Tempo de leitura estimado: 6 minutos
Conversámos com Kate Nightingale, uma especialista em psicologia do consumo, sobre dicas subtis que os clientes aceitam e que conduzem a um gasto superior. Continue a ler para ficar a conhecer as dicas de especialista da Kate e saber o que pode fazer para aumentar as vendas do seu pequeno negócio.
Incentivar os potenciais clientes a entrarem na sua loja ou restaurante para conhecerem o espaço é uma das principais prioridades para qualquer proprietário de um pequeno negócio. Quer use uma montra apelativa, uma mensagem divertida num letreiro exterior ou o aroma sedutor do café fresco, é muito provável que já esteja a usar alguma tática para atrair a atenção dos transeuntes.
No entanto, depois de convencer os potenciais clientes a entrar, o que pode fazer para evitar que saiam sem comprar nada? Seguem-se algumas sugestões para aumentar as vendas do seu pequeno almoço.
11 formas de aumentar as vendas:
- Deixe os clientes experimentarem antes de comprar.
- Compreenda o movimento do cliente.
- Crie um ambiente apelativo.
- Encoraje as recomendações.
- Faça stock daquilo que se vende bem.
- Partilhe os seus conhecimentos especializados.
- Otimize a zona do balcão.
- Certifique-se de que é fácil encontrar o seu negócio online.
- Conte uma história de marca autêntica.
- Organize um evento.
- Solicite opiniões.
1. Deixe os clientes experimentarem antes de comprar.
Lembra-se da última vez que foi a uma gelataria? Tal como todos nós, foi com a intenção de escolher apenas um sabor, até ter experimentado uma colher de um novo sabor de edição limitada. Antes sequer de se aperceber, de uma bola passou a duas. A Kate sugere adotar esta mesma abordagem no seu pequeno negócio, afinal de contas, deixar os clientes experimentarem antes de comprar é uma forma altamente eficaz de vender produtos adicionais e obter opiniões sobre um produto novo.
Uma das sugestões consiste em oferecer aos clientes uma amostra dos produtos sempre que entram na sua loja. Isto fará com que melhorem imediatamente a sua disposição e, além disso, ficará bem visto pela sua generosidade. Este gesto também pode provocar nos clientes a sensação de terem de retribuir o favor com uma compra ou uma crítica positiva.
Quer tenha uma gelataria, uma loja de produtos de cosmética ou uma loja especializada em molhos, comece a oferecer amostras dos seus produtos! Com muito pouco investimento e esforço, poderá obter e pedir opiniões aos clientes e convencê-los a comprarem o produto que acabaram de experimentar.

2. Compreenda o movimento do cliente.
É importante compreender de que forma os clientes se irão movimentar na sua loja. Se abriu o seu negócio há pouco tempo, monitorize o percurso que os clientes fazem no seu espaço e implemente os ajustes necessários. A disposição e a distribuição dos produtos podem fazer sentido para si, mas apenas conseguirá perceber se os artigos estão dispostos de forma eficaz se vir os clientes a deslocarem-se pela loja e a interagirem com o seu inventário. Se não conseguirem encontrar o que procuram, não o poderão comprar.
Para além disso, não receie pedir aos clientes comentários práticos relacionados com a disposição da sua loja e com a forma como os artigos estão expostos. Se forem recolhidos numa fase inicial, este tipo de comentários pode ajudá-lo a criar um espaço convidativo e descontraído que deixa os clientes à vontade.
3. Crie um ambiente apelativo.
A sua loja deve ser um local onde os clientes se sentem bem, quer seja através da música, da iluminação, da decoração ou do aroma ambiente. A Kate recomenda o uso de iluminação suave e em tons quentes no espaço físico, pois poderá ajudar a ativar os desejos dos clientes e resultar em gastos por impulso. Caso tenha uma loja ou estabelecimento físico, a Kate sugere ainda a escolha de um aroma característico que seja facilmente reconhecido pelos clientes. A utilização do mesmo aroma de forma consistente em toda a loja (e mesmo pulverizado em folhetos e postais) pode aumentar as vendas a retalho em 32%. Desta forma, irá construir uma ligação inconsciente com o cliente, ajudando-o a lembrar-se do seu negócio.
Se quiser, pode levar esta experiência sensorial mais além. Se acende uma vela sempre com o mesmo aroma ou incenso na sua loja, coloque-a à disposição para que os clientes a possam comprar…numa embalagem com a sua marca, naturalmente! Em alternativa, colabore com uma empresa especializada no fabrico de velas ou na criação de aromas para criar a sua própria fragrância distinta.
4. Encoraje as recomendações.
Outra forma de angariar novos clientes passa por recrutar os seus clientes habituais, oferecendo-lhes incentivos pelas recomendações geradas ao divulgarem o seu negócio junto de familiares e amigos. Os programas de recomendações são cada vez mais comuns e funcionam particularmente bem quando o cliente habitual e a pessoa que vem por recomendação têm alguma coisa a ganhar. Enquanto proprietário de um negócio, considere a possibilidade de criar um programa de fidelização que recompensa compras frequentes, mas também dá aos clientes um incentivo por recomendarem o estabelecimento a amigos e familiares. Pode fazê-lo através das redes sociais ou com um cartão de fidelização do tipo “partilhe com um amigo” ou um código especial para usar na sua loja online.
5. Faça stock daquilo que se vende bem.
Tenha sempre um bom stock dos artigos com maior saída e faça disso uma prioridade, mesmo que isso signifique ter maiores quantidades de um tamanho ou cor nas prateleiras. Indique aos clientes que tem outros tamanhos e cores disponíveis em armazém ou online com um letreiro de mesa.
Não tem stock do artigo que o cliente procura? Aproveite esta oportunidade para pedir ao cliente o e-mail ou número de telefone para que o possa avisar logo que o artigo volte a estar disponível. Em alternativa, ofereça um desconto ao cliente se ele pagar de imediato o artigo com a promessa de que será entregue logo que chegue.

6. Partilhe os seus conhecimentos especializados.
Se vende produtos como roupas e brindes que não são exclusivos do seu negócio, encare o seu espaço como um salão de exposições. Muito compradores habituaram-se a visitar as lojas físicas à procura de um produto antes de comparar os preços online. Embora muitos possam considerar isto uma vantagem injusta para os retalhistas online, dá-lhe a oportunidade de se posicionar como especialista de confiança e concretizar vendas na loja.
Se vender um produto de nicho, então é provável que as pessoas que visitam a sua loja estejam bem informadas antes de o visitar. Nada melhor para projetar uma imagem de “profissional” do que um conhecimento enciclopédico da sua gama de produtos e dos benefícios comparáveis de artigos semelhantes… os consumidores vão adorar o facto de ter respostas para todas as suas perguntas. Se conseguir demonstrar valor acrescentado ao oferecer ajuda especializada às pessoas que entram na sua loja, é muito provável que as converta em compradores e pouco provável que as vá perder para a concorrência online.
Dica VistaPrint
Crie uma zona onde os clientes se possam sentar e sentir-se à vontade para falar com os assistentes de loja e pedir conselhos. A Kate sugere adicionar esta zona confortável na sua loja para ajudar os clientes a sentirem-se mais descontraídos e bem-vindos.
7. Otimize a zona do balcão.
Qual seria a compra por impulso adequada para a sua loja? Alguns exemplos: num café, bolachas decoradas prontas para levar; numa boutique, cachecóis que sigam as últimas tendências; numa loja de óculos de sol, produtos para limpar as lentes. Se apenas 20% dos seus clientes levar um artigo extra no final, mesmo isso irá aumentar o seu resultado final. Considere produtos que complementem os artigos com mais venda e resolva um problema. Acima de tudo, mantenha o preço destes artigos baixo para que os clientes não pensem duas vezes antes de os adicionarem à compra.
8. Certifique-se de que é fácil encontrar o seu negócio online.
Quer tenha uma loja física ou online, é fundamental que os potenciais clientes consigam encontrar o seu negócio online. Além de se certificar de que a informação sobre o seu negócio está atualizada (por exemplo, horário de funcionamento, políticas de envio e informações de contacto), verifique se o seu web site está otimizado para os motores de pesquisa. Poderá fazê-lo integrando palavras-chave no texto do seu web site, de forma bem visível na página «Sobre nós» ou na parte inferior da página inicial. Além do seu próprio web site, verifique se a sua página no Google My Business está atualizada de forma a aparecer nos resultados de pesquisa.
9. Conte uma história de marca autêntica.
Enquanto proprietário de um pequeno negócio, a história de sua marca é aquilo que o diferencia e dá aos clientes mais informações sobre si e o seu trabalho. Quando os clientes sabem mais sobre si e sobre a sua história, sentem uma ligação emocional ao seu negócio e uma maior motivação para comprar. Inclua a história da sua marca na página “Sobre nós” do seu web site ou nos materiais de marketing, como postais, folhetos e flyers.

10. Organize um evento.
Existe forma melhor de atrair clientes até à sua porta (e aumentar as vendas!) do que através de um evento? Quer decida organizar uma promoção especial ou um workshop no estúdio, entusiasme as pessoas com a promessa de um evento único. Torne-o ainda mais irresistível com rifas, sorteios ou outros brindes. Por exemplo, poderá recompensar os clientes com a participação num sorteio por cada compra realizada.
Uma vez decidido o tipo de evento que quer organizar, espalhe a palavra nas suas redes sociais. Crie um evento no Facebook para o qual os clientes possam confirmar a presença, partilhe um vídeo no TikTok a fim de aumentar o interesse das pessoas ou publique um lembrete no Instagram. Não se esqueça de tirar fotografias durante o evento para poder partilhar um resumo mais tarde e gerar interesse em relação ao próximo.
Dica VistaPrint
Crie uma playlist para o seu evento e escolha músicas que não sejam muito conhecidas. De acordo com a Kate, os clientes tendem a ficar mais tempo no interior da loja e a gastar mais 20% em compras se a música reproduzida for menos conhecida.
11. Solicite opiniões.
Uma forma segura de aumentar as vendas no futuro consiste em pedir a opinião dos clientes. Poderá utilizar um cartão de comentários em papel ou enviar um questionário via e-mail para recolher comentários e opiniões sobre quase tudo, desde a disposição da loja à seleção de produtos e à experiência do cliente. Para além de obter informações valiosas, estará a mostrar aos clientes que valoriza a opinião deles e que os quer ver satisfeitos.