Onde (e como!) os pequenos negócios podem utilizar códigos QR

Ao longo do último ano, a segurança tem sido a prioridade dos proprietários de negócios em todo o mundo e temos visto os códigos de resposta rápida (ou QR – Quick Response) a desempenhar um papel importante. Quer seja para menus de restaurantes sem contacto ou transações sem qualquer toque, os códigos QR são agora mais fáceis de utilizar do que nunca. Na maioria dos smartphones, precisa apenas de posicionar o código na área da câmara e é automaticamente gerado um URL.

Quando se trata do seu pequeno negócio, são vários os locais onde pode adicionar um código QR… incluindo nos materiais de marketing que usa no dia a dia, como estes:

  • Cartões de visita
  • Ímanes para carro
  • Decalques para janelas
  • Folhas de autocolantes
  • Cartaz triângulo para chão
  • Lonas publicitárias em vinil
  • Póster
  • Lonas publicitárias retráteis de mesa

Onde é o melhor sítio para utilizar um código QR e que tipo de produto com código QR é melhor para o seu pequeno negócio?

O melhor sítio para utilizar um código QR depende do tipo de negócio que tem e do que pretende mostrar com o código QR. Quer pretenda utilizar códigos QR para aceitar pagamentos, dar mais informações aos clientes ou otimizar os seus serviços, aqui estão algumas ideias de utilização de códigos QR (e sugestões de produtos) com base em vários tipos de pequenas empresas.

Para proprietários de restaurantes:

Uma das formas mais populares em que temos visto os códigos QR a serem utilizados é em menus de restaurantes sem contacto. Se ainda não o fez, configure um para o seu restaurante e exiba-o num local proeminente e fácil de ler: talvez numa lona publicitária retrátil de mesa, num decalque para janela na sua porta da frente ou numa lona publicitária junto ao balcão de recolha de refeições.

O seu restaurante disponibiliza serviço de levantamento à porta? Inclua um código QR no e-mail de confirmação de encomenda que envia para os clientes. Assim, quando estes chegarem para recolherem a encomenda, podem lê-lo para criar um processo de recolha simplificado.

Para proprietários de ginásios:

Quer dirija um grande ginásio ou um estúdio de fitness boutique, considere o uso de códigos QR para criar uma experiência segura e coesa no check-in ou inscrição numa aula. Experimente imprimir um código QR numa lona publicitária retrátil de mesa para um check-in rápido ou adicionar um decalque para janela à entrada do seu estúdio para um registo sem contacto.

Ou, se estiver à procura de atrair novos clientes, adicione um código QR a um artigo de grande visibilidade (como uma lona publicitária ou póster) que faz ligação a uma tour virtual do ginásio, a uma pré-visualização das ofertas de aulas ou a uma oferta de inscrição especial.


Para fornecedores de serviços:

Se dirige um serviço como construção, alvenaria, paisagismo, canalização ou pintura comercial, também pode entrar na onda do código QR. Utilize os códigos QR para facilitar aos clientes as marcações, o preenchimento de um formulário de pedido de contacto ou até mesmo para deixar uma avaliação no Yelp. Adicione um código QR a um decalque para janela ou a um íman de carro para que os potenciais clientes possam rapidamente lê-lo para conseguirem mais informações quando virem o seu veículo (estacionado!).

Fornece um serviço que requere seguimento da parte do cliente? No final da sua marcação, ofereça um cartão de visita com código QR com instruções especiais para o cliente manter o seu novo paisagismo ou sobre como tratar do novo chão de madeira.

Produtos com código QR para fornecedores de serviços

Para agentes imobiliários:

Uma boa propriedade depende muito das suas fotografias, por isso, mostre facilmente a potenciais compradores a galeria completa ou faça uma tour de vídeo através de um código QR. Adicione um código QR ao cavalete publicitário na sua próxima visita, às placas para jardim que mostra em cada propriedade e até mesmo ao folheto que oferece a clientes.

Além de utilizar os códigos QR para fins visuais, experimente utilizar um código quando precisar de dar orientações a potenciais clientes para o seu escritório ou para a localização de uma casa. Imprima alguns numa folha de autocolantes para que possa facilmente juntar ao seu cartão de visita e oferecer a compradores.

Produtos com código QR para agentes imobiliários

Para agentes imobiliários e proprietários de lojas:

Quer tenha a seu cargo uma boutique online ou uma loja física, incorpore os códigos QR nas suas embalagens: para criar uma ligação às redes sociais, para oferecer um código de desconto para a próxima compra ou para direcionar para um formulário de feedback. Adicione um código QR aos autocolantes que utiliza para apresentar a sua marca nos sacos de papel e ao cartão de visita ou postal que acrescenta a cada encomenda. Esta é uma ótima forma de criar uma experiência de compra interativa do início ao fim!

Produtos com código QR para o retalho

Para todos:

Independentemente do tipo de pequeno negócio que gere, existem várias formas de fazer os códigos QR funcionarem no seu caso. Aqui estão algumas ideias universais para adotar esta tecnologia.

  • Os códigos QR são uma forma mais económica para os proprietários de pequenos negócios implementarem os pagamentos sem contacto
  • Adicione um código QR ao seu cartão de visita para partilhar informação de contacto ou direcionar rapidamente alguém para o seu Web site.
  • Utilize o código QR para sorteios de brindes: incentive alguém a preencher um formulário de contacto ou a inscrever-se na sua newsletter através do código QR que fornece e, em seguida, ofereça um serviço com desconto ou brinde.
  • Dê um impulso às suas redes sociais com códigos QR que direcionam para as suas páginas do Instagram, Facebook, YouTube ou Twitter. Adicione o código QR ao seu cartão de visita, sinalética em loja ou correio eletrónico.
  • Adicione um código QR a recibos ou faturas para receber o feedback dos clientes em apenas alguns cliques.
DICA VISTAPRINT
Quer criar uma experiência de marca completa? Aqui está um bom exemplo. Se tem uma loja de roupa, adicione um autocolante com código QR à etiqueta de um artigo que, ao ser lida, mostra um vídeo sobre como combinar a peça ou sugestões de produtos relacionados.

Tudo a postos para utilizar um código QR no seu pequeno negócio?

Quer tenha decidido utilizar códigos QR para sorteios de brindes, aceitar pagamentos sem contacto ou apresentar menus de restaurantes, ainda existem algumas coisas que precisa fazer. Antes de estrear o seu produto com código QR, certifique-se de que:

  • Inclui um apelo à ação. Além do código QR, inclua um apelo à ação, como “Leia aqui” ou “Visite o meu Web site”.
  • Posiciona o código corretamente. Garanta que o seu código QR é apresentado de uma forma fácil de ler: deixe algum espaço em seu redor ao criar os seus cartões de visita ou lonas publicitárias.
  • Testa por si mesmo. Antes de pendurar o seu póster com código QR, experimente-o! Em seguida, peça aos seus colaboradores, amigos ou familiares para testarem também.
  • Cria um incentivo para clientes. Faça com que os clientes fiquem entusiasmados por usarem o seu código QR ao acrescentar-lhe um incentivo. Por exemplo, ao lerem o seu código para subscreverem a sua newsletter, podem ficar habilitados a ganhar um cartão presente.