10 formas de potenciar os seus esforços para obtenção de links

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Parabéns por ter criado uma página da web para a sua pequena empresa e tê-la otimizado para os motores de busca, utilizando no nosso guia de SEO local. E agora, qual é o próximo passo? Como vai aumentar a visibilidade da sua página da web nos motores de busca e na sua comunidade local?

O passo seguinte é ter um fluxo saudável de links a direcionar para a sua página da web. Mas conseguir links de páginas externas para a sua página da web não é tarefa simples.

Por que é que precisa de links

Ter links de qualidade a direcionar para a sua página da web é essencial para que esta ocupe um lugar cimeiro nos resultados de pesquisa. A existência de links é considerada um dos fatores mais importantes para determinar a classificação de uma página da web nos resultados de um motor de busca. Aos olhos dos motores de busca, um link de uma página da web para outra é considerado um voto de confiança na página para onde o link está a direcionar. Um link de uma fonte fidedigna indica aos motores de busca que a página da web para onde está a direcionar é também credível. Por isso, quanto maior a qualidade do domínio de origem do link, melhor.

Os links são também uma forma eficaz de potenciar a visibilidade da sua marca e a reputação na sua comunidade local. Se outras empresas locais ou organizações na sua área criarem links para a sua página da web, tal representa mais visibilidade para a sua marca. Se o link gerar tráfico para a sua página da web e conseguir um novo cliente como resultado, é uma vitória ainda maior.

Pode não saber por onde começar, uma vez que o processo de obter novos links para a sua página da web pode parecer bastante complicado. Os motores de busca como o Google tornaram-se bastante rígidos na identificação de links pagos e penalizam as páginas que utilizem táticas em incumprimento das diretrizes para Webmasters do Google. Assim, deve ter muito cuidado e sensatez ao selecionar o tipo de páginas com que pretende colaborar na criação dos seus backlinks.

A obtenção de links constitui um desafio considerável, especialmente para pequenas empresas, que não têm tempo ou recursos para criar o tipo de conteúdo baseado na web suficientemente sólido para atrair naturalmente links. Para impulsionar os seus esforços de obtenção de links, é necessário algum trabalho e nós estamos aqui para ajudar, em cada passo do percurso!

Ideias para a obtenção de links

Aqui ficam dez formas de obter links para a página da web da sua pequena empresa:

1. Patrocine um evento próximo de si

Ser patrocinado de um evento local é a forma perfeita de divulgar o nome da sua empresa e aumentar as possibilidades de conseguir alguns backlinks. Pense num evento relacionado com o seu negócio. Por exemplo, se for proprietário de um pequeno ginásio ou estúdio de ioga, pode patrocinar um evento organizado por uma organização de saúde e bem-estar. Se o evento que está a patrocinar tiver uma página da web, pode pedir-lhes que incluam o nome ou logótipo da sua empresa com um link para a sua página. Além disso, se o evento for suficientemente grande para figurar em notícias online, certifique-se de que pede à página de comunicação social para criar um link para si.

2. Crie parcerias com organizações locais

Promova a sua empresa junto de pequenas organizações nas proximidades. Por exemplo, se for proprietário de um restaurante local junto a uma sala de eventos/teatro, peça aos proprietários que incluam um link para a sua página da web, como uma opção para jantar antes ou depois de assistir a um concerto ou a um espetáculo. Verifique que universidades se encontram perto de si e pense em contactá-los para obter um link para a sua empresa no seu diretório local.

3. Organize uma atividade ou promoção semanal

Organizar um evento ou promoção semanal ou mensal pode fazer com que seja mencionado no guia de coisas para fazer no fim de semana do jornal local. Caso tenha uma pequena loja de roupa, experimente organizar um desfile de moda ou um porto de honra para fazer com que a sua loja seja mencionada na imprensa local. Os eventos recorrentes são uma boa forma de se destacar da concorrência e um modo garantido de conseguir aquele backlink!

4. Conheça o seu público

Compreender quem é o seu público-alvo e que tipo de páginas da web este visita pode ajudá-lo a descobrir muitas oportunidades para novos links. Uma pequena padaria especializada em sobremesas sem glúten poderá ter interesse em estabelecer parceria com uma organização como a Associação Portuguesa de Celíacos, que fornece um diretório de restaurantes sem glúten, classificados por localização.

5. Relacionar-se com jornalistas e páginas da imprensa local

Os links de páginas da web de comunicação social são de elevada qualidade, uma vez que estas constituem fontes fidedignas de informação. Vai lançar o seu próprio negócio? Vai abrir uma nova loja? Ou talvez o seu negócio tenha acabado de ganhar um prémio. Estes tópicos podem ser interessantes para a imprensa local e é muito provável que as suas novidades obtenham alguma cobertura. No entanto, os jornalistas podem precisar de alguma ajuda, por isso, não hesite em tomar a iniciativa de os contactar. Uma forma possivelmente eficaz de o fazer será pesquisar na página da web o nome de um jornalista que deverá contactar e enviar-lhe um breve e-mail com os pontos mais importantes das suas novidades. Não se esqueça de incluir o seu número de telefone e endereço de e-mail. O jornalista poderá querer entrevistá-lo, por isso, esteja preparado. E não se esqueça de pedir para incluírem o link!

6. Crie relações com os fornecedores

Tire partido das parcerias com outros fornecedores na sua área, conforme for apropriado. Esta tática é muito comum entre prestadores de serviços para casamentos, tais como um fotógrafo, que pode associar-se a um videógrafo ou a um florista, ou mesmo a uma sala de eventos com a qual se sinta confortável. Não existe nenhum motivo para não pedir aos fornecedores com quem trabalha para incluírem um link para a sua página da web, enquanto parceiro de confiança.

7. Seja criativo

Criar uma campanha de marketing ou slogan criativos para a sua empresa irá não só ajudar a destacá-la da concorrência, como também poderá dar-lhe uma história para propor à imprensa. Os jornalistas e bloggers que trabalham com tópicos de marketing andam sempre à procura de empresas que arrisquem na sua criatividade. Se gostarem da sua criatividade, vão escrever sobre isso e adicionar um link.

8. Tire partido da área onde vive

A sua empresa fica numa grande praça da cidade? Este espaço tem uma página da web onde pode colocar o seu link? E não esqueçamos os guias e revistas de turismo. Este tipo de publicações procuram empresas como a sua, que se destaquem e possam ser incluídas na página da web deles. Se o seu negócio tiver algo que incentive o turismo, melhor ainda. Pondere as suas opções, no que respeita à sua localização física, uma vez que podem existir mais oportunidades de reforçar o seu perfil de links.

9. Intensifique a sua presença nas redes sociais

As redes sociais são a forma perfeita de divulgar as notícias sobre o seu negócio e chamar a atenção da imprensa local. Utilize sites como o Instagram, Twitter e Pinterest para identificar hashtags que sejam uma tendência e que possam ser relevantes para a sua empresa e comece a utilizá-los nas suas publicações. As redes sociais são o local onde pode promover o que está a fazer como, por exemplo, uma Semana das Pequenas Empresas ou o Sábado das Pequenas Empresas, que podem chamar as atenções e ter cobertura por parte da imprensa local.

10. Descubra diretórios de empresas locais

Envie o nome e URL da página da web do seu negócio aos diretórios de empresas locais ou à sua câmara do comércio local. Existem várias páginas da web que moderam informação sobre empresas locais, mas deverá procurar aquelas que são mais relevantes para a sua indústria específica. Estas serão mais valiosas, uma vez que levarão os clientes certos até à sua página da web.


Sobre o autor

Michelle Levine é uma especialista sénior em marketing digital na equipa de pesquisa orgânica da Vistaprint. A Michelle é apaixonada por marketing digital e mantém-se a par das notícias e tendências da indústria. Pode segui-la no Twitter @michellemlevine.