Prepare cuidadosamente o design do seu cartão de visita e este irá transmitir um aspeto profissional, gerar confiança e distinguir a sua empresa das outras do sector.
Quando assiste a conferências, feiras ou eventos de confraternização, a troca de cartões de visita no final de uma conversa é essencial para dar continuidade ao contacto.
Mas como poderá assegurar que o seu cartão de visita o representa a si e à sua empresa da melhor forma possível? O segredo está em preparar tudo com antecedência para estar pronto a dar vida à sua ideia quando começar a desenhar.
Como criar um fantástico cartão de visita
1. Lembre-se de que as primeiras impressões são importantes
O seu cartão de visita diz muito sobre si e a sua empresa. O design deverá comunicar os seus valores, destacar o seu negócio da concorrência e encorajar as pessoas a contactá-lo. Se o seu estilo de trabalho é formal e direto, o seu cartão de visita deverá refletir essas qualidades. Mas, se os seus produtos e serviços forem alegres e criativos, tente captar essas características usando cores arrojadas e um slogan apelativo.
2. Escolha o tamanho e forma mais adequado às suas necessidades
Antes de se sentar para desenhar o seu cartão de visita, é importante saber qual o tamanho e orientação que este irá ter. Isso não só influencia a dimensão do texto e a quantidade de informação que poderá incluir, como também comunica aspetos tais como se você é convencional ou um não conformista audacioso. Os cartões retangulares horizontais, são o formato mais conhecido de toda a gente. Os cartões verticais são menos comuns e podem ser usados para o diferenciar dos seus concorrentes. Se o seu objetivo é destacar-se, então poderá também considerar um cartão de visita especial em plástico ou um cartão de três camadas muito espesso e com uma camada apelativa entre a frente e o verso. Decida onde se encontra a sua empresa entre o discreto e o arrojado.
3. Escolha um design adequado para si
Escolha cores e elementos de design que estejam associados à sua área de negócio para que o seu cartão seja fácil de reconhecer e seja representativo dos produtos ou serviços que oferece. Se vende produtos de luxo, tal como joias ou peças para a noite, poderá representar isso com um detalhe de acabamento brilhante. Ou, se a sua especialidade é um estilo de maçonaria ou carpintaria, poderá incluir uma foto do seu trabalho para mostrar a sua área de especialização. A escolha do acabamento e do tipo de papel pode dar ideia aos seus clientes se a sua empresa representa a solução mais económica – ou se você oferece serviços de alta qualidade. A escolha do tipo de papel pode também sugerir se o seu negócio é inovador e divertido ou se é um negócio bem consolidado que já existe há décadas.
4. Seja consistente com a sua página da web e com outros materiais promocionais
Desta forma, será mais fácil os seus clientes recordarem-se e reconhecerem-no. Se não tiver uma página da web nem material de marketing, mas a sua empresa tiver um logotipo conhecido ou se for conhecida por alguma coisa em particular (seja o seu bairro, o edifício, os uniformes do pessoal, etc.) tente integrar isso no desenho do cartão de visita.
5. Acrescente um toque especial
Quer inclua impressão em relevo, acabamento metalizado ou uma forma de cartão atraente, os seus clientes irão notar a diferença e o seu cartão irá destacar-se.
6. Dê mais utilizações ao seu cartão de visita
Use o verso do cartão para anotar compromissos, para carimbos de fidelização ou mesmo para um prático calendário. Pense criativamente, não use simplesmente um modelo de calendário básico, tente marcar datas importantes para os seus clientes, dependendo daquilo que a sua empresa lhes oferece.
Se for uma empresa de paisagismo, poderá ser útil marcar no calendário as melhores alturas do ano para podar ou fertilizar as plantas – enquanto que uma esteticista poderá marcar os dias em que oferece preços mais baixos ou distribui amostras grátis. Se o seu negócio está relacionado com comida, escreva pequenas receitas no verso do seu cartão; ou use o seu cartão como etiqueta se vender arte ou presentes artesanais como jóias.
7. O seu cartão de visita deve “colar”
Mas não pense em cola. “Colar” significa o tempo que o cartão vai ficar num sítio onde o seu cliente o possa ver. Já sabemos que os cartões magnéticos funcionam bem para empresas que oferecem serviços recorrentes como canalizadores, pintores, jardineiros, cabeleireiros, mecânicos, etc. Estes são “colados” no frigoríficos e são vistos regularmente sempre que é preciso.
8. Assegure-se de que os seus detalhes de contacto são fáceis de encontrar
A forma como as informações estão distribuídas é uma consideração importante. Se tiver dúvidas quanto à organização dos seus detalhes de contacto, a disposição clássica dos campos de texto é a seguinte:
- Nome da empresa
- Nome próprio e apelido
- Profissão/ocupação
- Informações de contacto (email, número de telefone, redes sociais, etc.)
9. Assegure-se de que os seus detalhes de contacto estão corretos
Reveja. Reveja. Reveja. Detalhes de contacto claros, ortografia correta e a escolha de uma fonte legível num tamanho adequado, são as coisas que precisam de ser revistas três vezes. Para além do seu nome e profissão/ocupação, não se esqueça de referir a sua empresa, número de telefone, página da web, endereço de email ou redes sociais, se isso for relevante para as suas atividades de marketing. Permita que os clientes o contactem da forma que acharem mais conveniente.
10. Se tiver dúvidas, fale com um designer
Se tiver a sorte de conhecer alguém que tenha experiência em criação gráfica para impressão, bastará uma rápida conversa de 30 minutos para ajudar a garantir que tudo estará pronto para ser adicionado ao seu design. Os designers irão garantir que os elementos do desenho, como o seu logotipo, terão um aspeto nítido e claro no cartão físico. É importante garantir que as imagens têm a resolução certa e que os campos de texto têm a dimensão perfeita para poderem ser lidos. A última coisa que quer que aconteça ao abrir uma caixa de novos cartões de visita, é descobrir que o logotipo que carregou aparece pixelizado ou que o número de telefone é difícil de ler. Mas não se preocupe se não conhecer ninguém com estas aptidões. Os nossos especialistas em design estão à distância de uma chamada telefónica. Eles podem ajudá-lo nas suas dúvidas, alterações e até mesmo recriar todo o seu design, se necessário..