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Cada vez que um cliente compra algo ao seu negócio, seja online ou presencialmente, esta é uma oportunidade fantástica de conseguir marketing gratuito para a sua marca. Seja num saco de compras em papel ou numa encomenda enviada pelo correio, o design das suas embalagens é uma excelente forma de criar reconhecimento para a sua marca. Além disso, se tiver embalagens únicas e atrativas, os clientes vão publicar voluntariamente sobre isso nas redes sociais, trazendo-lhe alguma publicidade gratuita.
Não se convenceu? Temos dados para sustentar a teoria. Um estudo da Dotcom Distribution revela que quase 4 em 10 inquiridos admitiram ter vontade de partilhar uma imagem de uma encomenda online nas redes sociais se esta tiver uma embalagem única ou com a marca. E 55% das pessoas que veem vídeos de “unboxing” afirmam que estes vídeos os levaram a comprar o produto.
Assim, quando pensar no design das embalagens da sua marca, dedique algum tempo extra a ponderar o toque, o apelo e a forma como este representa a sua marca. Neste artigo, damos-lhe 6 ideias para criar embalagens de forma a motivar os seus clientes a partilhar imagens da sua marca nas redes sociais, incluindo alguns exemplos reais de proprietários de pequenos negócios:
- Use cor para criar uma reação emocional.
- Exiba o seu logótipo com orgulho.
- Simplifique a abertura.
- Use imagens vivas.
- Realce a textura.
- Exiba a sua tipografia.
1. Use cores para criar uma reação emocional.
As cores que apelam às emoções dos clientes criam uma faísca que os motiva a tirar fotos das suas embalagens e partilhá-las nas redes sociais. De acordo com Dr. Sally Augustin, da Design With Science, as cores têm correlações emocionais como, por exemplo:
O vermelho representa amor, perigo, entusiasmo e força.
O azul implica confiança, competência, fiabilidade e segurança.
O verde é associado a natureza e sustentabilidade.
O amarelo sugere hospitalidade, simpatia, calor e luz solar.
O roxo representa sofisticação, elegância, glamour e estilo.
O rosa sugere feminilidade e beleza.
Assim, se o seu negócio for uma loja de doces, pode fazer sentido embalar os chocolates para o Dia dos Namorados em caixas vermelho vivo, juntamente com os rolos de etiquetas perfeitos para exibir o seu logótipo. Se tem um salão de cabeleireiro e oferece aos seus clientes algumas amostras para levar para casa, embale-os num bonito saco rosa com um laço roxo. Está a divulgar a sua nova linha de produtos ecológicos? Imprima algumas informações sobre sustentabilidade num postal verde e coloque-o em todas as encomendas.


Dica VistaPrint
Brinque com o elemento emocional, adicionando uma nota escrita à mão em cada encomenda: os clientes vão certamente adorar este toque pessoal, seja num cartão de notas ou no verso de um postal.
2. Exiba o seu logótipo com orgulho.
O seu logótipo exibe a identidade da sua marca e os seus valores num único símbolo, emblema, letra ou marca nominal. Este símbolo tem o poder de atrair as atenções num piscar de olhos. As embalagens personalizadas dos seus produtos são o local ideal para exibir o seu logótipo porque estas têm o poder de transformar um embrulho comum, uma caixa, embalagem de cartão ou recipiente numa ferramenta de marketing com a sua marca.
Além disso, pode também incorporar elementos do design do seu logótipo nas suas embalagens. Se o seu logótipo tem um motivo floral, use as pétalas e caules do design do seu logótipo para criar um rebordo numa caixa ou saco.
3. Simplifique a abertura.
Se um cliente quiser fazer um vídeo a abrir a sua embalagem, provavelmente vão utilizar uma mão para se filmarem. Por isso, faça com que as suas embalagens sejam suficientemente fáceis de abrir com a outra mão. Além de ter as redes sociais em mente, concentre-se na experiência geral que o utilizador terá com a sua embalagem. Se os seus clientes fizerem um corte num dedo ou tiverem dificuldades em abrir a sua embalagem de forma a danificarem o produto, isso não é muito bom. A última coisa de que precisa é de clientes insatisfeitos a queixar-se nas redes sociais acerca desta experiência negativa com a sua marca. Por isso, maravilhe os seus clientes ao conceber embalagens fáceis de abrir, incluindo instruções claras para que o utilizador as possa abrir com a mínima resistência.

4. Use imagens vivas.
As pessoas são criaturas visuais e os seus clientes não são exceção. Há estudos que indicam que a inclusão de imagens nas embalagens de produtos aumenta a atenção dos compradores a uma marca. Por isso, para captar as atenções de mais pessoas para o design da embalagem dos produtos, utilize imagens coloridas.
Por exemplo, se tem uma marca de cuidados com o cabelo, os frascos ou boiões dos seus produtos de beleza devem incluir imagens de cabelos bonitos, pessoas entusiasmadas ou outras imagens bonitas e apelativas. Quer seja um champô feito com ingredientes naturais ou um spray fixador com aroma de alfazema, inclua imagens de verdura ou plantas para comunicar a essência do produto e tornar as suas embalagens mais apelativas.
5. Realce a textura.
Além das imagens, incentive os seus clientes com as suas embalagens, adicionando um elemento com textura. Pode ser um bordado, brilho, costuras ou texto em alto relevo… algo que os ajude a experienciar o seu produto com o tato é um bónus inesperado que vai aumentar a probabilidade de partilha nas redes sociais.
Um exemplo é a marca de beleza Glossier, cuja linha de produtos destaca a textura nos seus blushes e iluminadores. Como resultado, ao pesquisar por #glossier no Instagram, verá centenas de milhares de resultados.
6. Exiba a sua tipografia.
O aspeto visual das embalagens de produtos personalizadas vai além das cores e do aspeto. Inclui também as palavras que os seus clientes leem. Assim, uma tipografia que se destaque, seja com um tipo de letra sofisticado, a legibilidade das letras sem serifa ou a exclusividade de um tipo de letra manuscrito são sempre uma boa ideia. Seja qual for o tipo de letra que escolher, lembre-se de que a tipografia das embalagens deve:
- Comunicar claramente. Nem sempre terá imenso espaço para o texto, especialmente se utilizar etiquetas ou autocolantes nas suas embalagens. Dê prioridade à transmissão da sua mensagem e deixe a história da sua marca para um folheto ou postal.
- Ser esteticamente agradável. Escolha um tipo de letra que seja bonito, mas também legível.
- Amplie o seu marketing. Se escolheu 1 ou 2 tipos de letra para a sua marca, use-os nas suas embalagens para criar uma experiência coerente.
