Tudo o que precisa de saber para aumentar a sua lista de e-mails

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No mundo de hoje, em que tudo é cada vez mais digital, o e-mail marketing para pequenos negócios é essencial se quiser desenvolver a sua empresa, alcançar novos clientes e gerar vendas. No entanto, para que o e-mail marketing seja eficaz, precisa de alcançar os clientes certos e isso significar criar a sua lista de e-mails.

Criar e fazer crescer uma lista de e-mails ajuda a alcançar um público mais vasto e a divulgar a sua mensagem aos clientes certos na altura certa. No entanto, se o e-mail marketing é uma novidade para si, pode ser difícil saber por onde começar. Neste artigo, vamos analisar tudo o que precisa de saber sobre a criação de uma lista de e-mails para que possa levar a sua estratégia ao próximo nível:

O que é uma lista de e-mail marketing?

Antes de começarmos a perceber como pode aumentar a sua lista de e-mail marketing, vamos falar sobre o que é exatamente esta lista e por que é tão essencial para o seu negócio.

Uma lista de e-mail marketing é uma lista de endereços de e-mail de clientes e interessados que contém outros dados identificativos, como o nome, localização, género e preferências de compras. A lista contém todas as informações de que precisa para divulgar a sua oferta a clientes ativos ou a potenciais novos clientes e levá-los a fazer uma compra ou a interagir com o seu negócio.

Imaginemos que tem um ginásio e está a preparar-se para lançar uma linha de produtos de fitness. Se enviar um e-mail para que os seus subscritores possam espreitar as novidades, isso vai gerar entusiasmo em relação ao lançamento. Pode também incluir um desconto exclusivo no seu e-mail para incentivar os subscritores a fazerem compras… e fazê-los sentir-se especiais por obterem acesso antecipado.

As listas de e-mail marketing são uma ferramenta poderosa para fazer evoluir o seu negócio. Além disso, quanto mais fizer crescer a sua lista de e-mails, mais eficaz esta vai ser. Damos-lhe 4 dicas para criar uma lista de e-mails para ajudar a começar:

  1. Incentive os seus clientes.
  2. Aproveite os programas de fidelização.
  3. Adicione um formulário de subscrição ao seu Web site.
  4. Use conteúdo para gerar subscrições.

1. Incentive os seus clientes.

Não é possível ter uma estratégia ou uma lista de e-mail marketing sem ter endereços de e-mail. Uma das formas de conseguir esses endereços é oferecer algum tipo de incentivo para encorajar os clientes e potenciais clientes a tornarem-se subscritores. Existem imensas formas de incentivar as pessoas a partilharem o endereço de e-mail e subscreverem a sua lista, como:

  • Descontos exclusivos (por exemplo, 20% numa primeira compra)
  • Convites para eventos exclusivos para subscritores
  • Acesso antecipado a novos produtos ou lançamentos
  • Notificações ou informações úteis, como alertas de reabastecimento

A maioria das pessoas não gostam de dar algo em troca de nada. Por isso, se pretende que os clientes e interessados partilhem os seus endereços de e-mail, ofereça-lhes algo de valor em troca.

2. Aproveite os programas de fidelização.

Os programas de fidelização são uma excelente forma de fazer com que os clientes voltem a comprar. Além disso, são uma excelente forma de aumentar a sua lista de e-mails. Basta fazer com que a subscrição da sua lista de e-mails seja parte do processo de registo. Quando os clientes se registam tanto na sua lista de e-mails como no programa de fidelização, isso é benéfico para ambos. Eles conseguem acesso a todos os benefícios do seu programa de fidelização e, em troca, dão-lhe a possibilidade de os contactar com mensagens de marketing, criando novas oportunidades de gerar vendas.

Dica VistaPrint

Os programas de fidelização incentivam os clientes a interagir com o seu negócio várias vezes. Pode usar um programa de recompensas digital ou criar cartões de fidelização físicos, que os clientes podem conversar nas carteiras.

3. Adicione um formulário de subscrição ao seu Web site.

Os potenciais clientes que visitarem o seu Web site são excelentes candidatos para a sua lista de e-mails. Por isso, se quiser captar esses visitantes do Web site e convertê-los em subscritores (e, eventualmente, em clientes), facilite ao máximo o processo de subscrição.

Incorporar um formulário de subscrição no design do seu Web site é uma forma subtil de encorajar os visitantes do site a juntarem-se à sua lista de e-mails. Incorpore formulários de subscrição em áreas visíveis do seu site, como o cabeçalho, rodapé e barra lateral. Não se esqueça de incluir formulários de subscrição de e-mail em todas as suas páginas, incluindo a página principal, páginas de produto e páginas de conteúdo (como o blogue da sua empresa). Estes formulários são um excelente local para realçar o incentivo que está a oferecer em troca da subscrição: incentive os visitantes do site a indicarem o seu e-mail com uma promessa de desconto de 20% numa encomenda ou envio gratuito.

4. Use conteúdo para gerar subscrições.

Quando as pessoas subscrevem uma lista de e-mails, querem saber que vão daí retirar algum valor. Embora incentivá-los com um desconto ou uma oferta seja, muitas vezes, suficiente, criar conteúdo útil é outra forma de gerar subscrições da sua lista de e-mail marketing.

Por isso, comece a pensar no tipo de conteúdo que entusiasmaria os seus clientes a ponto de clicarem no botão “subscrever”. Por exemplo, tem uma agência de marketing? Talvez possa criar uma lista de estratégias de marketing para novos negócios e oferecê-la aos clientes gratuitamente em troca dos endereços de e-mail. Ou, imaginemos que tem um estúdio de ioga. Pode criar um vídeo a mostrar alguns alongamentos que as pessoas podem fazer sentados à secretária durante o dia de trabalho para se livrarem de dores e rigidez. Ofereça o vídeo como um bónus quando as pessoas subscreverem a sua lista de e-mails.

Boas práticas de e-mail marketing

Criar e aumentar a sua lista de e-mails é uma parte da fórmula. No entanto, assim que tiver mais subscritores, precisa de se certificar de que tira o máximo proveito da sua lista. Deixamos-lhe algumas boas práticas de e-mail marketing para ajudar a maximizar a sua lista e a obter melhores resultados:

  • Escreva linhas de assunto que captem as atenções. Por muito boa que a sua mensagem efetivamente seja, se os seus subscritores não a abrirem, não vai obter resultados das suas campanhas de e-mail marketing. É por isso que uma linha de assunto de e-mail com impacto é essencial. A linha de assunto certa pode captar as atenções dos seus clientes e incentivá-los a abrir a sua mensagem.
  • Não envie demasiados e-mails. As pessoas são bombardeadas com e-mails e, se enviar demasiados, a probabilidade de os seus clientes anularem a subscrição aumenta. Envie e-mails para a sua lista de marketing apenas quando tiver uma mensagem relevante: por exemplo, um e-mail a informar sobre uma promoção em breve ou o lançamento de um novo produto.
  • Recolha mais que o endereço de e-mail. Quanto mais informações tiver sobre os seus subscritores de e-mail, melhor. Por isso, se tiver a oportunidade de recolher mais informações, aproveite. Dessa forma, pode segmentar a sua lista e enviar mensagens muito direcionadas, relevantes para um segmento específico da sua base de clientes. Imagine um e-mail de marketing a promover uma promoção de equipamento para a neve enviado para subscritores que demonstraram interesse em desportos de inverno.
  • Limpe regularmente a sua lista. Aumentar a sua lista de e-mails é importante. No entanto, deve certificar-se de que está a incluir os subscritores certos. Ter uma infinidade de e-mails não significa que estes estejam a interagir com o seu negócio… por isso, faça uma auditoria regular à sua lista e remova subscritores que não estão ativamente envolvidos.