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Hoje em dia, o marketing de influência é uma das estratégias que está a dar mais que falar no mundo do marketing. Criar parcerias com influencers pode ser uma excelente forma de gerar reconhecimento de marca, levar os seus produtos e serviços até um novo público e conseguir resultados reais para o seu pequeno negócio.
No entanto, se o mundo do marketing de influência é novidade para si, pode ser difícil saber por onde começar. Como criar uma estratégica de marketing de influência eficaz? Como encontrar e contactar influencers para pequenos negócios? E qual é a melhor forma de gerar resultados reais com as suas campanhas de influência?
Vamos analisar a fundo o marketing de influência: o que é, como funciona e, acima de tudo, como tirar partido dele para o seu pequeno negócio.
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia de marketing nas redes sociais que estabelece relações entre marcas e utilizadores influentes das redes sociais. O marketing de influência ajuda as marcas a aumentarem o seu reconhecimento e alcance por meio de recomendações, menções e conteúdo de influencers.
Quando o marketing de influência começou a ganhar tração, cingia-se essencialmente a celebridades com milhões de seguidores nas redes sociais. Isso significava que as marcas precisavam de um enorme orçamento para poderem tirar partido desta área. Hoje, as marcas descobrem o mesmo sucesso ao interagirem com “micro influencers”. Os micro influencers são utilizadores de redes sociais com públicos mais pequenos, mas extremamente envolvidos (em geral, com cerca de 1000 a 10 000 seguidores). Esta estratégia é significativamente mais acessível e económica e tem permitido que proprietários de pequenos negócios consigam beneficiar do marketing influência e tudo o que este oferece.
Como funciona o marketing de influência?
Numa relação entre a marca e o influencer, a empresa oferece ao influencer uma compensação (um pagamento por publicação ou artigos gratuitos) em troca de cobertura nos seus perfis de redes sociais. O marketing de influência usa o conceito de prova social de modo a gerar resultados. Uma vez que o influencer detém um certo nível de confiança e interação com o público, a probabilidade de os seus seguidores fazerem uma compra ou contactarem com um negócio com base na sua recomendação é maior.
Como funciona na prática o marketing de influência? Imaginemos que acabou de abrir um ginásio e que quer divulgá-lo na sua comunidade. Primeiro, deve identificar quaisquer influencers locais na área da saúde e bem-estar. Talvez exista um treinador pessoal nas redondezas com um público fiel no Instagram de verdadeiros entusiastas do fitness. Ou um novo designer de vestuário desportivo, em franca ascensão, que acabou de abrir uma boutique ao fundo da rua. Entre em contacto e veja se estariam dispostos a fazer uma parceria de criação de conteúdo e ofereça-lhes um incentivo em troca. Este incentivo pode ser uma oferta de inscrição no seu estúdio de fitness, artigos gratuitos ou um pagamento em dinheiro por cada publicação que façam acerca do seu negócio.
Quais são os benefícios do marketing de influência para pequenos negócios?
Usar o marketing de influência para promover os seus pequenos negócios tem inúmeros benefícios.
- O marketing de influência é altamente eficaz. Qual é o maior benefício do marketing de influência para pequenos negócios? É realmente eficaz. De acordo com uma pesquisa acerca do marketing de influência da Mediakix, o marketing de influência é 11 vezes mais eficaz que outras estratégias de marketing digital. Enquanto as empresas conseguem, em média, 2 $ por cada 1 $ que gastam em anúncios Google Adwords, o valor obtido com recurso ao marketing de influência chega a 11,69 $ por cada dólar gasto.
- O marketing de influência permite-lhe beneficiar da confiança que o influencer tem por parte do público. Antes de interagir com o seu negócio, os clientes têm de confiar em si. A grande vantagem do marketing de influência é que a confiança já existe entre o influencer e o seu público e isso aumenta a probabilidade de este último vir a confiar em si.
- Colaborar com influencers locais é económico. Se pretende obter o máximo retorno para o seu investimento em marketing, será difícil encontrar melhor estratégia do que o marketing de influência. Este não só tem um grande retorno sobre o investimento, como também uma elevada facilidade de acesso: muitos micro influencers locais estão dispostos a criar conteúdo em troca de produtos grátis. E os influencers que trabalham a troco de compensação monetária têm geralmente, preços mais económicos que outras estratégias de marketing (como as campanhas de anúncios digitais pagos).
Como criar uma estratégia de influência?
O marketing de influência pode ser uma grande vitória para o seu pequeno negócio, mas para que isso aconteça, precisa de uma boa estratégia. Por onde começar?
1. Faça a sua pesquisa.
Não é possível desenvolver uma estratégia eficaz de marketing de influência se não compreender a área. Por isso, a primeira etapa na criação de uma estratégia eficaz de marketing de influência é fazer alguma pesquisa. Aqui ficam alguns elementos que deve pesquisar e ter em conta antes de mergulhar de cabeça numa estratégia.
- Plataformas. Pode adotar o marketing de influência no Facebook, Twitter, Instagram, TikTok… Se se trata de uma rede social, certamente, terá contribuições de influencers. Por isso, antes de começar a criar a sua estratégia, é importante identificar que plataformas quer usar.
- Influencers locais. Antes de dedicar muito tempo e energia ao marketing de influência, deve validar a ideia: certifique-se de que existem influencers que fariam sentido para o seu negócio. Faça alguma pesquisa e crie uma lista de algumas pessoas que quer contactar. Verifique também o tipo de interação que estes influencers estão a conseguir para evitar contratar alguém com (possíveis) falsos seguidores. Procure comentários autênticos nas suas publicações para ter uma noção do seu alcance.
- Concorrência. Se tiver alguns concorrentes, poderá ser útil pesquisar o que estes estão a fazer em termos de marketing de influência. Embora não queira propriamente roubar as ideias destes, ter uma noção do que os seus concorrentes estão a fazer nesta área pode ajudar a orientar a sua estratégia. Além disso, pode ajudar a que tenha ideias novas, diferentes e interessantes.
2. Delineie objetivos e defina métricas.
Depois de fazer a sua pesquisa sobre marketing de influência, decida o que pretende obter da sua estratégia. Delineie os seus objetivos e defina de que forma vai medir o seu sucesso.
Por exemplo, pretende aumentar o reconhecimento da sua marca? Nesse caso, concentre-se em influencers com um público de mais de 10 000 pessoas e meça o seu progresso pelo número de visualizações e impressões que a sua campanha gera. Pretende gerar mais vendas? Então, pode definir um objetivo de lucro, dar a cada um dos seus influencers um código de cupão e acompanhar as vendas geradas pela sua campanha.
3. Defina um orçamento.
Já fez a sua pesquisa. Sabe quais são os seus objetivos em termos de marketing de influência e decidiu como vai medir o seu progresso. Agora, está na altura de falarmos de números. Antes de começar a implementar a sua estratégia de marketing de influência, precisa de ter uma noção clara do seu orçamento: defina quanto pode (e quer) gastar antes de começar a contactar influencers ou a avançar com quaisquer campanhas. Saber quanto dinheiro tem disponível para esta iniciativa é essencial para decidir quantos influencers vai contactar e de que forma os vai compensar.
Se tiver um orçamento limitado, não se preocupe! Tal como dissemos anteriormente, o marketing de influência pode ser uma estratégia de marketing muito económica. Os influencers locais vão, frequentemente, aceitar alguns produtos ou um serviço grátis em troca do seu trabalho, principalmente, se forem influencers novos.
Dica VistaPrint
Outra forma de aproveitar o marketing de influência com um orçamento limitado é fazer parceria com outros pequenos negócios. Imaginemos que está a promover a sua loja de sumos. Pode contactar outras lojas de comida saudável e pedir-lhe que façam uma menção no Instagram e oferecer-se para fazer o mesmo. Esta é uma excelente forma de captar as atenções de outros públicos sem ter de gastar dinheiro.
Como conseguir influencers para uma campanha?
Assim que souber o que pretende da sua estratégia de marketing de influência e tiver pesquisado os influencers com quem quer trabalhar, está na altura de começar a contactar e a pedir aos influencers locais que colaborem consigo.
Aqui ficam algumas dicas que deverá ter em conta ao contactar influencers para os convencer a trabalhar com a sua empresa!
- Mostre-lhes que conhece a sua plataforma. No que toca ao marketing de influência, deverá ter uma noção clara dos influencers que está a contactar. Isso inclui o seu conceito, o tipo de coisas que publicam, o que faz deles uma boa opção para a sua marca e quem é o público deles. E é importante que essa compreensão seja transmitida quando interage com eles. Antes de contactar quaisquer influencers, faça a sua pesquisa e familiarize-se com a plataforma. Depois, ao contactá-los, explique claramente por que quer trabalhar com eles especificamente, mencionando exemplos das suas publicações.
- A forma correta de contacto. Se pretende contactar um influencer com um pequeno número de seguidores, experimente enviar uma mensagem direta a propor uma colaboração. No entanto, se os influencers com quem pretende trabalhar tiverem um público maior ou forem considerados “influencers profissionais”, poderão ter instruções para contactos acerca de parcerias com marcas algures nos seus perfis. Nesse caso, opte por seguir essas instruções para entrar em contacto.
- Partilhe as suas ideias acerca da colaboração. Ao contactar um influencer, deve ter uma ideia clara de como irá decorrer a vossa colaboração. Por exemplo, pretende que este organize um sorteio dos seus produtos? Quer que tirem uma série de fotos ou vídeos na sua loja? Leve consigo algumas ideias preparadas.
- Esteja preparado para ouvir as ideias deles também. Os influencers conhecem o seu público melhor que ninguém. Por isso, no que respeita à colaboração, ouça as suas ideias. Pode achar que um sorteio é a melhor solução, mas o influencer pode ter a noção de que estes têm tendência a não gerar muitos resultados junto do seu público. Nesse caso, podem sugerir uma alternativa que terá mais sucesso.
- Torne tudo simples. Assim que um influencer concordar em trabalhar consigo, facilite ao máximo a experiência. Responda atempadamente, seja prestável e dê-lhes tudo de que precisam para ter sucesso, quer se trate de informações sobre a empresa ou o produto, sugestões de conteúdo ou imagens, como o seu logótipo ou outras imagens associadas à marca.
Dica VistaPrint
Quer tornar as coisas verdadeiramente fáceis para os seus influencers? Dê-lhes modelos para as publicações. Use o VistaCreate para criar modelos para as redes sociais em linha com a sua marca e partilhe-os com os influencers.
Adapte e ajuste a sua estratégia de marketing de influência conforme necessário
Assim que criar parceria com influencers de pequenos negócios e estes começarem a criar conteúdo, está na altura de
ver a sua estratégia a ganhar vida.
Fique de olho no conteúdo de cada influencer e nos respetivos resultados e, depois, adapte e ajuste a sua estratégia de acordo com esses dados. Por exemplo, se considerar que o público de um influencer não está a interagir com o seu conteúdo, pode optar por não trabalhar com esse influencer em futuras campanhas. Por outro lado, se um influencer estiver a gerar uma interação significativa, pode alocar mais recursos a essa parceria, no futuro. Não se esqueça de acompanhar o seu sucesso ao longo de todo o processo e faça as alterações necessárias para otimizar a sua estratégia.