Tempo de leitura estimado: 6 minutos
As redes sociais são dos melhores locais para divulgar o seu pequeno negócio e contactar com os seus clientes, gerando interação, vendas e lucro. Embora a maioria dos negócios já utilize o Facebook, Instagram e Twitter, existe uma nova plataforma de redes sociais que está a dominar o mundo.
Desde que foi lançado em 2017, o TikTok já arrecadou mil milhões de utilizadores ativos. À medida que a plataforma foi crescendo, as marcas reconheceram que o marketing no TikTok é uma forma ideal de contactar com o público ideal e gerar resultados para as suas empresas.
Se pretende que o seu negócio tenha sucesso em 2022 (e não só!), compreender como funciona o marketing e publicidade no TikTok é fundamental. Neste artigo, vamos analisar tudo o que precisa de saber sobre o Tiktok, enquanto proprietário de um pequeno negócio, incluindo dicas para usar a plataforma TikTok e levar o seu negócio ao próximo nível.
O que é o TikTok? E por que deve usá-lo para o seu pequeno negócio?

Antes de falarmos sobre como pode utilizar o TikTok para pequenos negócios, vamos analisar brevemente o que é o TikTok e por que é que o marketing no TikTok é essencial para as marcas no cenário atual das redes sociais.
O TikTok é uma plataforma de redes sociais que permite aos utilizadores criar e partilhar pequenos vídeos, bem como ver, partilhar e comentar o conteúdo de outros utilizadores. Embora os utilizadores possam criar vídeos sobre praticamente tudo, existem inúmeras tendências que se tornaram populares, como desafios, danças, partidas, conteúdos sobre produtos e guias de utilização.
Embora o TikTok seja conhecido como uma app para os utilizadores mais jovens, a base de utilizadores da plataforma estende-se de modo relativamente uniforme por vários grupos demográficos. De acordo com dados do Statista, 47,4% dos utilizadores têm 29 anos ou menos e 42% têm entre 30 e 49 (11% dos utilizadores do TikTok têm 50 anos ou mais). Uma vez que o TikTok está a atrair uma variedade tão grande de utilizadores, muitas empresas estão a perceber que a plataforma proporciona uma oportunidade de contactar com a sua base de clientes de uma forma nova e eficaz.
Então, quais são os benefícios do marketing no TikTok? Existem várias razões para o TikTok ser uma medida inteligente para pequenos negócios, tais como:
- O TikTok está menos saturado que outras plataformas de redes sociais. Embora o TikTok esteja a ganhar rapidamente popularidade junto dos pequenos negócios, ainda não é tão conhecido como outras plataformas. Por isso, o TikTok tem menos concorrência que outras plataformas conhecidas e pode ser fácil (e mais económico) causar impacto.
- A plataforma disponibiliza várias oportunidades de marketing e publicidade. Existem várias formas de alcançar clientes no TikTok. Pode criar conteúdo e angariar seguidores de forma orgânica. Por outro lado, pode usar a publicidade no TikTok para atingir o público ideal, com anúncios pagos.
- O TikTok disponibiliza dados de análise de desempenho que podem ajudar a otimizar a sua estratégia de marketing. Para otimizar qualquer estratégia de marketing, é necessário ter dados. O TikTok fornece esses dados por meio das funcionalidades de análise de desempenho (acessíveis nas contas profissionais de TikTok). O TikTok dá-lhe dados em tempo real, de que precisa para compreender que tipo de conteúdo em vídeo está a chegar mais eficazmente ao seu cliente ideal. Assim, pode otimizar a sua estratégia de conteúdo e criar os vídeos que vão causar impacto no seu negócio.
- É fácil criar, editar e partilhar vídeos de alta qualidade. Se a ideia de criar conteúdo em vídeo parece assustadora, não se preocupe: o TikTok tem imensas ferramentas de personalização que facilitam o professo de filmagem e edição do seu conteúdo (incluindo sobreposição de texto, efeitos sonoros e filtros).
- O TikTok permite-lhe criar uma ligação mais autêntica com os seus clientes. O conteúdo em vídeo permite-lhe mostrar os bastidores do seu negócio aos seus clientes. Por exemplo, se gere um restaurante, pode publicar um vídeo de perguntas e respostas com o seu chef. Se tem uma marca de roupa, pode partilhar um vídeo do processo de design e produção das suas roupas. Este tipo de conteúdo pode criar uma ligação mais profunda e significativa com os seus seguidores. Por sua vez, isso pode refletir-se em níveis mais elevados de interação e de vendas.
Tudo pronto para começar? Aqui ficam algumas dicas em que vamos centrar-nos para uma estratégia de marketing eficaz no TikTok:
- Dedique tempo a explorar a plataforma.
- Delineie os seus objetivos.
- Crie conteúdo útil e com valor.
- Entre na onda das tendências.
- Crie entusiasmo acerca dos seus produtos e serviços.
1. Dedique tempo a explorar a plataforma.
Poderá sentir a tentação de mergulhar de cabeça no marketing e publicidade do Tiktok. Se quer que a sua estratégia no TikTok seja eficaz, precisa de passar algum tempo a navegar realmente na plataforma. Isto vai ajudar a que tenha um entendimento básico do funcionamento do TikTok e do tipo de conteúdo que tem bons resultados na plataforma. Por isso, crie uma conta e comece a explorar!
Veja que tipo de vídeos se encontram na plataforma, que tipo de vídeos estão a ganhar tração e que categorias poderão fazer sentido para o seu negócio. Se tem concorrentes que estão atualmente na plataforma, faça um pouco de pesquisa e veja que tipo de vídeos estão a publicar. Embora não vá propriamente roubar as suas ideias, a pesquisa de concorrentes pode dar-lhe uma perspetiva útil acerca dos vídeos que o seu cliente ideal está a consumir.

2. Delineie os seus objetivos.
Se não souber definir o seu sucesso, não conseguirá perceber se a sua estratégia de marketing no TikTok está a ter resultados. Por isso, antes de implementar a sua estratégia no TikTok, dedique algum tempo a delinear os seus objetivos e a forma como vai medir o seu progresso.
Por exemplo, imaginemos que o seu principal objetivo para o TikTok é angariar novos clientes para a sua loja física. Quantos clientes quer gerar na plataforma e como vai determinar se chegaram até si por meio do TikTok? Talvez possa partilhar um código de desconto exclusivo num dos seus vídeos e, depois, analisar quantos clientes usaram esse código de desconto nas semanas seguintes.
3. Crie conteúdo útil e com valor.
Se os seus vídeos não acrescentarem valor real aos seus clientes, não vão gerar resultados reais para o seu negócio. É por isso que é tão importante pensar no tipo de valor que quer proporcionar ao seu público. E, depois, criar vídeos que proporcionem realmente esse valor.
Por exemplo, recebe imensas perguntas de clientes e pedidos de informação sobre a forma de utilização dos seus produtos? Crie um breve vídeo tutorial a responder a estas perguntas. Os clientes entusiasmam-se particularmente com uma sobremesa específica no menu do seu restaurante? Crie um vídeo que mostre os vários passos necessários para fazer a sobremesa e fará com que esta seja ainda mais apreciada.
Tenha em mente que o TikTok é, de várias formas, uma plataforma de entretenimento. Por isso, por vezes, o valor que acrescenta ao seu público irá entretê-los durante alguns minutos. Não tenha medo de criar e partilhar vídeos engraçados, excêntricos ou recreativos de alguma outra forma. Conseguir que alguém sorria ou solte uma gargalhada com o seu vídeo pode ser mesmo aquilo de que precisa para captar a atenção de um potencial cliente.
Dica VistaPrint
Tem interesse em criar conteúdo de vídeo? Comece com um modelo de TikTok na VistaCreate. Depois, adicione alguns toques pessoais com a sua marca.
4. Entre na onda das tendências.

Seja um “desafio TikTok” ou um clipe de áudio famoso, as tendências conseguem sempre ganhar popularidade no TikTok. Criar a sua própria abordagem à mais recente tendência ao usar o TikTok para pequenos negócios é uma excelente forma de expandir o seu alcance e levar o seu conteúdo a novos clientes.
Por exemplo, se está no TikTok para divulgar a sua linha de produtos para o cabelo, poderá criar um vídeo em torno do Beautiful Hair Challenge, que incentiva as pessoas a mostrarem as suas fartas cabeleiras. Se está a usar o TikTok para gerar burburinho em torno do seu novo estúdio de fitness, pode criar uma série de vídeos com a sua equipa a fazerem as maiores tendências de dança do TikTok.
Ao criar conteúdo de vídeo relacionado com coisas que já são tendência no TikTok, isto pode permitir levar o seu conteúdo a um público mais alargado e converter alguns dos membros desse público em seguidores ou mesmo em clientes. Mostrar que está a par e por dentro das mais recentes tendências pode também ajudar a conseguir uma reputação de marca “que está in” junto dos seus seguidores…
Dica VistaPrint
Fazer vídeos tendência no TikTok pode levar o seu conteúdo até um público totalmente novo. Por isso, certifique-se de que os seus vídeos têm a sua marca visível. Usar merchandise com a marca, como t-shirts ou bonés e gorros pode assegurar que o seu logótipo se destaca nos seus vídeos.
5. Crie entusiasmo acerca dos seus produtos e serviços.
Não importa quantas pessoas veem os seus vídeos no TikTok. Se esses vídeos não as incentivarem a interagir com o seu negócio, a sua estratégia enquanto pequeno negócio no TikTok não vai converter-se em interação, vendas ou lucro adicional.
Por isso, ao criar vídeos, certifique-se de que cria vários para apresentar os seus produtos e/ou serviços e que o faz de forma a gerar grande entusiasmo por parte do seu público.
Por exemplo, vai lançar em breve uma nova linha de bombas de banho? Crie um vídeo que mostre o produto a ser desembalado, colocado na banheira, a começar a efervescer e a criar espuma num arco-íris de bolhas… Está a usar o TikTok para interagir com novos clientes para o seu negócio de consultoria? Crie uma série de vídeos que ofereça conselhos gratuitos e dicas de gestão.
Quanto mais entusiasmantes os seus produtos ou serviços parecerem nos seus vídeos, mais provável é que o seu público interaja realmente com a sua empresa no mundo real.