Cristina[1] criou uma identidade de marca para um evento especial, as Terças-feiras na Esplanada. O café queria aumentar a clientela nas tardes e fins de tarde dos dias úteis, pois estes são dois horários geralmente pouco movimentos no café. A criação de um evento recorrente e regular tinha como objetivo fazer destes horários até agora parados dois momentos de aumento de receitas. Mais ainda, os proprietários estão a aproveitar o espaço exterior que já têm no passeio, transformando-o numa esplanada que contará com músicos convidados. Aqui, pode ver de que forma é que o Café da Cristina anuncia as Terças-feiras na Esplanada e também ver sugestões que ajudam a promover o evento do seu pequeno negócio.
Dê uma identidade própria ao seu evento.
O seu evento deverá ter um nome próprio e um design de logótipo, mas que complemente o branding atual do seu pequeno negócio.
Os logótipos do Café da Cristina e das Terças-feiras na Esplanada têm tipos de letra semelhantes com uma imagem manuscrita. Para distinguir o branding do evento, o logótipo novo inclui motivos musicais, como um saxofone, notas musicais a flutuar e uma chávena de café ainda quente. Este novo design do logótipo revela mais sobre o evento, pelo que as pessoas sabem que podem contar com música ao vivo e café.
Ambos os designs também usam cores da mesma família, para se complementarem. O logótipo do Café da Cristina está sobre um fundo verde petróleo liso, um tom perfeito para um café animado. O logótipo do evento utiliza um tom mais escuro de verde petróleo para refletir o evento noturno, ao passo que o efeito de holofote cria dimensão.
Se precisar de ajuda para criar um branding de evento que complemente o seu logótipo principal, os especialistas da 99designs por Vistaprint podem ajudar.
Atraia o público.
Certifique-se de que o espaço do evento está devidamente assinalado. É importante atrair a atenção dos clientes novos (e dos habituais!) com bandeiras e lonas e encaminhá-los para o sítio certo com pósteres e sinalética informativos.
E para além da sinalética na rua e na montra, espalhe a palavra sobre o evento com flyers ou postais. Pendure flyers pelo seu bairro e envie postais para todos contactos na sua lista de distribuição, de modo a gerar entusiasmo. Também pode incluir postais e flyers nos sacos de compras ou nas embalagens de take-away para dar conta do seu próximo evento aos clientes.
E promova o evento também online. Crie uma publicação do Facebook ou uma história do Instagram para partilhar nos seus canais de redes sociais e deixar os clientes interessados nos seus próximos eventos ou envie uma newsletter por e-mail com mais informações. Pode até criar uma hashtag especial para o evento e incentivar os clientes a usá-la quando publicarem nas respetivas páginas das redes sociais.
Crie algum ambiente.
Criou um logótipo novo para o seu evento. Agora, vá um pouco mais longe e crie um ambiente que reflita o evento. Ponha parte dos colaboradores a trabalhar no evento e vista-os com uniformes com a imagem do evento, como t-shirts, aventais e chapéus. Adicione o logótipo novo ao menu exclusivo do evento e ao serviço de copos para conferir um toque ainda mais especial e distinguir a esplanada do evento do espaço do dia a dia.
E para além de exibir o logótipo do evento novo na sinalética e nos objetos, crie um espaço exterior festivo para o evento. Pendure algumas luzes decorativas, invista em mobiliário de jardim bonito e confortável e decore com flores frescas para criar uma área envolvente e onde os clientes vão adorar estar.
O visual completo
Veja como tudo se compõe para as Terças-feiras na Esplanada no Café da Cristina.
1. Menus. Adicione o seu branding novo para o menu do evento, para criar uma imagem consistente.
2. Canecas. Sirva bebidas em canecas com o branding do evento. Assegure-se de que os clientes sabem que estão à venda.
3. Flyers. Espalhe a palavra pelo seu bairro com flyers.
4. T-shirts. Crie t-shirts com o seu branding adicional para os seus colaboradores usarem durante o evento.
5. Folhas de autocolantes . Promova o seu evento com autocolantes personalizados em sacos de papel, embalagens de take-away e decoração.s.
6. Pósteres. Chame a atenção dos clientes atuais com pósteres
7. Bandeiras. Chame a atenção dos transeuntes com uma bandeira apelativa.
Sobre o designer
Khingkhing from 99designs criou os designs do Café da Cristina e das Terças-feiras na Esplanada com uma abordagem de desenho à mão e simples e natural. “Quando vi o nome e a descrição de um evento musical num restaurante, quis criar um design que ligasse todos os elementos, como se fossem partes do corpo humano. Por isso, experimentei um design abstrato, em que o saxofone é o corpo inteiro, a chávena de café é a cabeça, a luz da esplanada é o cabelo a esvoaçar e as notas musicais são como o aroma de um bom perfume”.
Se tiver interesse em trabalhar com o designer para criar uma imagem para o seu pequeno negócio ou evento especial, veja o portefólio do designer.