Tempo de leitura estimado: 4 minutos
À medida que as restrições relacionadas com a COVID-related são levantadas, o mundo dos pequenos negócios sofreu mudanças. As pessoas começam a sentir-se mais relaxas e estão mais entusiasmadas do que nunca para regressar aos spas, aos salões, aos ginásios e a outros negócios de serviços pessoais.
Quando reabriu portas pela primeira vez, tinha de cumprir diretrizes rigorosas para a reabertura de ginásios, spas e salões. Ainda assim, numa altura em que o ambiente se torna mais seguro e menos restritivo, é importante continuar a tomar as medidas necessárias para manter os clientes seguros. E se esta for a sua primeira reabertura desde o surgimento da pandemia, aplique os protocolos certos para fazer do seu spa, salão ou ginásio um local seguro para os clientes.
Posto isto, de que forma é que se traduz este nível de segurança na prática? Eis alguns passos que pode tomar para se manter seguro à medida que regressamos ao normal.
Atualize os protocolos de segurança conforme necessário.
À medida que avançamos para esta nova fase do levantamento das restrições, alguns dos protocolos de segurança que tinha em vigor no pico da pandemia poderão já não ser relevantes Embora a prioridade continue a ser manter clientes e colaboradores em segurança, esta é uma boa oportunidade para rever e atualizar os protocolos.
Por exemplo, ao abrigo das diretrizes originais para a reabertura de salões, poderá ter limitado o número de marcações diárias, de modo a cumprir os limites de capacidade. Contudo, depois do levantamento dessas restrições, poderá ser útil repensar os protocolos de segurança. Talvez pretenda retomar a capacidade de reservas total, mas implemente outras medidas de segurança (como acrílicos entre estações) para manter os clientes e as estilistas seguros.
Ou então suspendeu as aulas de fitness do seu ginásio para manter o número de pessoas baixo e promover o distanciamento social. À medida que as restrições são levantadas, poderá recomeçar a organizar as aulas diariamente. Mas quando o fizer, é importante que tome medidas adicionais (como atualizar o sistema de ventilação, deixar tempo suficiente entre as aulas para higienizar convenientemente a sala e os equipamentos antes dos próximos participantes ou dar as aulas no exterior) para garantir que as aulas são seguras.
Comunique os protocolos de segurança aos clientes com clareza.
Visto que o ambiente está a mudar, os seus clientes podem não saber ao certo que protocolos de segurança devem seguir no seu spa, salão ou ginásio. Também poderão estar interessados em saber que medidas em em prática atualmente para os manter protegidos.
Assim, quer se esteja a afastar das regras originais para a reabertura de ginásio, a manter os mesmos protocolos de segurança do seu salão ou a adotar uma abordagem mista, certifique-se de que informa os seus clientes.
Se é proprietário de um ginásio, não é suficiente simplesmente publicar os protocolos de segurança no web site profissional. Se os seus clientes não visitam o seu web site regularmente, poderão não saber que ainda exige o uso de máscara ou a medição da temperatura . Em contrapartida, também se poderão sentir menos seguros por saber que optou por eliminar aqueles protocolos de segurança, o que pode afetar a confiança no seu negócio. O que deve fazer é divulgar a mensagem através de canais digitais e na vida real para garantir que todos os clientes sabem quais são os seus protocolos de segurança. Envie um postal ou crie uma mensagem para as redes sociais de modo a informar os clientes e pendure sinalética nas janelas e nos balneários, como forma de lembretes diretos. Comunicar de forma clara os seus protocolos de segurança aos clientes agora evitará desentendimentos e confusões mais tarde.
Promova o distanciamento social.
O distanciamento social é uma das medidas mais eficazes na manutenção de um ambiente seguro no seu ginásio, salão ou spa, por isso, continue a encorajar os clientes a manterem uma distância de pelo menos dois metros. Além disso, certifique-se de que o seu espaço está disposto de forma a possibilitar o distanciamento social.
Por exemplo, se o seu estabelecimento for um ginásio, pondere deixar, pelo menos, 1,80 m entre os equipamentos (ou mais, no caso das passadeiras ou de outros equipamentos que exigem muito esforço). Se der aulas num ginásio, utilize vinil autocolante para pavimentos ou autocolantes para marcar os postos socialmente distantes, onde os alunos podem colocar o equipamento. Se é proprietário de um salão de beleza, pondere colocar os postos de trabalho e as cadeiras afastados 1,80 m entre si ou deixar sempre um posto livre entre cada cliente. Se é proprietário de um spa, encoraje os clientes a chegarem no momento da reserva, para evitar aglomerados na sala de espera.
Quanto mais distância criar entre os clientes, mais seguro o seu espaço será.
Proteja a sua equipa.
Enquanto proprietário de um ginásio, spa ou salão de beleza, são os seus colaboradores que sustentam o seu negócio. São eles que interagem com os clientes (muitas vezes, a um nível altamente pessoal), pelo que é importante ter em vigor medidas de segurança bastante claras para os colaboradores, para o bem-estar de todos.
Algumas medidas que são úteis para proteger a sua equipa incluem:
- Incentivar os colaboradores a ficar em casa se não se estiverem a sentir bem.
- Disponibilizar-lhes EPI e encorajar o uso do equipamento ao trabalharem de perto com os clientes (por exemplo, usar máscara ou luvas durante uma massagem a um cliente).
- Desinfete as fardas, de acordo com as normas locais, e aconselhe os funcionários a lavarem as mãos quando chegam ao local de trabalho, antes/depois de comerem, entre clientes e após as pausas.
São os seus colaboradores que fazem o seu negócio seguir em frente, pelo que deve garantir que toma as precauções necessárias para os manter seguros. Desta forma, também mantém os clientes protegidos.
Esteja a par dos protocolos de segurança recomendados.
Com a COVID-19, a atualidade está em constante mudança e evolução. Consequentemente, todas as medidas que implementar para proteger o seu negócio, os seus colaboradores e os seus clientes terão também de mudar e evoluir em conformidade.
Esteja a par de todos os protocolos de segurança recomendados, incluindo as diretrizes atuais para spas, salões e ginásios, e das recomendações ao nível local. Se as recomendações sofrerem alterações no futuro, aproveite a oportunidade para reavaliar os seus protocolos de segurança e tome todas as medidas adicionais necessárias para assegurar um ambiente seguro no seu spa, salão ou ginásio.
Principais sugestões de segurança
1. Atualize os seus protocolos de segurança…
2. …e comunique-os aos clientes.
3. Promova o distanciamento social.
4. Proteja a sua equipa.
5. Mantenha-se a par das diretrizes de segurança.