Enraizada na comunidade: Como Kelly Polanco se destaca em eventos locais
Tempo de leitura estimado: 4 minutos
Um dos melhores locais para divulgar o seu pequeno negócio é uma feira de artesanato ou evento local. Terá a oportunidade de contactar com a sua comunidade, demonstrar o seu produto na vida real e deixar que os clientes vejam a pessoa por trás do negócio.
Kelly Polanco, da Rooted Body Co., é proprietária de um pequeno negócio bem sucedida em eventos locais. Vende os seus sabonetes, pomadas, loções e velas, totalmente naturais, em feiras de artesanato, lojas pop-up e muito mais. Falámos com Kelly para saber mais sobre o seu percurso, o seu negócio e como consegue atingir o sucesso em eventos locais.
A orientação para um objetivo
Tal com muitos proprietários de pequenos negócios, o de Kelly nasceu de um passatempo – e de uma necessidade. Kelly aponta os próprios problemas de pele, bem como os do filho, como forças impulsionadoras da Rooted Body Co. “Sempre me senti intrigada pelo bem-estar holístico… Estava sempre à procura de sabonetes alternativos, algo que fosse feito de raiz. Um dia, decidi fazer experiências com alguns ingredientes e criar algo.”
Depois de alguma pesquisa e de ver alguns tutoriais online, Kelly começou a criar sabonetes naturais e a partilhá-los com amigos e familiares. “Andava sempre entusiasmada para que alguém os experimentasse. Nessa altura, pensei ‘Ok, tenho aqui algo. Eu posso fazer isto.’” Dezembro de 2019 é a data que aponta como aquela em que a sua paixão passou de um passatempo a um negócio. Foi aí que Kelly abriu uma conta Shopify e criou um web site.
Dica Vistaprint
Kelly colaborou com um artista para criar o design do seu logótipo. Pode trabalhar também com um especialista para criar o seu logótipo. Descubra um na 99designs por Vistaprint.
Mergulhar de cabeça
A Rooted Body Co. começou como uma atividade secundária. “Sou oculista, mas sempre tentei manter uma atividade secundária, com algo que gostasse de fazer, como extra. Quando este passatempo, em particular, se tornou um negócio, abandonei todas as outras atividades secundárias e concentrei-me apenas nos meus produtos artesanais porque estes eram sólidos. Pensei “Uau, é mesmo isto”.
Não há nada como gerir o nosso próprio negócio e Kelly é testemunha disso. “É uma sensação tão boa… principalmente, quando as pessoas adoram o que estamos a produzir e voltam para comprar mais. É realmente muito bom poder ajudar pessoas com o meu produto.”
No entanto, ter um negócio é, sem dúvida, uma montanha russa. Kelly diz que a parte mais difícil de ter um pequeno negócio é ter de desempenhar tantos papéis e estar em controlo de tudo, principalmente das tarefas que não aprecia tanto. “Tudo o que não seja criar e fazer os produtos, em si, e tirar bonitas fotos destes, é considerado um fardo. Mas são coisas que precisam de atenção. Tento fazer o máximo possível.”
Kelly deu recentemente o salto para reduzir o horário no seu emprego principal e ter mais tempo para fazer crescer a Rooted Body Co. Considera a pandemia de COVID-19 uma bênção disfarçada. O seu local de trabalho esteve fechado durante 5 semanas e, por isso, teve tempo para explorar o seu lado criativo e melhorar o seu negócio, incluindo o design do seu logótipo. “Perguntei a mim mesma como poderia aproveitar aquele tempo para fazer o negócio crescer realmente. Isso ajudou verdadeiramente a por as coisas em perspetiva e perceber a direção que queria tomar com o negócio e com a minha vida, em geral. Durante esse período, consegui fazer tanta coisa que ajudou realmente a fazer avançar a Rooted Body.”
CONSELHO OBRIGATÓRIO
“Um dos melhores conselhos que recebi foi para ser eu mesma, nua e crua.”
Montar o negócio
Os mercados locais são a maior fonte de rendimento de Kelly e vender em mercado foi algo por que se interessou desde o início. “Sempre me diverti a visitar mercados locais e gosto de apoiar artesãos, que se dedicam a criar e a partilhar os seus produtos feitos à mão.”
Kelly adora a oportunidade de conhecer potenciais clientes cara a cara. “Assim, eles conhecem-me e percebem o que faço. Sinto-me muito confortável ao falar e lidar com pessoas… é certamente um dos meus pontos fortes. E percebo que isso é bom para o meu negócio porque as pessoas parecem gostar realmente de conhecer a pessoa por trás de tudo.”
Desde o início, esforçou-se muito por tornar o seu stand o mais apelativo possível. “A configuração melhorou, sem dúvida. Está mais bonita, evoluiu. Agora, sinto que as pessoas não passam só por aqui. Têm de parar e olhar e o cheio acaba por as atrair.”
Kelly vende também online, muitas vezes, a clientes que interagem com o produto, pela primeira vez, no mercado. “As pessoas continuam o processo [online]. Nestes mercados, conheço pessoas novas e, depois, começo a receber encomendas delas no site, o que é fantástico.”
Os essenciais de marketing de Kelly
Cartões de visita foram o primeiro artigo de marketing que Kelly comprou para a Rooted Body Co. “Quando estou em mercados, tenho-os dispostos na mesa. Ando sempre com cartões de visita na mala quando ando a tratar dos meus assuntos. Dou-os às pessoas para lhes dar a conhecer um pouco melhor os meus produtos. E, quando embrulho o meu produto para enviar para clientes, incluo um cartão de visita na caixa.” Kelly inclui todos os seus perfis de redes sociais num dos lados do cartão de visita para incentivar os clientes a visitarem a sua página de Instagram ou a visitarem o seu web site.
Nos mercado, Kelly utiliza lonas publicitárias para enfeitar o stand. “Utilizo uma lona publicitária como pano de fundo e tenho outra que coloco na parte da frente da mesa. Ambas têm o meu logótipo e dizem ‘Rooted Body Co.’”. No futuro, planeia utilizar mais artigos promocionais, como flyers, blocos de notas, canecas, bonés e gorros nas suas iniciativas de marketing.
Em vez de embalagens com a marca, Kelly adiciona o seu branding a papel pardo e sacos ecológicos, com autocolantes e etiquetas. Além disso, decora as embalagens com flores secas e inclui autocolantes individuais nas encomendas em caixa. “Utilizo papel pardo e tiras de ráfia recicladas e enfeito as minhas embalagens com flores secas e incluo autocolantes na caixa. As embalagens que utilizo: é isso que atrai as pessoas. Têm um aspeto tão apelativo.”
Kelly também utiliza as redes sociais, em particular, o Instagram para dar aos clientes uma espreitadela dos bastidores na Rooted Body Co. e dizer aos seguidores em que mercado a podem encontrar. Além disso publica fotos dos novos produtos, denotando que muito do seu volume de negócio (85%!) é proveniente dos cliques no Instagram.
De olhos postos no futuro
Kelly tem muitos objetivos para a Rooted Body Co, uns maiores que outros. “A longo prazo, o meu objetivo é que este negócio se sustente a si próprio. Quero evitar que os produtos se esgotem e estejam sempre acessíveis online. Ou posso chegar a um ponto em que possa crescer e passar da minha casa para um espaço de trabalho ou para uma cozinha comercial com alguns colaboradores que façam os produtos, para que eu possa libertar-me e fazer mais das coisas que gosto.”
Kelly reconhece que contratar colaboradores será necessário para atingir esse objetivo. “Tenho um filho de 16 anos, que é muito prestável: faz muitas remessas de sabonete comigo. No entanto, preciso, sem dúvida, de ajuda com a gestão do web site, com as redes sociais e contabilidade.
Um objetivo a curto prazo para esta época dos mercados é conseguir reservar stands de forma consistente. Kelly tenta conseguir 3-4 por mês. “Quero ser um pouco mais agressiva e procurar estes mercados e não esperar apenas que me contactem.”
CONSELHO OBRIGATÓRIO
“Se realmente gostar de algo, faça-o. Vá em frente, independentemente das barreiras e das lutas. Experimente. Caso contrário, nunca vai saber.”