Psicologia das cores para a sua marca: Como escolher as cores certas

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Conversámos com a Dra. Sally Augustin, Ph.D, psicóloga de design e ambiental, para saber mais sobre a psicologia das cores. Continue a ler para descobrir as dicas de especialista da Dra. Augustin e escolher as cores certas para o seu pequeno negócio.

A cor diz muito acerca do seu negócio, por isso, ao conceber o seu logótipo e identidade de marca, certifique-se de que está a enviar a mensagem certa e a definir o tom certo. A psicologia ambiental tem vindo a debruçar-se sobre este tipo de associações desde há muito tempo. A forma como determinadas cores influenciam o nosso modo de pensar e comportamentos foi já alvo de rigorosa investigação. Neste artigo, vamos classificar as cores por ordem de popularidade, com base nas encomendas dos clientes Vista. Além disso, irá descobrir dados científicos relacionados com muitas cores diferentes e como aplicar a psicologia das cores ao branding do seu pequeno negócio e mais algumas opiniões da Dra. Sally Augustin.

Azul

De acordo com os dados da Vista, o azul é a cor mais frequentemente selecionada pelos clientes para materiais de marketing. Se perguntarmos a alguém qual a sua cor favorita, a nível global, a probabilidade de a resposta ser a cor azul é mais elevada do que com qualquer outra cor, diz a Dra. Augustin. Os investigadores não sabem ao certo o motivo por que o azul é tão popular, mas poderá estar relacionado com o facto de, nos nossos primeiros anos enquanto espécie, as coisas que mais valorizávamos serem azuis, por exemplo, o céu em dias de tempo agradável e as massas de água vistas à distância são azuis.”

O azul é geralmente associado a competência e fiabilidade. Essa associação torna os esquemas de cores com azul boas opções para os negócios no setor financeiro, bem como para negócios que exigem uma grande dose de confiança por parte dos clientes, como um gabinete veterinário ou um consultório médico.

Dica VistaPrint

O azul não é, provavelmente, a melhor opção para a indústria alimentar, uma vez que, supostamente, diminui o apetite. No entanto, se realmente quer usá-lo no branding do seu restaurante, opte por um tom mais claro ou azul- esverdeado.

Preto

“O preto é um tom amplamente utilizado e apreciado”, explica a Dra. Augustin. “A sua popularidade não nos surpreende, uma vez que o preto é frequentemente associado a força, sofisticação, tradição e formalidade.” O preto pode ser uma excelente opção para o seu comércio ou negócio de moda se quiser transmitir elegância, sofisticação e luxo.

Branco

O branco é uma das cores mais versáteis e, graças à sua neutralidade, funciona bem em quase todos os setores. Por si só, o branco representa modernidade, simplicidade e minimalismo. É uma excelente escolha para marcas de pequenos negócios nos setores da tecnologia e da saúde, bem como para empresas de comércio de luxo. O branco também é uma excelente cor complementar se a cor principal da sua marca for particularmente vibrante.

Verde

“Olhar para algo verde, mesmo que por breves instantes, é associado ao pensamento criativo, por isso, utilizar esta cor em materiais de marketing pode ser uma boa ideia, se as pessoas precisarem de um pouco de pensamento criativo para perceberem a atratividade do seu negócio”, diz a Dra. Augustin.

O verde é associado à natureza e à responsabilidade ambiental, o que pode torná-lo uma boa opção de cor para empresas que valorizem a diminuição da pegada ecológica. O verde é também associado à primavera e ao renascimento, tornando-o uma boa opção para pequenos negócios que ajudam as pessoas a começar novas vidas, como nutricionistas ou professores particulares. “A divulgação de produtos de saúde ou de educação pode também beneficiar da associação da cor azul a competência e fiabilidade”, acrescenta a Dra. Augustin.

Dica VistaPrint

Não consegue decidir o tom certo de verde? Os verdes saturados, mais suaves, como o sálvia, são mais adequados para spas ou negócios com uma atmosfera mais reservada. Por outro lado, as versões mais vivas, como o verde Kelly, podem incitar uma ação imediata.

Vermelho

O vermelho é associado ao amor, ao perigo e à excitação. “Foi demonstrado por estudos que olhar para vermelho pode diminuir o raciocínio analítico, mas ver vermelho numa parede ou numa superfície semelhante dá-nos uma explosão de força”, explica a Dra. Augustin. “É a cor perfeita para se olhar enquanto se faz levantamento de pesos.” A ciência também nos diz que o vermelho estimula o apetite, por isso, pode ser uma boa escolha para qualquer tipo de negócio de restauração.

Rosa

O rosa representa o romance e a feminilidade, por isso, é ideal para pequenos negócios com mulheres como principal público-alvo. Além disso, como existem tantos tons de rosa, esta cor é muito versátil: tem uma energia jovial que resulta bem em muitas marcas de tecnologia e de fast food.

Roxo

O roxo mistura o entusiasmo do vermelho com a tranquilidade do azul, o que pode ajudar a sua marca a ter um aspeto luxuoso, inovador ou feminino. O roxo não é tão amplamente utilizado como o rosa em marcas direcionadas a mulheres, mas é igualmente uma cor feminina e pode ser ótimo para o seu pequeno negócio se se especializar no comércio de produtos de beleza ou de cuidado com a pele.

Laranja

O laranja é uma cor energética, que mistura o entusiasmo do laranja com a afabilidade do amarelo. Pondere utilizar laranja na sua marca se o que quer comunicar é energia e audácia, por exemplo, se tiver um ginásio, uma agência de viagens ou mesmo uma loja de brinquedos. Tal como o amarelo, o laranja é considerado uma cor “barata”, por isso, se está a tentar transmitir sofisticação, pondere utilizar uma cor diferente.

Cinzento

Sendo um tom intermédio entre o preto e o branco, o cinzento representa equilíbrio e neutralidade. É uma excelente cor para profissionais como advogados, consultores financeiros e contabilistas, uma vez que é sério e transmite uma perceção empresarial.

Amarelo

Qual é a cor menos provável de ser indicada como favorita de alguém? O amarelo. Em geral, esta cor é pouco popular e é uma das cores com menos probabilidade de ser selecionada para materiais de marketing pelos clientes da Vista, em todo o mundo. “Embora este seja menos favorável, há sempre exceções em que o amarelo pode ser utilizado como cor acessória para ajudar a dar destaque”, diz a Dra. Augustin.

Se utiliza o amarelo como cor principal do seu logótipo, está a comunicar entusiasmo, acessibilidade, energia e simpatia. Ao contrário do luxo do preto, o amarelo é associado a uma oferta económica. Assim, esta cor pode ser ideal se vai abrir um estúdio de fitness ou um restaurante informal ou quiser transmitir a mensagem de que os seus produtos ou serviços são de preço acessível.

Castanho

“Nas nossas mentes, o castanho é associado a robustez”, diz a Dra. Augustin. É muito utilizado por negócios de conveniência, como empresas de construção ou transportadoras, bem como marcas mais ligadas à terra. Esta cor pode fazer também com que a sua marca pareça mais masculina, por isso, é uma boa opção se estiver a tentar captar um público masculino, como uma linha de vestuário para homem ou se tiver um negócio de marcenaria personalizada.

O que isto significa para o seu negócio

“Os significados que atribuímos às cores são afetados pelas experiências específicas que temos com elas, por isso, tenha isso em consideração ao fazer a sua seleção” aconselha a Dra. Augustin. “Por exemplo, se uma nova personagem de banda desenhada famosa for de cor amarela, conte com uma resposta mais positiva do que a habitual ao amarelo.” É também recomendável analisar as cores que está a ponderar utilizar na sua marca com amigos, familiares ou potenciais clientes, antes de tomar a decisão final.

“Lembre-se que as cores que escolher transmitem uma mensagem importante. Escolha-as de modo sensato e aplique o que a psicologia ambiental tem descoberto sobre a ciência das cores.”