Tempo de leitura estimado: 5 minutos
É inegável o facto de a pandemia da COVID-19 ter sido uma experiência desafiante para muitos proprietários de pequenas empresas. Mas à medida que o impacto da COVID diminui, muitos sentem-se otimistas e acreditam que tudo vai (finalmente!) voltar à normalidade pré-pandemia nos próximos meses, incluindo para as empresas.
E isso significa que as pequenas empresas estão na posição ideal para tirar partido deste verão e fazer dele uma época incrível em termos económicos, se aplicarem a estratégia certa. Analisemos as estratégias de marketing e de negócio que pode desenvolver para que a sua pequena empresa tenha o melhor verão de sempre:
- Planeie e prepare-se para as férias de verão.
- Organize um evento para os seus clientes.
- Ofereça incentivos sazonais.
- Crie ligações com a comunidade de pequenas empresas locais.
- Renove o seu espaço.
- Capte a atenção dos clientes sazonais.
- Tire partido dos eventos no exterior.
1. Planeie e prepare-se para as férias de verão.
Muitas pessoas gostam de interagir com os negócios e espaços comerciais na altura das férias, incluindo nas férias de verão. Apesar de ser um facto, torna-se especialmente verdade neste verão, em que muita gente irá juntar-se para celebrar as férias em conjunto pela primeira vez em mais de dois anos. Por isso, se quiser que este verão seja tão lucrativo e bem-sucedido quanto possível para a sua pequena empresa, trace um plano.
Pense de que forma a sua empresa pode tirar partido de toda a atividade associada às férias de verão. Por exemplo, se tiver um negócio de venda de refeições, poderá criar “cestos de piquenique para as férias” recheados com os alimentos mais populares para piqueniques ou churrascos, e vendê-los aos clientes para usufruírem durante as férias de verão. Ou, caso tenha uma loja de roupa, poderá organizar uma promoção no dia 21 de junho e oferecer 10% de desconto em todos os artigos.
2. Organize um evento para os seus clientes.
Com a chegada do verão, muitas dessas pessoas estarão finalmente preparadas para começar a sair, voltar a interagir com a respetiva comunidade e participar em eventos. Então porque não organizar um evento neste verão? Será uma boa oportunidade para promover o seu negócio, interagir com os clientes e aumentar as vendas no verão.
O tipo de evento a organizar depender do seu tipo de negócio e dos seus clientes, mas independentemente do que decidir, certifique-se de que capta a atenção das pessoas e que as incentiva a participar. Por exemplo, se for dono de um restaurante, poderá organizar um evento de degustação de verão durante o qual os clientes podem provar todos os pratos do novo menu. Inclua música ao vivo, cocktails especiais ou um sorteio de um cartão-oferta para tornar o evento memorável. Se tiver uma loja de artigos desportivos, organize um evento em que oferecerá aulas de desportos aquáticos com desconto (como paddle boarding ou canoagem) aos clientes.
As pessoas estão preparadas para sair e divertir-se neste verão e, ao criar eventos divertidos para os clientes, estes quererão sair e interagir com o seu negócio.
Dica VistaPrint
O seu evento só terá êxito se os clientes tiverem conhecimento do mesmo. Promova-o em pósteres e flyers, numa newsletter enviada por e-mail ou numa publicação nas redes sociais. Inclua todas as informações importantes, como a data, a hora e o local.
3. Ofereça incentivos sazonais.
Se quiser que os clientes interajam com o seu negócio neste verão (ou em qualquer altura), tem de os incentivar a fazê-lo. Por exemplo, se quiser atrair mais clientes para o seu espaço comercial, ofereça um brinde mensal, como um autocolante ou garrafa de água gratuitos a todas as pessoas que entrarem no espaço durante o mês de julho. Ou ofereça descontos de verão especiais, como um desconto em artigos de verão ou dois produtos pelo preço de um no menu de verão, para criar entusiasmo e levar as pessoas a comprarem durante os meses de verão.


Dica VistaPrint
Os programas de fidelização incentivam a repetição de compra, tornado-os ideais para incentivar os clientes neste verão (e durante todo o ano!). Utilize cartões de fidelização personalizados para monitorizar as compras efetuadas e ofereça uma promoção especial, desconto ou brinde quando os clientes completarem o cartão.
4. Crie ligações com a comunidade de pequenas empresas locais.
A sua empresa não será a única neste verão a tentar reconectar-se com os clientes e aumentar as vendas. Considere a possibilidade de criar parcerias com outras pequenas empresas para tirar o maior partido possível desta época.
Interaja com outras pequenas empresas da sua comunidade e procure formas de colaborarem para oferecer valor aos seus clientes e aumentar as vendas e receitas durante o processo. Por exemplo, se for proprietário de um clube de fitness, poderá criar uma parceria com um bar de sumos local para a organização de um evento pop-up em que os clientes podem treinar e usufruir ao mesmo tempo das ofertas do bar de sumos. Ou, caso tenha uma padaria, estabeleça uma parceria com uma cafetaria local e organize um evento ao pequeno-almoço para oferecer aos participantes um desconto em cada compra.
Não são apenas os clientes que irão querer voltar à dinâmica de verão. Outras empresas locais também quererão encontrar formas de voltar a interagir com os clientes para aumentar as vendas, por isso procure oportunidades que sejam vantajosas para as duas partes ao criar parcerias com essas empresas.
5. Renove o seu espaço.
Quer tenha um espaço físico ou opere inteiramente online, envolva o seu negócio e os clientes no espírito de verão com uma nova decoração ou um novo esquema de cores. Por exemplo, poderá adicionar animações inspiradas no verão às suas publicações nas redes sociais, pendurar uma lona publicitária colorida (com as suas cores de verão favoritas!) na montra da sua loja ou incluir ilustrações de verão numa placa de ardósia de rua para atrair clientes.

6. Capte a atenção dos clientes sazonais.
Se vive numa zona que atrai muitos turistas durante os meses de verão, esta é a oportunidade ideal para interagir com um base de clientes totalmente nova durante esta época, por isso crie um plano para atrair esses clientes.
Imagine que tem uma padaria ou café. Entre em contacto com os hotéis locais e pergunte se estariam interessados em incluir os seus produtos de padaria e pastelaria ou utilizar a sua mistura de café como parte do pequeno-almoço continental servido nesses hotéis. Juntamente com esses produtos, inclua uma placa de mesa ou um conjunto de cartões de visita para que os clientes saibam onde poderão encontrar aqueles deliciosos bolos ou o café do meio-dia para despertar.
Caso tenha uma empresa de serviços, como um centro de tempos livres para cães, entre em contacto com hotéis que permitam a entrada de cães e lojas de produtos para animais de estimação localizados na mesma zona, e peça-lhes para incluírem o folheto da sua empresa nos pacotes de boas-vindas ou para exibirem os seus flyers no balcão de venda.
Existe uma atração ou evento específico na cidade que atraia muitos turistas, como um festival gastronómico ou museu de arte? Fale com a Câmara de Comércio e pergunte se têm oportunidades de parceria para dar visibilidade à sua empresa perante os associados. Poderá comprar espaço publicitário no guia turístico local ou procurar sítios para oferecer amostras gratuitas.
7. Tire partido dos eventos no exterior.
Com o aumento das temperaturas e as longas horas de luz solar, o verão oferece o cenário perfeito para eventos no exterior. Se quiser que o seu negócio prospere neste verão, esses eventos ao ar livre são o local perfeito para interagir com potenciais clientes. Pesquise eventos no exterior na sua região onde eventuais clientes poderão estar presentes e encontre formas de os envolver. Alguns exemplos: mercados biológicos, feiras de artesanato, festivais de música e desfiles. Quer decida apresentar o seu mais recente gelado numa feira de arte nas proximidades ou vender sacos de pano com a sua marca no mercado local de artigos em segunda mão, participar em eventos de verão é uma excelente forma de criar visibilidade a nível local e aumentar as vendas.