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Apesar de 2021 ter sido um ano desafiante, ainda resta algo para celebrar: a época festiva.
Das compras para preparar os jantares de Natal, de Hanukkah ou de Kwanzaa à celebração do Ano Novo, nesta altura do ano, as pessoas geralmente acorrem em massa às lojas e restaurantes locais.
Per outro lado, esta época também traz consigo um aumento da concorrência. Para que os clientes se recordem do seu negócio durante as festas, precisa de se destacar no meio de tantas outras marcas. De seguida, apresentamos algumas ideias económicas e exclusivas para promover a sua empresa durante a azáfama das festas, a começar pelos produtos de marketing impressos.
Os orçamentos na parte final do ano são quase sempre reduzidos. Por isso, concentre-se em produtos de marketing acessíveis e com impacto, como postais personalizados e outros materiais criativos semelhantes. Uma vez que são cada vez menos as empresas que utilizam estes canais, a probabilidade de se destacar é maior. Não só conseguirá fazer com que a sua marca seja memorável, mas também aumentará o retorno sobre o investimento.
Faça com que os seus clientes continuem a voltar ao longo de toda esta época com estas seis ideias simples de marketing para comércio, que os relembram de tudo aquilo que o seu negócio tem para lhes oferecer. De postais e flyers a calendários e artigos de vestuário, encontrará de certeza uma forma de manter a sua marca na memória dos clientes durante as festas.
6 ideias de marketing para as festas:
- Promova as novidades da época natalícia com recurso a postais.
- Destaque produtos ou serviços especiais alusivos à época através de folhetos.
- Prepare os clientes para 2022 com a oferta de calendários personalizados.
- Demonstre a sua gratidão aos clientes de forma duradoura com canecas personalizadas.
- Utilize flyers para atrair clientes fieis.
- Divulgue a sua marca com artigos de uso pessoal.
1. Promova as novidades da época natalícia com postais.
Durante a época festiva, desperte o entusiamo dos clientes em relação aos seus produtos e ofertas através de eventos virtuais ou de ofertas especiais em loja. Depois, divulgue-os. Os postais personalizados que apresentam as principais informações sobre os seus eventos e ofertas são a forma perfeita de promover o seu negócio. Além de toda a informação essencial, inclua incentivos como códigos de desconto e serviços de embrulho de presentes.

2. Destaque produtos ou serviços especiais alusivos à época através de folhetos.

Outra forma de atrair os clientes na época festiva consiste em apresentar uma seleção de produtos ou serviços sazonais. Por exemplo, os proprietários de spas poderão oferecer aos clientes um pacote de rejuvenescimento para que se sintam magníficos e prontos para enfrentar o novo ano. Os restaurantes poderão optar por disponibilizar uma lista de bebidas ou sobremesas alusivas à época festiva, preparadas com ingredientes da época, e os comércios podem oferecer brindes temáticos, por exemplo, relacionados com o Advento.
Depois, divulgue as suas ofertas especiais para esta época com um folheto. Os folhetos podem ser expostos na sua loja física, escritório ou centro comunitário local, ou enviados por correio a potenciais clientes e entregues aos que visitam o espaço físico.
3. Prepare os clientes para o próximo ano com a oferta de calendários personalizados.
Nesta altura do ano, já toda a gente olha para 2022 com alguma expetativa. Tire partido do entusiasmo dos clientes através da oferta de calendários personalizados. Acrescente imagens da marca e datas personalizadas para lembrar aos seus melhores clientes as épocas de saldos, os períodos de encerramento, entre outros. Os calendários são uma forma eficaz (e económica!) de fazer com que os clientes se lembrem da sua marca durante todo o ano. Geralmente, são expostos em zonas movimentadas e, como tal, os seus clientes estarão constantemente a ser relembrados da sua existência. .

4. Demonstre uma gratidão memorável com canecas personalizadas.

Enviar postais de Natal aos clientes é uma prática comum. No entanto, uma vez terminada a época festiva, é muito provável que o seu postal acabe no lixo. Por outro lado, as canecas personalizadassão um objeto usado diariamente, o que as transforma num meio ideal para se transformarem num objeto de agradecimento duradouro. As canecas podem ainda ser excelentes presentes para os colaboradores, pois poderão usá-las fora do escritório, chamando a atenção para a sua marca.
5. Utilize flyers para atrair clientes fieis.
A época festiva é uma altura do ano muito agitada, pelo que, ao longo do mês de dezembro, irá provavelmente receber a visita de clientes novos e habituais. Mas como pode garantir que estes clientes voltam uma vez terminado o período festivo? Os flyers sazonais são uma forma económica e fantástica de incentivar novos clientes a voltarem. Antes da época festiva, encomende uma grande quantidade de flyers que promovam uma oferta de incentivo ao regresso, válida apenas para uso depois das festas. Ao longo de todo o período festivo, exiba-os de forma bem visível e ofereça um a cada pessoa que entrar na loja ou espaço físico ou fizer uma encomenda online.

6. Divulgue a sua marca com artigos de uso pessoal.

Uma das formas mais fáceis de alargar o alcance do seu pequeno negócio passa por oferecer artigos e acessórios de vestuário. Estas ofertas são autênticos anúncios ambulantes, dando visibilidade à sua marca e logótipo onde quer que quem as usa vá.
Os sacos de pano são bastantes utilizados para fazer compras em supermercados e mercados locais, ao passo que as mochilas com cordão são ideais para caminhadas, dias na praia e passeios de bicicleta. As t-shirts personalizadas com a marca são um meio ainda mais visível de publicitar o seu negócio e de os clientes sentirem que fazem parte da sua comunidade.