ESSENCIAIS DE MARKETING
Decisão de renovação de imagem: Uma nova imagem resulta na transformação de uma marca
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O novo ano traz novas oportunidades para todos, em especial para quem tem uma pequena empresa. Jack Eller, proprietário e designer do Jack Eller Studio, está pronto para levar a sua marca de joalharia mais além. Graças à recente renovação do logótipo realizada pela 99designs por Vista, está agora preparado para conquistar o novo ano e divulgar a nova imagem da marca em alguns dos seus produtos de marketing preferidos. Conversámos com Jack sobre o seu percurso de vida, a criação do seu pequeno negócio e os planos para o futuro, bem como sobre as ferramentas de marketing essenciais na sua perspetiva.
Romper barreiras
Jack apaixonou-se pela joalharia há sete anos quando trabalhava numa loja de joalharia. «Aquela loja cria peças malucas, personalizadas para atletas e rappers, e tem um espírito completamente diferente daquilo que eu faço. Mas foi a minha porta de entrada para este mundo.»
Após vários anos a trabalhar no setor do comércio de artigos de luxo, Jack começou a colaborar com pequenos designers nas suas casas e estúdios para obter uma visão ainda mais profunda do setor da joalharia. Inscreveu-se em aulas técnicas de criação de joalharia no Barnsdall Art Park, e criou o seu próprio negócio, o Jack Eller Studio, há dois anos.
«Percebi que nos Estados Unidos havia um nicho para artistas masculinos Queer no setor da joalharia. Estava à procura de fazer algo criativo na minha vida que também me permitisse viver disso, por isso durante a pandemia comecei a desenhar esta linha.»
A primeira coleção de Jack, «West», foi inspirada na sua mudança da Costa Este para a Costa Oeste quando tinha 21 anos. «Agora tenho 28, e na altura estava completamente perdido. A coleção «West» representou essa viagem.
Antes de lançar o Jack Eller Studio, lembro-me de pensar que se esta linha não resultasse, se não tivesse um impacto tão grande como queria, não sabia o que iria fazer. Mas temos de continuar a lutar aconteça o que acontecer. Penso que ao trazermos essa energia para fora, tudo começa a compor-se.»
O estilo de vida artístico é novo para Jack. «Nunca cresci com artistas à minha volta. Os meus pais têm muito a mentalidade do acordar todos os dias para trabalhar das 9 às 5, ter uma família e pouco mais. Por isso, isto é novo para mim.»
O negócio de joalharia com o seu nome é atualmente um complemento, pois vai aceitando trabalhos na área do marketing digital e projetos criativos para continuar a apoiar a sua marca e a criar mais coleções.

Um logótipo redesenhado de forma multifacetada
Jack tem definitivamente um sentido de design apurado e estudou artes gráficas, por isso sabe como um bom design é importante para uma marca. Criou o seu próprio logótipo original e quando sentiu que estava pronto para apostar numa versão mais profissional, candidatou-se a um subsídio através da 99designs por Vista.
O concurso de criação de logótipos promovido pela 99designs foi outra experiência nova para Jack. «As pessoas apresentaram tantas ideias, e foi estranho estar do lado de quem tem de escolher. Havia tantos artistas extraordinários que para mim estavam nos primeiros lugares, que foi mesmo muito difícil escolher.»
Especialmente porque ele já tinha uma ideia de como queria que o seu logótipo fosse. «Originalmente tinha a ideia de um logótipo semelhante a um líquido prateado derretido, mas o meu era um pouco amador.»
Encontrou uma designer, a EMWDesigns, para dar vida à sua ideia e refere que ela fez um trabalho excelente ao apresentar formas engraçadas que podem ser utilizadas de várias maneiras. «Foi tão prestável. Ouviu realmente o que eu tinha a dizer e trouxe também para o projeto de criação a sua visão clara e simples. A uma dada altura, eu dizia que talvez pudéssemos fazer com que o JE parecesse uma borboleta, como se houvesse uma metamorfose. Analisámos imensos conceitos. Ela conseguiu acertar na perfeição ao fazer com que as letras do logótipo fossem percetíveis, mas ao mesmo tempo resultassem numa forma abstrata, dependo da perspetiva.
«A designer também acrescentou versões em tom rosa e uma versão em forma de sorvete derretido. Foram uma surpresa e estou entusiasmado com a possibilidade de as utilizar em anúncios ou embalagens exclusivos.»
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Se o seu logótipo estiver a precisar de uma nova imagem, encontre um designer para colaborar consigo na 99designs por Vista. Irão ajudá-lo e ajudar o seu negócio a destacar-se no novo ano (e mais além).
Desde que o logótipo foi redesenhado, Jack recebeu vários comentários e opiniões dos clientes e da comunidade. «Muitas pessoas comentaram o novo logótipo e a nova imagem da marca e mostraram-se impressionadas. Disseram-me: ‘Jack, isto agora é oficial’. Só o facto de ouvir isso das pessoas significa muito para mim.»
Ao descrever o seu novo logótipo, as primeiras palavras que vêm à cabeça de Jack são «profissional» e «minimalista». «Fico tão contente quando olho para o meu web site e vejo o meu logótipo. Sinto que estou a caminhar na direção certa.» Esta nova imagem permitiu-me ampliar o meu negócio através de um design renovado e profissional.»

Os essenciais de marketing de Jack
Quando perguntámos a Jack sobre os seus essenciais de marketing, a primeira coisa que referiu foram as redes socais. «Se não tivesse redes sociais, ninguém me conheceria. Basicamente, são o meu portefólio online.» Jack utiliza principalmente o Instagram e o Facebook, e espera criar uma presença mais ativa no TikTok no futuro.
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O marketing nas redes sociais é importante para quem tem pequenos negócios. Se precisar de ajuda para a criação de conteúdo que se destaque nas redes sociais, poderá encontrar um modelo que funcione para si no VistaCreate.
A embalagem também é fundamental para Jack. Uma vez que a maioria das vendas é feita online, o cuidado que coloca no envio de cada peça é crucial para criar uma ligação com os clientes. Quando lançou a sua coleção inicial, as primeiras coisas que encomendou foram rolos de etiquetas e fita adesiva para embalagens. Agora, as etiquetas são colocadas na embalagem individual de cada peça de joalharia e no exterior da embalagem (juntamente com fita adesiva para embalagens) para que os clientes fiquem entusiasmados quando a veem na caixa de correio. «A fita adesiva para embalagens tem apenas o meu nome: assim as pessoas sabem o que esperar ao abrirem a caixa de correio.»
Quando começou, Jack não tinha postais com a marca, por isso usou a sua máquina Polaroid para dar asas à criatividade. «Tirava fotos a mim próprio com as peças de joalharia e colocava a foto na embalagem.» Agora, tem os seus próprios postais, mas continua a dar-lhes um toque pessoal com notas escritas à mão. «Escrevo uma carta de agradecimento e incluo uma em cada encomenda enviada.» Está também a pensar levar estes postais com o seu novo logótipo para eventos pop-up e oferecê-los aos novos clientes.
Jack admite que sempre sentiu que os cartões de visita estão fora de moda, mas aproveitou a oportunidade de adicionar um código QR no verso dos mesmos. «Agora, as pessoas dão-lhes uso e já não são um desperdício.» A parte da frente do seu cartão de visita inclui uma versão minimalista, sensual e misteriosa do logótipo em tamanho grande. «Quando olham para o cartão, as pessoas ficam a pensar no significado da forma, pois não percebem imediatamente a que corresponde o JE.» Está entusiasmado com a ideia de os começar a deixar em cafés e lojas pequenas no bairro onde vive para atrair mais clientes no novo ano.
Quando pensa noutros materiais de marketing que quer usar no futuro, Jack refere imediatamente as notas adesivas, mas também está adorar os seus novos gorros com o logótipo.

Um olhar para o futuro
«Fico com um grande sorriso nos lábios quando olho para o futuro, porque sei que vai ser magnífico», refere Jack sorrindo. «Vejo-me a colaborar com mais artistas, a criar não apenas joalharia mas também esculturas e vestuário. Quero trabalhar com mais tecnologia. Vejo o meu trabalho a ser exibido nas lojas em LA. Não quero parar de colaborar com outros artistas. É tão emocionante! É de loucos.»
Jack quer que os clientes sintam que levam com eles um pouco de si e uma história particular quando compram uma peça de joalharia Jack Eller. «Trata-se de uma forma de arte tangível que pode ser usada. Cada peça tem a sua própria história e um lugar especial no meu coração. Quero que as pessoas se sintam confiantes e livres. Quero que se sintam fortes e amadas quando usam as minhas peças.»
Jack espera aumentar as vendas no futuro, mas refere que tem tido a sorte de receber a atenção da imprensa por causa de algumas celebridades que têm usado as suas peças. «A minha comunidade é fantástica e estou tão feliz por ser apoiado por outros artistas e seres humanos extraordinários.»
Também referiu alguns conselhos que recebeu quando estava a começar. Um dos mais importantes foi o não precisar de criar uma coleção enorme, apenas algumas peças essenciais. «Em vez de investir muito no início, investe apenas uma pequena quantidade numa coisa e tenta concretizá-la.»
Jack admite que não seguiu este conselho à risca («Acho que temos de retirar lições do dinheiro que gastamos!», mas aconselha outros pequenos empreendedores a gerirem o seu dinheiro e a aprenderem com os erros. «Diria apenas para continuarem. Não parem. Sejam o vosso maior fã.»