Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Índice
Escolher um nome de domínio eficaz aumenta o reconhecimento da sua empresa. Ajuda a vender o seu negócio, molda a forma como reflete a sua marca e afeta o modo como as pessoas a encontram e a ficam a conhecer, pois aparece nos seus materiais de marketing impressos e nas classificações dos motores de pesquisa.
É indiferente se o seu negócio tem cinco meses ou cinco anos. A escolha do nome de domínio deve refletir claramente o que a empresa faz e a quem se destina. Seguem-se cinco formas simples que ajudam a encontrar o nome de domínio certo para o seu negócio.
Fácil de pronunciar
É fundamental criar um nome de domínio que seja fácil de dizer. Um nome de domínio fácil de dizer também é um nome de domínio fácil de escrever. Também é importante que o nome seja o mais curto possível, pois assim é mais fácil de memorizar. Desta forma, está a encaminhar mais pessoas para o seu site. Caso contrário, seria como um excelente restaurante que as pessoas não conseguem encontrar porque ninguém sabe a morada nem se lembra do nome.
Por exemplo, se tiver um negócio de design de interiores, pode criar um nome de domínio como DesignInterioresbyLaura.pt. Escrever o nome de domínio com uma única palavra evita que as pessoas o escrevam mal. Acrescentar travessões entre as palavras pode fazer com que as pessoas se esqueçam de como se escreve e vão procurar a outro sítio.
Verifique a propriedade da marca registada
Faça a investigação no início para evitar surpresas desagradáveis com conflitos jurídicos. Pode aceder aos sites de organismos públicos responsáveis pelo registo de marcas comerciais para confirmar se o nome que pretende utilizar está disponível.
Por exemplo, imagine que tem uma empresa de catering e quer utilizar o seu nome completo como acrónimo para o nome de domínio. DHLfoods.pt pode não violar a legislação sobre marcas registadas, mas é muito parecido com dhl/pt-pt/, pelo que o melhor é não arriscar.
Segmentar palavras-chave de nicho e de localizações específicas
A inclusão de palavras-chave de nicho e de localizações específicas ajuda a melhorar as suas classificações nos motores de pesquisa. Se uma pessoa pesquisar um produto ou serviço na sua área, o seu domínio pode ser o primeiro a aparecer nos resultados de pesquisa. Quanto mais alta a classificação, maior a probabilidade de alguém visitar o site.
Tendo em conta que 72% dos clientes fazem pesquisas online antes de irem a uma loja física, é fundamental fazer com que o site seja facilmente descoberto. Se, por exemplo, tiver uma loja de animais em Faro, considere criar um nome de domínio como CrecheCaninaFaro.pt
Tornar exclusivo
Tente criar um nome de domínio que não soe ao de nenhuma outra empresa. O ideal é torná-lo o mais exclusivo possível, para garantir que se destaque dos demais e que é memorizado.
Imaginemos que é o proprietário de um restaurante italiano.
- Luigis-restaurante-italiano.pt não é nem fácil de memorizar nem exclusivo.
- Luigisrestaurante.pt é mais fácil, mas não é exclusivo
- LuigisIsBene.pt é exclusivo e não é muito comprido
Escolher uma extensão de nome de domínio popular
É certo que há centenas de opções para extensões de nomes de domínio para além de .com ou .pt, mas a maioria das pessoas usa estas extensões quando começa a escrever os nomes de domínio à mão.
O ideal é escolher uma extensão fácil, pelo que .com e .pt são as melhores opções. Além disso, se não fizer, o mais provável é que esse nome já esteja a ser utilizado por outra pessoa.
Se já tiver escolhido o nome e não conseguir obter as extensões .com ou .pt, pode tentar .net ou .co, as duas melhores opções seguintes. Também pode escolher uma extensão de domínio que reflita o país onde vive, se não for Portugal, como .es para Espanha ou .in para a Índia.
Escolher um que funcione bem pode ser fácil e divertido. Se seguir estas orientações, o seu negócio estará bem posicionado para se destacar online. Quanto maior for a sua visibilidade, mais clientes se habilita a ganhar.